Anvisa solicita esclarecimentos para liberação de vacina da dengue desenvolvida pelo Butantan
Se autorizada, será a primeira vacina contra a dengue aplicada em dose única

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu, nesta quarta-feira (12), a análise preliminar dos dados de qualidade, segurança e eficácia da vacina contra a dengue, Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante, que já está sendo produzido, ainda está sob avaliação da agência reguladora, que solicitou mais informações antes de dar continuidade ao processo de análise. As informações são da Agência Brasil.
O Instituto Butantan enviou, em dezembro, o pedido de aprovação da vacina, mas a Anvisa requisitou dados complementares para seguir com a análise. A agência destacou que os questionamentos envolvem os três pacotes de dados enviados pelo instituto, que incluem informações relacionadas aos estudos não clínicos, clínicos, bula e rotulagem. A Anvisa não definiu um prazo para que o Butantan envie as respostas solicitadas.
“A equipe técnica da agência solicitou informações e dados complementares necessários para o seguimento da análise. Os questionamentos enviados contemplam dúvidas relacionadas aos três pacotes de dados apresentados pelo Instituto Butantan. Neste momento, a Anvisa aguarda o protocolo do pedido de registro da vacina”, destacou a Anvisa.
De acordo com a Anvisa, o Instituto Butantan já forneceu três pacotes de dados. O primeiro pacote contém documentos administrativos e informações gerais sobre os estudos não clínicos e clínicos. O segundo inclui informações sobre bula, rotulagem, análise de benefício-risco e relatórios de estudos clínicos. O terceiro pacote, por sua vez, traz a atualização dos dados e resumos dos estudos de qualidade e clínicos.
Previsões de produção e cobertura
O Instituto Butantan prevê a entrega de 1 milhão de doses da vacina em 2025 e 100 milhões de doses até 2027. O imunizante será indicado para a população entre 2 e 60 anos incompletos, com os critérios de vacinação a serem definidos pelo Ministério da Saúde. A produção da vacina foi iniciada sob risco, sem a garantia da aprovação pela Anvisa. Se autorizada, será a primeira vacina contra a dengue aplicada em dose única.
O imunizante é tetravalente, ou seja, age contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Os resultados preliminares dos estudos indicam uma eficácia de 79,6% em casos de dengue sintomática e 89% em casos graves com sinais de alarme. A vacina foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a eficácia no combate à doença.
Alternativas no SUS e processo de submissão contínua
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde firmou um contrato para a entrega de 9,5 milhões de doses da Qdenga em 2025, com a vacina sendo administrada em dois ciclos.
A Anvisa também utiliza um procedimento de submissão contínua, criado durante a pandemia de covid-19, permitindo que dados e documentos sejam enviados em etapas, conforme o desenvolvimento da pesquisa. Este processo tem o objetivo de acelerar a análise de novos imunizantes e medicamentos, garantindo que as autoridades possam avaliar informações conforme elas se tornam disponíveis.
Butantan diz que enviará documentos ainda em fevereiro
“O Instituto Butantan informa que recebeu pedidos de informações e dados complementares por parte da Anvisa. Trata-se de passo que faz parte do processo normal de submissão contínua do pedido de registro da vacina contra a dengue Butantan-DV. São questionamentos técnicos que buscam aprofundar a discussão entre a Anvisa e o Instituto Butantan para se chegar a um produto o mais seguro possível e que melhor atenda às necessidades de enfrentamento da doença no Brasil.
As solicitações estão sendo analisadas pelas equipes técnicas do Butantan e deverão ser respondidas ainda este mês. A candidata à vacina Butantan-DV é a primeira em dose única contra os quatro sorotipos de dengue no mundo e teve seus dados de segurança e eficácia divulgados no New England Journal of Medicine”.
Redação
Mais Lidas
Saúde
Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia