Bahia tem três municípios incluídos em nova lista prioritária para vacinação contra dengue
Salvador, Monte Santo e Vitória da Conquista foram escolhidas com base em critérios como alta taxa de transmissão da doença

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (8), que 80 municípios, incluindo três na Bahia, receberam a classificação de prioritários para ações contra a dengue. Entre as cidades baianas estão Salvador, Monte Santo e Vitória da Conquista. Essas localidades foram escolhidas com base em critérios como a alta taxa de transmissão da doença e a tendência de crescimento no número de casos.
Combate ao avanço da dengue
Com a seleção desses municípios, a medida visa combater o avanço da dengue e reduzir o número de casos graves e óbitos. As cidades foram escolhidas devido à alta taxa de transmissão, que supera 50 casos por 100 mil habitantes, ou a tendência de aumento dos registros da doença.
Entre os 80 municípios, o estado de São Paulo concentra a maior parte das cidades da lista, com 55, seguido por Paraná com 14, Bahia e Pará com três, Goiás e Acre com dois e o Rio Grande do Norte com um. A medida inclui 16 cidades que agora farão parte da estratégia nacional de vacinação contra a doença, recebendo as doses do imunizante para combate à dengue.
Objetivos e estratégias para combater a dengue
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, destacou que a meta principal do Ministério da Saúde é reduzir os casos graves da doença e as mortes associadas à dengue. Uma das estratégias adotadas será a mobilização da Força Nacional do SUS, que ajudará a reorganizar a rede assistencial desses municípios.
Centros de hidratação: ações para salvar vidas
Para lidar com a falta de recursos assistenciais durante surtos, a pasta prevê a instalação de até 150 centros de hidratação, cada um com capacidade para 100 leitos, nos municípios prioritários. O investimento nas unidades será de até R$ 300 milhões, com o objetivo de garantir que os pacientes com dengue recebam o tratamento adequado, principalmente no que diz respeito à hidratação, que Mariângela Simão ressaltou como um dos fatores mais importantes no tratamento da doença.
“A hidratação, no caso da dengue, é a diferença entre a vida e a morte”, disse Mariângela Simão.
Vacinação contra a dengue: garantia de doses suficientes
O Ministério da Saúde também adotou uma estratégia de busca ativa para identificar as pessoas não vacinadas ou que ainda não completaram o esquema vacinal contra a dengue. A vacinação será intensificada, e o governo federal se comprometeu a monitorar os estoques da vacina, garantindo o abastecimento nas 80 cidades selecionadas.
Em relação à aplicação das doses, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que é essencial que a população complete o esquema vacinal com as duas doses. Ele reforçou que uma única dose não oferece a cobertura necessária para proteção total contra a doença.
“Quero reforçar a importância de se ter duas doses. Uma dose só não dá cobertura. Tem vacina suficiente para os municípios completarem duas doses por pessoa”, afirmou Padilha.
Monitoramento e ampliação da vacinação
O monitoramento dos estoques de vacinas será intensificado para garantir que todos os municípios prioritários tenham o abastecimento necessário. Além disso, o Ministério da Saúde não descarta a ampliação da faixa etária para a vacinação, dependendo da evolução da situação epidemiológica de cada cidade. A ação visa garantir a imunização completa da população nas cidades com maior risco de surtos de dengue.
Municípios da Bahia e o risco da sobrecarga nos serviços de saúde
A escolha das cidades na Bahia, como Salvador, Monte Santo e Vitória da Conquista, está diretamente relacionada à grande população e aos altos índices de transmissão da doença. Esses municípios têm uma população superior a 80 mil habitantes, o que aumenta o risco de sobrecarga nos serviços de saúde durante surtos de dengue. O governo federal, portanto, se prepara para atuar com ações imediatas, garantindo recursos e apoio necessário para reorganizar a rede assistencial local.
Medidas complementares e projetos estaduais
O Ministério das Relações Exteriores informou que está avaliando estratégias para responder a surtos em cidades fora da lista prioritária. Além disso, os estados e municípios parceiros estão colaborando para expandir as iniciativas de combate à dengue e fortalecer a vacinação e os serviços de saúde, com o apoio do SUS.
Redação
Mais Lidas
Saúde
Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia