Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

A equipe Axé Fly, formada por estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), conquistou o primeiro lugar geral na SAE Aerodesign West 2025, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. A competição internacional, voltada para a engenharia aeronáutica, reuniu times universitários de diversos países, como Estados Unidos, China, Polônia, Índia, México e República Tcheca. A vitória consolidou o título de bicampeonato mundial da equipe brasileira na Classe Regular.
A disputa exige a criação de aviões cargueiros radiocontrolados que combinem aerodinâmica, estabilidade e desempenho, e que consigam voar carregando a maior carga possível.
Além do troféu de Primeiro Lugar Geral, a Axé Fly também levou os prêmios de Melhor Performance de Voo, Melhor Relatório Técnico e Melhor Apresentação Oral.
“O relatório e o projeto são avaliados por engenheiros da indústria aeronáutica. Por fim, tem a competição de voo, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril. As aeronaves que conseguem levar maiores cargas pontuam mais”, explicou Lucas Rodrigues, piloto da equipe, ao jornal Correio.
Segundo ele, a experiência acumulada desde a estreia em 2023 foi fundamental para o resultado.
Brasil se destaca na engenharia aeronáutica com time baiano
A equipe é composta por vinte alunos da Escola Politécnica da UFBA, instituição que não possui curso de engenharia aeronáutica, o que torna a conquista ainda mais significativa. Desde 2022, a Axé Fly vem dominando a etapa nacional da competição SAE BRASIL Aerodesign, vencendo o primeiro lugar por três anos consecutivos e garantindo a vaga para a fase internacional.
“É uma sensação de dever cumprido. Na nossa primeira participação, em 2023, conseguimos um vice-campeonato. Com a experiência que adquirimos, conseguimos conquistar o primeiro lugar geral em 2024. E conseguimos esse ano também repetir esse efeito e conseguir mais premiações”, celebrou Lucas Rodrigues.
A trajetória da equipe tem inspirado outros estudantes de engenharia, mostrando o impacto da dedicação e do trabalho em equipe em projetos acadêmicos. Mesmo sem infraestrutura dedicada à engenharia aeronáutica, os alunos da UFBA têm demonstrado excelência técnica e criatividade.
A SAE Aerodesign é considerada uma das mais importantes competições estudantis de engenharia do mundo.
Competição reuniu 1,2 mil participantes
As inscrições para a 26ª Competição AeroDesign reuniram 86 equipes e cerca de 1.200 participantes. Dentre as equipes inscritas, 57 competem na Classe Regular, 8 na Classe Advanced e 21 na Classe Micro. A competição contará também com a participação de 5 equipes estrangeiras, sendo 3 do México, uma da Suécia e uma dos Estados Unidos. As 81 equipes brasileiras representam 70 instituições de ensino de 17 estados, além do Distrito Federal.
Competição
A Competição SAE BRASIL AeroDesign é dividida em três categorias distintas: Regular, Advanced e Micro, cada uma com requisitos específicos. A Categoria Regular possui maiores restrições, enquanto as categorias Advanced e Micro oferecem maior liberdade de projeto às equipes.
As avaliações e classificações são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são analisados por engenheiros da indústria aeronáutica, levando em consideração a concepção e o desempenho dos modelos.
Mais Lidas
Cidades
Multidão se despede de Divaldo Franco em Salvador sob homenagens emocionantes
Últimas Notícias

Multidão se despede de Divaldo Franco em Salvador sob homenagens emocionantes

TCM aprova contas da saúde de Salvador em 2020 e reconhece gestão de Leo Prates na pandemia
Órgão de controle reconheceu regularidade da aplicação de recursos durante auge do Covid-19 na capital baiana

Vitória surpreende em Montevidéu, vence primeira na Sul-Americana e segue vivo no Grupo B
Único gol da partida foi marcado pelo lateral-direito Claudinho, aos 38 minutos do segundo tempo

Libertadores: derrota amarga tira liderança do Bahia e obriga tricolor a torcer por combinação de resultados
Time baiano sofre revés diante do Atlético Nacional e agora depende de combinação de resultados para avançar

Divaldo Franco será sepultado nesta quinta ao lado do amigo Nilson Pereira em Salvador
Cerimônia acontece às 10 horas, no Cemitério Bosque da Paz, e será aberta ao público, como desejava o fundador da Mansão do Caminho

Prêmio IEL de Talentos 2025 abre inscrições para reconhecer boas práticas em estágios e desenvolvimento profissional
Iniciativa valoriza empresas, instituições de ensino e jovens talentos que contribuem para mercado mais inovador e inclusivo

Prefeitura de Salvador amplia pontos públicos de descarte de lixo eletrônico e pilhas
A partir de agora, materiais poderão ser descartados em locais públicos, facilitando acesso da população ao descarte adequado

Simm oferece 342 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quinta-feira; veja como agendar atendimento
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Bahia lidera abertura de empresas no Nordeste e sedia festival de negócios com nomes nacionais
Estado registrou abertura de 61.627 novas empresas apenas no primeiro quadrimestre de 2024

Anvisa proíbe bala com tadalafila vendida como suplemento e alerta para riscos à saúde
Segundo comunicado da agência, medida foi adotada porque produto não possui regularização junto ao órgão

Lula liga para Putin e pede participação da Rússia em nova rodada de negociações de paz com Ucrânia
Líder brasileiro reforçou que presença do presidente russo poderia fortalecer processo de diálogo com governo ucraniano