Redução de 68% nos casos de dengue no Brasil, mas aumento em São Paulo
A presença do sorotipo 3 é uma preocupação, com medidas de prevenção e vacinação sendo intensificadas

Os casos de dengue no Brasil apresentaram uma queda significativa de 68,6% nos dois primeiros meses de 2025, comparados ao mesmo período de 2024. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 502 mil casos prováveis, 235 mortes confirmadas e 491 em investigação até a 9ª semana de 2025. No ano passado, durante a maior epidemia de dengue da história do país, esse número foi de 1,6 milhão de casos prováveis, 1.356 mortes confirmadas e 85 em investigação.
Apesar da redução, o número de casos permanece preocupante. Em comparação com 2023, o aumento é de 93%. Nos dois primeiros meses de 2023, foram registrados 261 mil casos e 189 mortes confirmadas. Em 2025, o número de casos subiu significativamente, com 367 mil casos na região Sudeste, que concentra a maior parte das infecções, sendo 291 mil apenas em São Paulo, com 176 mortes confirmadas.
São Paulo ainda preocupa
Em São Paulo, o cenário é ainda mais alarmante, já que houve aumento de 73% no número de casos de dengue de 2024 para 2025. A presença do sorotipo 3 da doença, que não circulava no país há 15 anos, é um fator de preocupação. O sorotipo 3 é considerado um dos mais virulentos, com maior potencial para causar formas graves de dengue. A circulação desse novo sorotipo pode levar a surtos significativos, como ocorreu entre 2000 e 2002, quando a doença teve grande expansão devido à introdução desse tipo de vírus.
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) já emitiu um alerta sobre os riscos de surtos de dengue na América Latina, destacando outros países como Argentina, Colômbia, México e Peru, que também apresentam o sorotipo 3.
Para prevenir a dengue, o Ministério da Saúde reforça a importância de eliminar focos de água parada, que são criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, o uso de repelentes e a instalação de telas nas janelas também são recomendados. Caso apareçam sintomas graves como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos, é crucial procurar assistência médica imediata.
Ampliação da vacinação contra a dengue
O Ministério da Saúde anunciou mudanças nas estratégias de vacinação contra a dengue, permitindo que vacinas com prazos de validade próximos sejam remanejadas para municípios ainda não contemplados. A medida visa garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população e ampliem a proteção contra a doença.
Agora, vacinas com validade de até dois meses poderão ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos, enquanto aquelas com um mês de validade podem ser administradas em faixas etárias de 4 a 59 anos. A vacinação, que começou em 2024, está sendo expandida para mais de 1.900 municípios. Até agora, 6,5 milhões de doses foram enviadas aos estados, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas, com uma maior defasagem entre adolescentes.
O Ministério da Saúde também recomenda a intensificação das ações de busca ativa para garantir que aqueles que não completaram o esquema vacinal retornem para a segunda dose.
O Brasil foi o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue de forma universal no Sistema Único de Saúde (SUS), com a vacinação iniciada em 2024 para jovens de 10 a 14 anos em regiões prioritárias, e a expectativa é que a cobertura aumente nos próximos meses.
Mais Lidas
Prevenção contra câncer labial chega na praia de São Tomé de Paripe
Saúde
Hupes-UFBA inaugura dez novos leitos de UTI e amplia cirurgias em 25%
Hupes-UFBA promove semana de conscientização sobre higiene do sono
Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Botox falsificado: Anvisa alerta perigo invisível que pode causar paralisia
Últimas Notícias

Eleições no PT: Humberto Costa lidera partido até julho e defende unidade

Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA
Ex-deputado estadual por cinco mandatos reforça luta pela saúde e autismo, e faz alerta sobre Bahia: ‘situação crítica’

Haddad descarta recessão e garante equilíbrio econômico sem frear crescimento
Para ministro, política econômica do governo e ações do Banco Central devem ser suficientes para manter preços sob controle

Barco Show Bahia: feirão náutico em Salvador traz embarcações a partir de R$ 10 mil e experiências sensoriais únicas
Evento acontece, a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), no Terminal Turístico Náutico, com exposições e atividades exclusivas

Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia
Medida ocorre enquanto governo federal finaliza processo de licitação para nova concessão das rodovias federais que cortam Estado

Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia
Cerca de 300 policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador e Região Metropolitana

Resumo BBB 25 de quarta-feira (19/3): Carnaval de Olinda agita festa no BBB e nova briga de gêmeos coloca em risco aliança
Evento inspirado na cultura pernambucana emociona Guilherme, enquanto dinâmica e conflitos redefinem rumos do jogo

Imperdível: Salvador celebra seus 476 anos e 7 eventos marcam as comemorações no Festival da Cidade
Confira programação gratuita e não perca atividades culturais e de inclusão na capital baiana

STF agenda julgamento do ‘núcleo 2’ de acusados por trama golpista para 29 e 30 de abril
Grupo a ser julgado conta com seis pessoas, incluindo Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Malafaia chama líder do Republicanos de ‘cretino’ por críticas ao projeto de anistia do 8 de Janeiro
Pastor cobrou posicionamento de lideranças do Republicanos, como Tarcísio, Damares e Mourão

Em gesto de reparação, Lázaro Ramos compra casa onde mãe sofreu agressão e funda ONG
Ator revelou episódio no livro 'Na Nossa Pele', que expõe força das memórias e das ações que transformam dor em reparação