Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

As obras do VLT de Salvador chegaram a 18% de execução no Trecho 1, que compreende o trajeto entre a Estação da Calçada e a Ilha de São João. O avanço foi verificado nesta segunda-feira (21), durante visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele esteve acompanhado do diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente.
Durante a vistoria, o governador reforçou que a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos tem como prioridade beneficiar os moradores da região do Subúrbio, e que as obras nos demais trechos também já estão em andamento.
O chefe do Executivo estadual afirmou que o projeto é financiado por meio de parceria com o governo federal.
“Estou visitando este trecho, o Lote 1, mas é importante destacar que já há obras em andamento nos outros trechos também. Esse foi o compromisso com a população do Subúrbio de entregar este lote primeiro. Enquanto avançamos rapidamente com as obras, ligando a Calçada à Ilha de São João”, disse.
Meta é ter linha de teste até dezembro
Segundo o diretor de obras da CTB, Eracy Lafuente, o Trecho 1 já possui 1,6 quilômetro de via permanente implantada. Ele explicou que esse resultado é considerado inédito dentro do setor ferroviário no país.
“A obra já conta com 1,6 quilômetro de via permanente, o que significa algo inédito em menos de nove meses, em qualquer obra ferroviária que já tenha sido feita no Brasil”, explicou Lafuente.
De acordo com ele, o objetivo é promover uma linha de teste até o mês de dezembro. “A gente está com uma meta extremamente dura e ousada de que a gente pode ter uma linha de teste até dezembro, de 2 a 4 quilômetros de extensão contínua para que esses trens rodem e testem durante um tempo antes da operação”, completou.
Capacidade de transporte e estrutura do sistema
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) terá capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, e está sendo conduzido pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ao todo, o projeto terá aproximadamente 36 quilômetros de extensão, distribuídos em 34 paradas, com um investimento estimado em R$ 5 bilhões.
Divisão por trechos acelera cronograma da obra
O projeto do VLT de Salvador está dividido em três trechos, com obras executadas por consórcios diferentes, o que possibilita o avanço simultâneo dos trabalhos.
Trecho 1: Calçada até Ilha de São João
Esse trecho tem cerca de 16,7 mil metros de extensão, com 17 paradas e a Estação Calçada, sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador. Atualmente, está com 18% das obras concluídas.
Trecho 2: Paripe até Águas Claras
O segundo trecho possui 9,2 mil metros de extensão e 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL) em Águas Claras. A execução está a cargo do Consórcio VLT Lote 2.
Trecho 3: Águas Claras até Piatã
Com pouco mais de 10,5 mil metros de extensão e 9 paradas, o Trecho 3 também terá integração ao SMSL, no Bairro da Paz. A execução está sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico.
As obras dos três trechos seguem em paralelo e garantem a otimização do cronograma geral da implantação do sistema.
Geração de empregos diretos e indiretos
As intervenções para implantação do VLT do Subúrbio também têm contribuído para a geração de emprego formal na Bahia. A expectativa é que o projeto gere cerca de 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos durante o pico das obras.
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