Ministério da Saúde expande público-alvo e reforça vacinação contra dengue em novos municípios
A vacina mostrou uma eficácia de 80,2% na redução dos casos de dengue após 12 meses e uma redução de 90,4% nas hospitalizações
Divulgação/BNDES
O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (14), uma nota técnica destinada a todos os estados e ao Distrito Federal, atualizando as orientações sobre o uso da vacina contra a dengue. A medida visa ampliar o público-alvo do imunizante e possibilitar a redistribuição temporária de doses com validade prestes a vencer para novos municípios.
O objetivo da pasta é garantir que todas as doses adquiridas sejam aplicadas, expandindo a proteção contra a doença.
As doses com prazo de validade expirando em até dois meses poderão ser realocadas para cidades que ainda não estão recebendo a vacina contra a dengue ou aplicadas em faixas etárias ampliadas, abrangendo pessoas de 6 a 16 anos.
Já as doses que vencerão em um mês poderão ser aplicadas em indivíduos de 4 a 59 anos e 11 meses, conforme o limite etário indicado na bula do imunizante.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação do público-alvo dependerá da quantidade de doses disponíveis e das condições epidemiológicas de cada estado e município. As unidades federativas deverão informar a pasta sobre a implementação dessa estratégia temporária de ampliação da vacinação. Todas as doses aplicadas deverão ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde, garantindo o acompanhamento do processo e a aplicação da segunda dose.
Busca Ativa
Em 2024, o Ministério da Saúde distribuiu 6,5 milhões de doses aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram efetivamente aplicadas. A situação é especialmente alarmante entre os adolescentes: cerca de 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose, o que compromete a eficácia da imunização.
Por isso, a pasta orienta estados e municípios a intensificarem as estratégias de busca ativa, identificando e mobilizando os cidadãos que ainda não completaram o ciclo vacinal.
Em 2024, a vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o público de 10 a 14 anos que reside em áreas prioritárias, conforme critérios baseados no cenário epidemiológico da doença e em decisões acordadas com estados e municípios na Comissão Intergestores Tripartite.
O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. A imunização teve início em fevereiro de 2024 em 315 municípios e, desde então, tem sido ampliada, atingindo atualmente 1.921 municípios.
Morte por dengue
Uma menina de 11 anos foi a primeira vítima fatal da dengue em 2025. A criança, residente na região de Ermelino Matarazzo, na zona leste da capital, faleceu no dia 30 de janeiro. A SMS-SP continua investigando se a criança tinha algum histórico de problemas de saúde. “Pessoas com condições crônicas, como diabetes, anemia, asma, doenças cardíacas, entre outras, estão mais propensas a sofrer agravamentos”, alerta Renato Kfouri, infectologista pediátrico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim).
O Brasil dispõe de uma vacina contra a doença, a Qdenga, fabricada pela farmacêutica japonesa Takeda. O imunizante começou a ser disponibilizado na rede privada em julho de 2023 e foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do mesmo ano.
O esquema vacinal consiste em duas doses. De acordo com a fabricante, a vacina mostrou uma eficácia de 80,2% na redução dos casos de dengue após 12 meses e uma redução de 90,4% nas hospitalizações após 18 meses.
Mais Lidas
Rio Concept chega à Bahia com proposta de unir beleza, ciência e autoestima
Saúde
Rio Concept chega à Bahia com proposta de unir beleza, ciência e autoestima
Últimas Notícias
Salvador amplia serviço de patinetes elétricos para a Cidade Baixa e anuncia novas regras de segurança; confira
Expansão ocorre na orla da Ribeira com mais de 100 novos equipamentos e ações de conscientização voltadas ao aumento da demanda
Camaçari anuncia programação do Bahia Gospel Festival com artistas nacionais e regionais nos dias 21 e 22 de novembro
Evento será realizado no Espaço Camaçari
Prefeitura de Salvador entrega arena com grama sintética em Pernambués após investimento de R$ 1 milhão
Nova estrutura também conta com quadra de futevôlei e iluminação em LED
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentativa de interferência em processo do pai
Denúncia aponta atuação internacional para pressionar ministros e alterar o curso da ação penal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Tiago vive ano decisivo no Bahia, entra para grupo histórico e supera marca inédita desde 2012
Atacante formado na base alcança dez gols na temporada e se junta a lista rara de revelações com desempenho acima da média
PIB da Bahia cresce 2,3% em 2023, mas estado registra sétimo menor desempenho do país, aponta IBGE
Resultado marca o terceiro ano seguido de avanço, embora abaixo da média nacional e entre os menores desempenhos do país
Prefeitura entrega 200 casas reformadas pelo Morar Melhor no Rio Sena e bairro chega a 826 imóveis beneficiados
Programa municipal completa dez anos com mais de 60 mil famílias atendidas em Salvador
SSP-BA anuncia redução de 42% nas mortes violentas em meio a cerco contra crime organizado no Recôncavo
Operações com Policiamento Orientado pela Inteligência bloquearam R$ 6 bilhões e apreenderam armas de alto calibre
Desocupação cai para 8,5% e Bahia registra melhor desempenho em 13 anos no mercado de trabalho
Estado alcança nível recorde de ocupação, redução do desalento e avanço no rendimento real, com melhora simultânea na capital, RMS e interior
Fábio Mota oficializa candidatura à reeleição no Vitória e apresenta composição da chapa
Atual presidente lançou a chapa 'Leão Colossal', que reunirá nomes indicados para disputa dos principais conselhos rubro-negros