Ministério da Saúde expande público-alvo e reforça vacinação contra dengue em novos municípios
A vacina mostrou uma eficácia de 80,2% na redução dos casos de dengue após 12 meses e uma redução de 90,4% nas hospitalizações

O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (14), uma nota técnica destinada a todos os estados e ao Distrito Federal, atualizando as orientações sobre o uso da vacina contra a dengue. A medida visa ampliar o público-alvo do imunizante e possibilitar a redistribuição temporária de doses com validade prestes a vencer para novos municípios.
O objetivo da pasta é garantir que todas as doses adquiridas sejam aplicadas, expandindo a proteção contra a doença.
As doses com prazo de validade expirando em até dois meses poderão ser realocadas para cidades que ainda não estão recebendo a vacina contra a dengue ou aplicadas em faixas etárias ampliadas, abrangendo pessoas de 6 a 16 anos.
Já as doses que vencerão em um mês poderão ser aplicadas em indivíduos de 4 a 59 anos e 11 meses, conforme o limite etário indicado na bula do imunizante.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação do público-alvo dependerá da quantidade de doses disponíveis e das condições epidemiológicas de cada estado e município. As unidades federativas deverão informar a pasta sobre a implementação dessa estratégia temporária de ampliação da vacinação. Todas as doses aplicadas deverão ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde, garantindo o acompanhamento do processo e a aplicação da segunda dose.
Busca Ativa
Em 2024, o Ministério da Saúde distribuiu 6,5 milhões de doses aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram efetivamente aplicadas. A situação é especialmente alarmante entre os adolescentes: cerca de 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose, o que compromete a eficácia da imunização.
Por isso, a pasta orienta estados e municípios a intensificarem as estratégias de busca ativa, identificando e mobilizando os cidadãos que ainda não completaram o ciclo vacinal.
Em 2024, a vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o público de 10 a 14 anos que reside em áreas prioritárias, conforme critérios baseados no cenário epidemiológico da doença e em decisões acordadas com estados e municípios na Comissão Intergestores Tripartite.
O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. A imunização teve início em fevereiro de 2024 em 315 municípios e, desde então, tem sido ampliada, atingindo atualmente 1.921 municípios.
Morte por dengue
Uma menina de 11 anos foi a primeira vítima fatal da dengue em 2025. A criança, residente na região de Ermelino Matarazzo, na zona leste da capital, faleceu no dia 30 de janeiro. A SMS-SP continua investigando se a criança tinha algum histórico de problemas de saúde. “Pessoas com condições crônicas, como diabetes, anemia, asma, doenças cardíacas, entre outras, estão mais propensas a sofrer agravamentos”, alerta Renato Kfouri, infectologista pediátrico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim).
O Brasil dispõe de uma vacina contra a doença, a Qdenga, fabricada pela farmacêutica japonesa Takeda. O imunizante começou a ser disponibilizado na rede privada em julho de 2023 e foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do mesmo ano.
O esquema vacinal consiste em duas doses. De acordo com a fabricante, a vacina mostrou uma eficácia de 80,2% na redução dos casos de dengue após 12 meses e uma redução de 90,4% nas hospitalizações após 18 meses.
Mais Lidas
Prevenção contra câncer labial chega na praia de São Tomé de Paripe
Saúde
Vacinação contra gripe começa em abril: veja quem deve se imunizar
7 melhores locais para se exercitar ao ar livre em Salvador
Hupes-UFBA inaugura dez novos leitos de UTI e amplia cirurgias em 25%
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio