Bruno rebate Jerônimo sobre CPI do Lixo: ‘precisa parar de passear e começar a governar’
Prefeito de Salvador também acusou governador de negligenciar problemas graves na Bahia

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), rebateu, na manhã desta quinta-feira (10), as declarações do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que sugeriu a abertura de uma CPI sobre empresas de lixo no Estado ao criticar a abertura da CPI do MST. O chefe do Executivo municipal subiu o tom e acusou o petista de se omitir diante de conflitos fundiários no interior baiano.
“Precisa parar de passear pelo Estado e começar a governar”, disparou Bruno ao Portal M!, durante evento no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
“O Jerônimo precisa trabalhar, rapaz. Parar de inspirar factoide e fazer política. Precisa fazer gestão, governar, parar de passear pelo Estado e tratar as coisas com seriedade e responsabilidade”.
Governador provoca e Bruno rebate
A declaração do governador foi dada na manhã desta quinta-feira, quando o governador afirmou que “a Assembleia podia fazer uma CPI sobre as empresas de lixo na Bahia” e, em tom crítico, sugeriu que o Parlamento tivesse “coragem” de abrir investigações além do MST. A provocação ocorreu após decisão liminar do desembargador Cássio Miranda, que havia determinado a instalação imediata da comissão para apurar a atuação do movimento no Estado, a pedido do deputado Leandro de Jesus (PL).
No entanto, em votação apertada nesta quinta-feira, o TJ-BA decidiu derrubar a liminar e rejeitou o pedido por 10 votos a 9. Os desembargadores que compuseram a maioria entenderam que o caso extrapola a competência da AL-BA e trata de tema sob responsabilidade da União. Também argumentaram que o requerimento era genérico, sem delimitação de prazo ou escopo claro, e que o indeferimento anterior do ex-presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), teve base jurídica legítima.
Para Bruno Reis, a tentativa do governador de desviar o foco da CPI revela a falta de ação do governo estadual diante dos conflitos agrários no interior baiano. “Infelizmente, Jerônimo não governa e, ao não governar, ele não ataca os principais problemas do Estado. A gente está vendo no extremo sul da Bahia, infelizmente, a ausência do governo. Daqui a pouco vai ter uma luta armada entre a sociedade civil e os movimentos sociais pela ausência de posicionamento do governo”, lamentou o prefeito ao Portal M!.
Avaliação dos 100 dias
Ainda em entrevista ao Portal M!, Bruno fez um balanço dos 100 primeiros dias de gestão em 2025 durante o evento em que entregou unidades habitacionais e urbanização no programa Mané Dendê, no bairro de Rio Sena. Segundo ele, a marca foi celebrada com mais de 100 obras entregues pela prefeitura, em áreas como saúde, educação, infraestrutura e habitação.
“Em nenhum momento, em 100 dias de governo, tantas obras foram entregues como nós estamos entregando. O prefeito está nas ruas todos os dias e temos muitas outras prontas para serem entregues”, afirmou, destacando a meta de manter a média de inaugurar uma nova escola por semana.
Vice-presidência nacional
Bruno também explicou a posse como vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A nomeação ocorreu durante a 87ª Reunião Geral da entidade, em Brasília e marca a mudança de função do prefeito dentro da FNP – anteriormente, ele ocupava o posto de vice de Concessões e Parcerias Público-Privadas.
Segundo o prefeito, a nova área de atuação está diretamente ligada ao trabalho de referência realizado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e à preocupação com os efeitos das mudanças climáticas nas cidades. “Esse é hoje o principal tema de debate no Brasil e no mundo. Já conseguimos captar 10 milhões de dólares para projetos em cidades, como o que estamos desenvolvendo aqui na região de Valéria, com infraestrutura baseada na natureza. A ideia é diminuir os impactos sobre a cidade e tornar Salvador cada vez mais sustentável”, afirmou.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia