Vixe! PSDB decide por fusão, não fecha com o PSD e namora 4 partidos. Ivana mantém discrição antes de assumir a AL-BA e vaga de vice em 2026 é cogitada
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor ‘como a roda gira’ nos bastidores

Fusão do PSDB
Se engana quem pensa que a fusão do PSDB com o PSD já esteja sacramentada nacionalmente. Segundo informações chegadas de Brasília, o partido está convencido da necessidade de fundir por uma questão de sobrevivência política. No entanto, não há nada fechado com a sigla comandada pelo ex-ministro Gilberto Kassab, como muitos insistem em dizer. A informação que circulou, inclusive na Bahia, era que o PSD iria engolir o PSDB na construção da nova legenda. Segundo tucanos ouvidos pela coluna, o processo tem sido positivo, mas ainda sem conclusão.

MDB no páreo
O detalhe é que, além do PSD, os tucanos estão conversando com integrantes da cúpula do MDB, do Republicanos e do Podemos. Apesar de Kassab ter avançado no convencimento dos governadores, sobre a fusão, o MDB tem levado vantagem nessa queda de braço, sobretudo, após um movimento feito pelo partido em São Paulo, comandado pelo ex-presidente Michel Temer, que já sentou para conversar com o dirigente do PSDB, Marconi Perillo, e outros tucanos de alta plumagem, como o ex-ministro Bruno Araújo.

Podemos e Republicanos
A expectativa é que até o final de março a cúpula do PSDB se reúna com dirigentes do Republicanos e do Podemos para, a partir daí, avaliar as propostas e ver qual caminho vão seguir. “Uns querem a fusão com mais pressa, outros nem tanto, mas não tem nada fechado”, disse o deputado federal Adolfo Viana, em contato com a coluna Vixe! De acordo com ele, internamente o partido já tem consciência de que fará a fusão. “Agora, é sentar à mesa com todos eles para poder, ao final, ver qual é o caminho para seguirmos”. É muita informação!

Tamanho do partido
Recentemente, o PSDB voltou a ter três senadores. Na Federação com o Cidadania, os tucanos têm 17 deputados federais, além de três governadores, a de Pernambuco, Raquel Lyra; do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Muito além dos números, os tucanos dizem ter uma história que orgulha o país por possuírem um legado de muitas realizações, o que dá peso ao processo de fusão entre as siglas. A força do PSDB não está no número de congressistas, mas no legado da lei de responsabilidade fiscal ou na criação do plano real, por exemplo, como dizem os tucanos em Brasília.

Postura moderada
A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) tem adotado uma postura bem moderada desde que assumiu interinamente o comando da Assembleia Legislativa da Bahia, após o afastamento do presidente Adolfo Menezes pelo STF. A informação que circula nos bastidores da Casa é que ela tem sido orientada a atuar com cautela nesse momento, sobretudo devido à decisão do Supremo ainda ser temporária. “Como o próprio STF pode rever a decisão, o mais prudente é atuar de forma discreta até vir a decisão definitiva”, disse um deputado da Mesa Diretora da AL-BA.

Fora da linha da frente
O entendimento na Casa é que não seria de bom tom Ivana se apressar para assumir a linha de frente do parlamento, cenário que está desenhado e quase definido. “Dentro de duas semanas esperamos ter resolvido completamente essa questão, até mesmo em respeito ao presidente Adolfo, que foi hoje (ontem) à Brasília tentar questionar a decisão”, como disse um deputado governista, ao destacar que a presidente interina foi aconselhada a não sentar na cadeira de presidente. Quem abriu e fechou a sessão ontem foi o deputado Hassan, terceiro vice-presidente da Casa.

Respeito e discrição
Discreta, a deputada Ivana também não se apoderou do gabinete nem da estrutura da presidência. Ela despachou na primeira vice, em respeito ao calvário de Adolfo, que é do seu partido. A expectativa é que ela faça um pronunciamento hoje ainda, no sentido de informar o que tá acontecendo pra evitar ruídos da rádio corredor. Quem olhou o diário oficial do legislativo também pode perceber que não saiu nenhuma publicação referente ao momento atual de transição.

Com a mão na taça
O entendimento é que a deputada está com a mão na taça e que não vale alimentar um ambiente de insegurança jurídica, nem criar uma narrativa diferente da realidade. Há quem diga que é o senador Otto Alencar que está por trás, orientando a aliada. Isso devido ao fato de ele já ter “bancado” o nome dela para a sucessão na Assembleia.

Diálogo com os pares
O desafio agora será a própria Ivana avançar nas tratativas com os deputados na casa e vencer possíveis resistências a seu nome. Isso, apesar do acordo para sua indicação à primeira vice já prever sua ascensão e recondução à presidência, na vacância de Adolfo. Uma vez definida a nova eleição, o cenário indica a repetição da votação do dia 3, com um nome do PT na vice, diante do argumento da proporcionalidade na composição da Casa.

Diálogo intensificado
Sentada na cadeira e atuando de forma discreta, é esperado que Ivana Bastos avance nas conversas com os deputados de governo e oposição. “Já que ela estará com a caneta na mão, deverá sentar pra dialogar com todos, pois todo mundo quer resolver sua vida e manter os espaços na casa”, disse um deputado governista em conversa com a coluna.

Recuo estratégico
O detalhe, que não passa despercebido, é que a ascensão de Ivana e a pacificação da base governista só foram possíveis graças ao recuo do deputado estadual Rosemberg Pinto, que abriu mão da primeira vice em nome da unidade do grupo. Caso ele se mantivesse no páreo, o senador Angelo Coronel iria lançar o filho Angelo para o posto, abrindo margem para aproximação com a oposição e desgastando o governo. Rosemberg saiu fortalecido perante a cúpula petista. É muita informação!

Candidata a vice do PT
Uma vez sentada da cadeira de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada Ivana Bastos poderá ser alçada à condição de vice na chapa do PT, que deverá ter o governador Jerônimo Rodrigues e o senador Jaques Wagner tentando a reeleição, e o ministro Rui Costa na segunda vaga do Senado. “A deputada Ivana foi pensada para a Assembleia como forma de estar fortalecida para ocupar a vaga de 2026”, disse um governista, ao afirmar que a escolha de Ivana suaviza a chapa com os três veteranos.

Como fica Coronel?
E como fica o senador Angelo Coronel nessa história? Vai ser convidado a sair da vaga do Senado, como fizeram com a então senadora Lídice da Mata em 2018. “Coronel vai provar do próprio veneno”, completou um deputado governista ao comentar sobre o assunto. Como alternativa, poderá lançar uma candidatura avulsa ou romper com o atual grupo politico e migrar para a oposição: para o lado de ACM Neto. A conferir.

Afago de Geddel
Tem gente no governo com a orelha em pé desde que o ex-ministro Geddel Vieira Lima fez uma postagem para parabenizar o ex-prefeito ACM Neto pela passagem do seu aniversário mês passado. O gesto do emedebista, hoje adversário do dirigente do União Brasil, foi interpretada como um sinal de que o partido pode vir a romper com o PT e fazer o caminho de volta para os braços da oposição, já que o PT ensaia excluir o PSD da chapa majoritária, da vaga ao Senado, da mesma forma que ensaia limar o vice-governador Geraldo Júnior, que não deverá ir para a reeleição.

Divergências políticas
Na postagem das redes sociais, o ex-ministro desejou sucesso ao adversário e ponderou que os dois tiveram divergências políticas, mas que “no campo pessoal” não há briga. “Formulo aqui votos sinceros de saúde e sucesso na sua vida pessoal ao lado de sua família”, escreveu Geddel, deixando uma “pulga atrás da orelha” dos petistas, já que o movimento soou como um recado ao governador Jerônimo e ao PT.

Mais Lidas
Vixe
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio