Em eleição tensa, Eridan de Bonifácio defende ‘liderança feminina’ em Ruy Barbosa e ressalta importância de ‘novo rumo’ para cidade
Ao Portal M!, vereadora defendeu que sua candidatura representa um novo ciclo político no município

A vereadora e candidata à prefeitura de Ruy Barbosa, Eridan de Bonifácio (MDB), demonstrou otimismo na véspera da eleição suplementar marcada para este domingo (6). Em entrevista ao Portal M!, neste sábado (5), ela destacou o apoio recebido durante a campanha nas ruas e reafirmou o compromisso com a mudança política no município.
“Estou animada com a reta final e sinto, a cada minuto que eu saio às ruas, uma energia positiva entre os nossos eleitores”, afirmou Eridan.
De acordo com pesquisa recente da Painel Brasil, encomendada pela Band Bahia e divulgada em março, a vereadora, apoiada pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima e pelo presidente de honra do MDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, lidera a disputa pela Prefeitura de Ruy Barbosa com 66,41% das intenções de voto válidos. O levantamento aponta vantagem sobre o adversário, Dr. George Brito (PSD), que surge com 33,59% das intenções de voto.
Ainda conforme a pesquisa, 0,50% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo, 2,60% estão indecisos e 0,25% não responderam.
“A expectativa para a eleição deste domingo é que possamos alcançar um grande apoio da comunidade que reconhece a importância de um novo rumo para a nossa cidade”, considerou.
Liderança feminina em Ruy Barbosa
Ao M!, a vereadora defendeu que sua candidatura representa um novo ciclo político em Ruy Barbosa, com foco na valorização da população e no fortalecimento do papel da mulher na política. Ela frisou que a eleição suplementar é uma oportunidade histórica para a cidade eleger sua primeira prefeita.
“Acredito sim, que juntos poderemos construir uma Ruy Barbosa através de uma liderança feminina e faremos história em Ruy Barbosa elegendo a primeira mulher”, declarou.
Ela também afirmou acreditar que os eleitores desejam “liberdade” e ressaltou que seu governo irá valorizar “cada cantinho da nossa cidade”.
A candidata também ressaltou sua trajetória pública e a experiência adquirida na gestão municipal. Eridan atuou como secretária de assistência social durante a administração do seu marido e ex-prefeito Bonifácio, declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em 2023.
“Fui levantada para liderar e não irei decepcionar. Já provei e sei cuidar de pessoas porque já fui secretária de assistência social ao lado do governo do ex-prefeito Bonifácio”, lembrou.
Por fim, Eridan agradeceu aos apoiadores e reafirmou sua fé no projeto que lidera. “Aproveito neste momento para agradecer a todos que estão com a gente nesta jornada. Eu só tenho que agradecer vocês e agradecer a Deus por esse momento que vocês me concederam”, finalizou.
PM cumpre mandado da Justiça Eleitoral em Ruy Barbosa
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) cumpriu, na tarde de sábado (5), mandado de busca e apreensão no imóvel conhecido como Pousada Tropical, em Ruy Barbosa. A ação foi autorizada pela juíza Gabriella de Moura Carneiro, da 87ª Zona Eleitoral, após apresentação de indícios de captação ilícita de votos.
Segundo o Portal Ruy Barbosa Notícias, o pedido partiu da Coligação Unidos por um Novo Tempo, formado pelo PSD e Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), que apontou movimentação suspeita no local às vésperas da eleição suplementar marcada para este domingo (6).
De acordo com a representação, o imóvel, antes desativado, passou a registrar circulação frequente de pessoas e veículos, inclusive em horários noturnos. A coligação denunciou ainda uma ligação clandestina de energia elétrica e relatos de possível oferta de vantagens em troca de votos. A Justiça considerou os vídeos e demais registros como indícios suficientes para autorizar o cumprimento do mandado.
No despacho, a juíza destacou a inviolabilidade de domicílio como um direito fundamental, no entanto, enfatizou que a mesma pode ser relativizada em casos excepcionais para proteger a integridade do processo eleitoral.
Durante a ação, a Justiça autorizou que, em caso de recusa de acesso por parte dos ocupantes, fossem realizadas aberturas forçadas de portas e cofres. A operação, realizada pela PM-BA, seguiu a recomendação da presença de representantes do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A medida teve como objetivo identificar e recolher documentos, bens ou valores que possam comprovar irregularidades eleitorais, especialmente relacionados à prática de compra de votos. Após a diligência, os representados terão o prazo de cinco dias para apresentar defesa formal perante a Justiça Eleitoral.
Relatório comprova a inexistência de votos
O Cartório Eleitoral de Ruy Barbosa emitiu, neste sábado (5), às 13h, o Relatório Zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT), conforme previsto no calendário da eleição suplementar. O documento comprova que nenhum voto foi computado no sistema antes da votação, garantindo a transparência do processo eleitoral.
A emissão foi seguida da assinatura da juíza eleitoral Gabriella de Moura Carneiro. O procedimento foi realizado conforme determina a Resolução Administrativa do TRE-BA nº 01, de fevereiro de 2025, que trata da organização do pleito suplementar.
A base legal da ação também inclui o Edital nº 20, de 14 de março de 2025, expedido pelo juízo eleitoral da 87ª Zona. Ambos os documentos foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
O que levar para a votação?
Eleitoras e eleitores de Ruy Barbosa devem apresentar documento oficial com foto para votar neste domingo (6). A exigência segue a Resolução nº 23.736/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Serão aceitos o e-Título com foto, carteira de identidade (RG), identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho física e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo o TSE, “certidões de nascimento ou de casamento não serão aceitas como prova de identidade no momento da votação”. A Justiça Eleitoral também alerta que “a carteira de trabalho digital não será admitida como meio de identificação”.
As seções eleitorais de Ruy Barbosa funcionarão das 8h às 17h (horário de Brasília). O Tribunal alerta que após esse horário, somente poderão votar as pessoas que já estiverem na fila de sua respectiva seção.
Inelegibilidade de Bonifácio
A decisão do TRE que declarou o ex-prefeito Bonifácio inelegível em outubro de 2023, foi tomada após o ex-prefeito ter a prestação de contas de 2016 rejeitada pela Câmara de Vereadores.
A rejeição apontou irregularidades no uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o que levou à anulação da sua candidatura para as eleições suplementares.
A defesa de Bonifácio chegou a recorrer ao TRE alegando que a legislação atual exige dolo específico para atestar inelegibilidade. Entretanto, o desembargador Moacyr Pitta, que havia pedido mais tempo para estudar o caso, frisou que essa especificidade significa mais do que a simples conduta ilegal, se trata da lesão ao bem público para benefício próprio ou de terceiros.
O vereador Ney Dias foi eleito presidente da Câmara Municipal de Ruy Barbosa na primeira sessão de 2025, realizada em 1º de janeiro. Com a decisão, ele também assumiu o cargo de prefeito provisório do município.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Vitória histórica no Canadá: Mark Carney garante quarto mandato em meio à crise com Trump
Primeiro-ministro venceu, mas vai governar em minoria por não ter atingido 172 assentos na Câmara

Deputada denuncia agressões físicas e psicológicas de marido nas redes sociais: ‘sobrevivi’
Marussa Boldrin registrou boletim de ocorrência e solicitou medida protetiva com base na Lei Maria da Penha

Enem dos concursos: CNU 2025 terá mais de 3 mil vagas e salários de até R$ 16 mil
Inscrições estão previstas para julho, e as provas ocorrerão em duas etapas: a primeira, objetiva, em outubro; e a segunda, discursiva, em dezembro

Encceja 2025: candidatos têm até sexta-feira para se inscrever e pedir atendimento especial
Prova é destinada a jovens e adultos que não concluíram ensino fundamental ou médio na idade apropriada e buscam certificação escolar

Vagas de emprego em Salvador: Simm anuncia 66 oportunidades nesta terça-feira com agendamento online
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Profecia, trajetória e fé: quem é Dom Orani Tempesta, brasileiro cotado para ser novo papa
Cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani tem ligação com profecia sobre sua futura carreira religiosa

Morre Mauro Motta, produtor de Roberto Carlos e duas vezes vencedor do Grammy
Artista foi peça-chave da Jovem Guarda, da música romântica e da produção musical dos anos 1980

Senado aprova Lei Joca: novas regras tornam transporte aéreo de pets mais seguro
Texto segue para nova análise na Câmara; companhias deverão garantir segurança e estrutura adequada para cães e gatos em voos

Alvaro Dias é reconhecido como anistiado político por atuação durante ditadura militar
Reconhecimento é relativo ao período em que ele exerceu mandato de vereador em Londrina, entre 1969 e 1971

Mauro Vieira defende Brics como força de cooperação e critica bombardeios em Gaza
Chanceler afirmou que bloco deve ser uma 'força para o bem', atuando como uma coalizão de cooperação e não de confronto