Dr. George Brito rebate pesquisa e diz que possui ‘tendência grande’ de ganhar eleição suplementar em Ruy Barbosa

Ao Portal M!, candidato do PSD destacou que sua candidatura alcançou crescimento significativo nos últimos dias


Osvaldo LyraMatheus Calmon
Osvaldo Lyra e Matheus Calmon 05/04/2025 17:20 • Política
Dr. George Brito rebate pesquisa e diz que possui ‘tendência grande’ de ganhar eleição suplementar em Ruy Barbosa - Reprodução/Instagram @drgeorgebrito

O médico George Brito (PSD), que disputa a eleição suplementar para a prefeitura de Ruy Barbosa neste domingo (6), rebateu neste sábado (5), o resultado da pesquisa Painel Brasil, encomendada pela Band Bahia, que mostrou a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB) com 66,41% das intenções de voto contra 33,59% do pessedista. Ao Portal M!, Dr. George constestou a confiabilidade das informações divulgadas. “Mas quais pesquisas? Pesquisa dela?”, retrucou.

Olha só, eles têm pesquisa da Painel Brasil, que é o instituto que provavelmente tem números manipulados”, disse o candidato, que possui o apoio do senador Otto Alencar (PSD).

Ele também afirmou possuir pesquisas internas e registradas, e criticou diretamente o levantamento apresentado pela oposição. “A pesquisa que foi colocada pela Painel Brasil é uma pesquisa inverídica desde o início, chegou a 30% e poucos pontos de frente e não existe”.

Durante a entrevista, Dr. George enfatizou que sua candidatura teria alcançado crescimento significativo nos últimos dias. “A gente chegou a ter 27 pontos atrás, atualmente a gente tem uma vantagem. Ela se estagnou, chegou a cair porque a gente tem um plano de governo realmente sedimentado, fundamentado para o município“.

Plano de governo voltado para Ruy Barbosa

Ao M!, Dr. George também falou sobre a construção do seu plano de governo, e enfatizou que o mesmo é voltado exclusivamente para a realidade de Ruy Barbosa, em contraposição ao da concorrente.

Não é um plano voltado para qualquer município como foi feito o plano do MDB, o nosso não, o nosso é direcionado para o município”, pontuou.

Estratégia técnica

Durante a entrevista, o pessedista também falou sobre a estratégia adotada para o pleito. Segundo ele, mesmo sendo sua primeira candidatura, procurou seguir uma estratégia baseada em diagnóstico técnico e planejamento.

A gente fez uma campanha muito limpa, com muitas propostas voltadas diretamente para o município, com o nome de governo bem direcionado, sabe, entendendo qual é o diagnóstico do município realmente e trazendo soluções”, disse.

Outro ponto destacado pelo candidato, é de que a campanha tem sido marcada por um ambiente atípico, especialmente por se tratar de uma eleição suplementar com intervalo de apenas seis meses da anterior.

Vem a sequela da eleição passada, um tempo muito curto, são seis meses de diferença entre uma eleição e outra, e a expectativa acaba sendo de todo o Estado. Todos os olhares acabam estando voltados para Ruy Barbosa”, disse.

Fui criado [aqui], é muito importante a gente ter escolhido o município para poder voltar a ele, ter nossa profissão, criar nossa vida, criar nossa família”, complementou.

Segundo o candidato, sua trajetória profissional e empreendedora no município reforça seu compromisso com Ruy Barbosa. “Eu tenho alguns empreendimentos aqui no município. A gente tem hotel, academia, uma pizzaria, uma clínica. Então a gente realmente acredita no município, acredita nas pessoas que são nossos conterrâneos aqui”.

Dr. George exalta boa recepção dos eleitores

Por fim, o pessedista também pregou cautela com relação ao resultado do pleito, e destacou a boa recepção dos eleitores à sua candidatura.

Não existe eleição ganha sem abrir as urnas. Tenho rodado, tenho visto todos os bairros aqui, as comunidades, e realmente a recepção tem sido muito boa, o carinho das pessoas. Além dos números que nós temos também nas pesquisas internas e nas pesquisas registradas, a gente tem o que a gente tem visto nas ruas“, pontuou.

Relatório comprova a inexistência de votos

O Cartório Eleitoral de Ruy Barbosa emitiu, neste sábado (5), às 13h, o Relatório Zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT), conforme previsto no calendário da eleição suplementar. O documento comprova que nenhum voto foi computado no sistema antes da votação, garantindo a transparência do processo eleitoral.

A emissão foi seguida da assinatura da juíza eleitoral Gabriella de Moura Carneiro. O procedimento foi realizado conforme determina a Resolução Administrativa do TRE-BA nº 01, de fevereiro de 2025, que trata da organização do pleito suplementar.

A base legal da ação também inclui o Edital nº 20, de 14 de março de 2025, expedido pelo juízo eleitoral da 87ª Zona. Ambos os documentos foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

O que levar para a votação?

Eleitoras e eleitores de Ruy Barbosa devem apresentar documento oficial com foto para votar neste domingo (6). A exigência segue a Resolução nº 23.736/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Serão aceitos o e-Título com foto, carteira de identidade (RG), identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho física e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o TSE, “certidões de nascimento ou de casamento não serão aceitas como prova de identidade no momento da votação”. A Justiça Eleitoral também alerta que “a carteira de trabalho digital não será admitida como meio de identificação”.

As seções eleitorais de Ruy Barbosa funcionarão das 8h às 17h (horário de Brasília). O Tribunal alerta que após esse horário, somente poderão votar as pessoas que já estiverem na fila de sua respectiva seção.

Inelegibilidade de Bonifácio

A decisão do TRE que declarou o ex-prefeito Bonifácio inelegível em outubro de 2023, foi tomada após o ex-prefeito ter a prestação de contas de 2016 rejeitada pela Câmara de Vereadores.

A rejeição apontou irregularidades no uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o que levou à anulação da sua candidatura para as eleições suplementares.

A defesa de Bonifácio chegou a recorrer ao TRE alegando que a legislação atual exige dolo específico para atestar inelegibilidade. Entretanto, o desembargador Moacyr Pitta, que havia pedido mais tempo para estudar o caso, frisou que essa especificidade significa mais do que a simples conduta ilegal, se trata da lesão ao bem público para benefício próprio ou de terceiros.

O vereador Ney Dias foi eleito presidente da Câmara Municipal de Ruy Barbosa na primeira sessão de 2025, realizada em 1º de janeiro. Com a decisão, ele também assumiu o cargo de prefeito provisório do município.

Osvaldo Lyra

Osvaldo Lyra

Filho de seu Osvaldo e dona Marinalva, nasceu em Ruy Barbosa, mas foi em Salvador descobriu o amor pela comunicação e política. Multimídia, passeia por site, rádio, TV, jornal e assessoria. É Muita Informação!

Matheus Calmon

Matheus Calmon

Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia -
Cultura 25/04/2025 às 22:30

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia

Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios


Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares -
Saúde 25/04/2025 às 22:00

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares

Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional


Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000 -
Esporte 25/04/2025 às 21:40

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000

Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro


Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano -
Internacional 25/04/2025 às 21:20

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano

Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes


Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista -
Política 25/04/2025 às 21:10

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista

Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas


Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio -
Cidades 25/04/2025 às 20:29

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio

Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025


ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’ -
Política 25/04/2025 às 20:02

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’

Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras


Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma -
Internacional 25/04/2025 às 19:43

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma

Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos


‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão -
Política 25/04/2025 às 19:21

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão

Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado


Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh -
Cidades 25/04/2025 às 19:02

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh

Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas