Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos
Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM

A Prefeitura de Salvador promoveu, nesta terça-feira (1º), mudanças em dois importantes cargos da administração municipal. Maurício Lima, que esteve à frente da Guarda Civil Municipal (GCM) por quase nove anos, deixou o posto de diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, conforme comunicado oficial. No mesmo dia, a gestão municipal também anunciou a exoneração de Kaio Moraes, subsecretário da Secretaria de Mobilidade (Semob). As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM).
Maurício destaca colaboração na GCM
Em postagem nas redes sociais, Maurício Lima destacou o compromisso com o desenvolvimento da GCM, afirmando que o período na gestão não representou apenas um projeto profissional, mas também uma colaboração significativa para o crescimento da segurança pública municipal. Ele reforçou que a corporação se consolidou como referência durante sua gestão.
“A vida é feita de ciclos e em cada um deles temos que perceber a importância do que cultivamos ao longo do caminho. Após uma conversa muito honesta com o prefeito Bruno Reis, e 8 anos e meio como Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, me despeço do maior desafio profissional da vida com o sentimento de missão cumprida”, escreveu Maurício.

Trajetória de Maurício Lima na Guarda
Maurício Lima assumiu a diretoria da Guarda Civil Municipal em 2016, durante a gestão do então prefeito ACM Neto. Nos quase nove anos no cargo, Lima esteve à frente de iniciativas voltadas para a prevenção à violência e a segurança urbana, consolidando um legado marcado por transformações e dedicação à instituição.
A assessoria da Guarda Civil Municipal informou que Lima seguirá desenvolvendo um novo projeto pessoal e reconheceu o legado deixado pelo gestor na história da corporação. Até o momento, ainda não há informações sobre quem ocupará o cargo de diretor da GCM.
Kaio Moraes deixa Semob
No mesmo dia da saída de Maurício Lima, a Prefeitura de Salvador também anunciou a exoneração de Kaio Moraes, que ocupava o cargo de subsecretário da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Em postagem nas redes sociais, Kaio expressou gratidão ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) e à vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) pelo período em que atuou na gestão.
Ele iniciou sua trajetória na administração municipal em 2021, quando coordenou a Prefeitura-Bairro e liderou o programa “Ouvindo Nosso Bairro”, que promoveu a escuta popular e aproximou a gestão da comunidade.
Em 2023, Moraes assumiu a função de subsecretário na Semob, ao lado do ex-secretário Fabrizzio Muller. Durante sua gestão, foram realizados esforços para melhorar a mobilidade urbana e otimizar o transporte público na capital baiana. Em sua despedida, ele destacou a satisfação pelo trabalho realizado e desejou sucesso aos colegas da prefeitura.
“Agora, sigo novos rumos, mas levo comigo a gratidão por tudo que construímos. A todos os colegas da Prefeitura, meu muito obrigado. Desejo sucesso e sigo à disposição. Contem comigo!”, escreveu.

Marcus Passos assume subsecretaria da Semob
Com a saída de Kaio Moraes, o prefeito Bruno Reis nomeou Marcus Vinícius Passos Raimundo para assumir o cargo de subsecretário da Semob. A nomeação também foi oficializada em publicação no Diário Oficial desta terça-feira (1º).
Trajetória de Marcus Passos
Marcus Passos já possui histórico de atuação em funções públicas e assume o desafio de dar continuidade às ações da Semob, garantindo a manutenção dos serviços e buscando novas melhorias para a mobilidade urbana em Salvador. A gestão municipal reforçou o compromisso com a mobilidade urbana e destacou que o novo subsecretário terá o apoio necessário para dar continuidade às políticas públicas estabelecidas.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Enem dos concursos: CNU 2025 terá mais de 3 mil vagas e salários de até R$ 16 mil
Inscrições estão previstas para julho, e as provas ocorrerão em duas etapas: a primeira, objetiva, em outubro; e a segunda, discursiva, em dezembro

Encceja 2025: candidatos têm até sexta-feira para se inscrever e pedir atendimento especial
Prova é destinada a jovens e adultos que não concluíram ensino fundamental ou médio na idade apropriada e buscam certificação escolar

Vagas de emprego em Salvador: Simm anuncia 66 oportunidades nesta terça-feira com agendamento online
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Profecia, trajetória e fé: quem é Dom Orani Tempesta, brasileiro cotado para ser novo papa
Cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani tem ligação com profecia sobre sua futura carreira religiosa

Morre Mauro Motta, produtor de Roberto Carlos e duas vezes vencedor do Grammy
Artista foi peça-chave da Jovem Guarda, da música romântica e da produção musical dos anos 1980

Senado aprova Lei Joca: novas regras tornam transporte aéreo de pets mais seguro
Texto segue para nova análise na Câmara; companhias deverão garantir segurança e estrutura adequada para cães e gatos em voos

Alvaro Dias é reconhecido como anistiado político por atuação durante ditadura militar
Reconhecimento é relativo ao período em que ele exerceu mandato de vereador em Londrina, entre 1969 e 1971

Mauro Vieira defende Brics como força de cooperação e critica bombardeios em Gaza
Chanceler afirmou que bloco deve ser uma 'força para o bem', atuando como uma coalizão de cooperação e não de confronto

Governo do Estado entrega retroescavadeiras e carros-pipa para enfrentar seca no norte da Bahia
Durante o evento, Jerônimo Rodrigues destacou urgência da ação diante da situação crítica enfrentada pelas populações afetadas

Camisa reserva da Seleção Brasileira para Copa de 2026 será vermelha, revela site especializado
Segundo a publicação, tom escolhido será 'moderno e vibrante'