Bruno Reis assume vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos com foco em prevenção de desastres
Anteriormente, Reis ocupava cargo de vice-presidente de Concessões e Parcerias-Público Privadas (PPPs)

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) tomou posse, nesta segunda-feira (7), como vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A cerimônia foi realizada durante a 87ª Reunião Geral da entidade, em Brasília. Anteriormente, ele ocupava o cargo de vice-presidente de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) na instituição.
Durante a posse, Bruno Reis abordou o impacto das mudanças climáticas nas cidades brasileiras. “Muitos prefeitos têm sofrido com as mudanças climáticas. É um fato; uma constatação. Cada vez mais temos observado eventos climáticos extremos. Chuvas como nunca vistas em nenhum outro momento da nossa existência. E temperaturas que aumentam a cada ano”, declarou.
Ele mencionou os casos recentes em São José dos Campos (SP) e Angra dos Reis (RJ) como exemplos de eventos extremos.
A nova função do prefeito se conecta com ações já desenvolvidas em Salvador, onde a Defesa Civil (Codesal) tem atuado com estratégias de prevenção. Em 2023, a capital baiana sediou a Semana Nacional de Redução de Desastres, reunindo representantes das Defesas Civis de diferentes municípios.
Investimentos e estrutura em Salvador
Nos últimos 12 anos, a Prefeitura de Salvador destinou R$280 milhões para obras de contenção de encostas e aplicação de geomantas. Foram 550 pontos atendidos em áreas de risco de deslizamentos de terra, com intervenções em diferentes regiões da cidade.
Desde 2016, o município conta com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), que acompanha as condições meteorológicas e emite alertas à população. Também foi criado o Centro de Estudos e Pesquisas da Defesa Civil (Cepedec), voltado à formulação de políticas públicas com foco em segurança.
Além da estrutura técnica, Salvador tem promovido ações educativas com moradores de áreas de risco e estudantes da rede pública. A formação busca preparar as comunidades para agir em situações de emergência e contribuir com o trabalho preventivo da Defesa Civil.
Programas de prevenção e reconhecimento institucional
Entre os projetos desenvolvidos pela Codesal estão os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), o Nupdec Mirim, o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), o Mobiliza Defesa Civil e simulados de evacuação. As ações têm como foco aumentar a percepção de risco e a preparação das comunidades.
Na cerimônia em Brasília, Bruno Reis agradeceu o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira pelo trabalho realizado enquanto presidente da FNP. Ele também cumprimentou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que assume a presidência da entidade.
A participação de Salvador na nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos ocorre em meio a ações já implementadas no município. A capital baiana segue com projetos voltados à prevenção de desastres e adaptação urbana diante dos efeitos das mudanças climáticas.
Bruno Reis apresenta avanços tecnológicos de Salvador
Na última quarta-feira (2), Bruno Reis participou da abertura do Smart Gov Anciti, evento nacional de cidades inteligentes, realizado em Salvador. O encontro, que seguiu até a quinta-feira (3), reuniu gestores públicos, especialistas e parceiros de diversas regiões do Brasil para discutir inovação, tecnologia e soluções urbanas inteligentes.
Durante a mesa de abertura, Bruno Reis apresentou os avanços tecnológicos implantados em Salvador nos últimos anos. Ele destacou o sistema de monitoramento da rede de drenagem pluvial, que utiliza sensores para identificar acúmulo de água em tempo real, permitindo ações de manutenção preventiva e evitando alagamentos.
Segundo o prefeito, a implantação desse sistema faz parte do compromisso da gestão com a modernização da cidade. Ele explicou que a solução permite um monitoramento mais eficiente dos canais urbanos e otimiza o trabalho das equipes responsáveis pela limpeza e manutenção.
“Esses sensores vão indicar o nível de água que está acumulada na rede de drenagem em tempo real, nos canais da cidade, indicando para a gente fazer a limpeza, para que a gente evite os alagamentos. É óbvio que a prioridade sempre foi proteger encostas, mas hoje Salvador pode avançar ainda mais, trazendo soluções também para as áreas de alagamentos”, afirmou o prefeito.
Mais Lidas
Política
Câmara suspende repasses ao gabinete de Carla Zambelli após ordem do STF
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025