PT tem pré-candidatos em 68 das 103 maiores prefeituras do país
Segundo levantamento, partido do presidente Lula apoiará outra legenda em 26 municípios, como em Salvador
O PT deve lançar candidatos a prefeito em 68 das 103 maiores cidades do país, que têm mais de 200 mil eleitores e podem ter segundo turno nas eleições municipais em outubro. Segundo levantamento do Broadcast Político, o partido do presidente Lula apoiará outra legenda aliada em 26 municípios, como é o caso de Salvador, onde o candidato escolhido para representar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) é o seu vice, Geraldo Jr (MDB), na tentativa de impedir a reeleição do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil). Além disso, o PT ainda não decidiu se lançará candidato ou se fará alguma aliança em nove cidades.
Em oito municípios, o PT lidera as pesquisas de intenção de voto. São eles: Camaçari (BA), com o ex-deputado federal e ex-prefeito Luiz Caetano; Porto Alegre (RS), com a deputada federal Maria do Rosário; Nova Iguaçu (RJ), com o pré-candidato Tuninho da Padaria; Teresina (PI), com o deputado estadual Fábio Novo; Uberlândia (MG), com a deputada federal Dandara Tonantzin; Contagem (MG), com a atual prefeita, Marília Campos, que disputa a reeleição; Juiz de Fora (MG), com a atual prefeita, Margarida Salomão, que também disputa a reeleição; e Anápolis (GO), com o deputado estadual Antônio Gomide.
Já em outros cinco municípios, pré-candidatos aliados do PT lideram, numericamente, a disputa. O levantamento foi feito com base em pesquisas eleitorais realizadas de março a julho e registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por faltar mais de dois meses para o primeiro turno das eleições, 26 dos 103 municípios não têm nenhum monitoramento do cenário eleitoral desde o início deste ano – com destaque para Boa Vista (RR), única capital em que não há pesquisas registradas até o momento.
PT cede espaços a aliados
O PT tenta recuperar espaço no comando das principais cidades do país após fracassos registrados em 2016, quando a ex-presidente Dilma Rousseff foi cassada, e em 2020. No ano do impeachment da petista, a legenda conseguiu eleger apenas um prefeito nas principais cidades do país. Marcus Alexandre (hoje no MDB e antes no PT) foi reeleito, na época, como prefeito de Rio Branco, capital do Acre. Após perder para a eleição para governador em 2018, Alexandre tenta novamente se eleger para a prefeitura do Acre, mas desta vez pelo MDB e com o apoio do PT.
Em 2020, apesar de ter aumentado de um para quatro prefeitos eleitos, o PT ficou fora do comando das capitais pela primeira vez desde a redemocratização. O levantamento mostra que o partido buscou, nos 15 maiores centros, candidaturas competitivas junto a legendas aliadas. Nessas 15 maiores cidades – que incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, por exemplo -, o partido de Lula não será cabeça de chapa em oito delas – incluindo a capital paulista, onde o PT teve candidatos em todas as eleições desde a redemocratização.
As oito cidades onde o PT não tem candidato próprio, mas cede apoio a outras siglas são: Geraldo Júnior (MDB) em Salvador (BA), Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo (SP), Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro (RJ), Luciano Ducci (PSB) em Curitiba (PR); João Campos (PSB) em Recife (PE); Edmilson Rodrigues (PSOL) em Belém (PA); Duarte Júnior (PSB) em São Luís (MA); e Zito (PV) em Duque de Caxias (RJ).
Importância das 103 maiores cidades
As 103 maiores cidades do país concentram 60,5 milhões dos 155 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar neste ano. Os resultados eleitorais nessas prefeituras são importantes pela influência que os eleitos adquirem e porque indicam como o eleitorado tem se guiado nos principais centros urbanos do Brasil.
Porém, não necessariamente, o resultado das eleições municipais tem impacto direto nas eleições para presidente, governador, deputados e senadores. Em 2016, por exemplo, o PSDB foi o maior vencedor do pleito marcado pelo processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Dois anos depois, a legenda perdeu relevância para o bolsonarismo. A eleição de 2016, no entanto, deu mostras do sentimento de antipetismo e de antissistema (como na vitória de João Doria, um dito outsider da política, em São Paulo) que permeariam a votação de 2018, quando Jair Bolsonaro foi eleito.
Levantamento
O levantamento elaborado pelo Broadcast Político busca mapear a presença do PT, partido do presidente Lula, e do PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, nas 103 maiores cidades do país nas eleições municipais deste ano. O mapeamento cruzou as cidades onde poderá ter segundo turno, que têm mais de 200 mil habitantes, as pesquisas eleitorais realizadas de março a julho em cada localidade e registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e as alianças firmadas pelos partidos na esfera local. Dentre as informações levantadas, PSB e PV são os partidos que receberão mais apoio do PT nessas 103 maiores cidades. Quanto ao PL, o partido e aliados lideram a disputa eleitoral em 28 das 103 maiores cidades do país. Também foi constatado que o partido de Bolsonaro dará mais apoio ao União Brasil do que ao PT nestas eleições municipais.
Leia também:
Victor Marinho oficializa candidatura à Prefeitura de Salvador e critica adversários políticos
Kleber Rosa oficializa candidatura à Prefeitura de Salvador
Bruno Reis diz querer debate de propostas por Salvador, mas destaca coragem para enfrentar adversários
Mais Lidas
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Destaques
PT tem pré-candidatos em 68 das 103 maiores prefeituras do país
Flávio Matos é confirmado candidato a prefeito de Camaçari em convenção
Governo Lula é aprovado por 54%, enquanto 43% desaprovam, diz Genial/Quaest
Últimas Notícias
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA
Policial preso por planejar assassinato de Lula e Moraes é baiano de Salvador
Wladimir Matos Soares tem uma trajetória de 22 anos de atuação na PF e protagonizou momentos de destaque e polêmicas