Gilmar Mendes destaca ausência de ‘lero-lero’ sobre contagem de votos das urnas nestas eleições
Ministro reforçou fato de que ameaças sobre funcionamento do sistema eleitoral não voltou a se repetir, mesmo com disputas acirradas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, declarou, nesta terça-feira (29), que o maior destaque das eleições municipais de 2024 foi a ausência do “lero-lero” sobre a contagem de votos das urnas eletrônicas. Para o magistrado, as ameaças direcionadas ao funcionamento do sistema eleitoral não aconteceram porque não houve um “incentivador desse ambiente”, como em outras disputas ao pleito.
“Aquela toada em torno das ameaças que constituíam para a democracia as urnas eletrônicas, esse lero-lero, já não se repetiu. Porque já não havia algum incremento, algum incentivador desse ambiente. E em duas horas e quinze, no processo eletrônico, nós tivemos o resultado das eleições”, afirmou o decano.
A declaração ocorreu na abertura de um congresso do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), instituição educacional fundada pelo ministro. Este posicionamento reforça a opinião da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que disse que as eleições deste ano foram “monótonas”.
“Foi muito monótona, democraticamente monótona. E nós queremos a monotonia democrática como normalidade institucional e política no país”, apontou Cármen.
Gilmar Mendes também destacou que, mesmo com as corridas acirradas no pleito municipal, as urnas não foram questionadas no plenário do STF. Na Bahia, por exemplo, o cenário mais disputado foi o de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em que pouco menos de 3.000 votos separaram os dois candidatos. Na ocasião, o ex-prefeito Luiz Caetano (PT) saiu vencedor com 50,92% dos votos válidos, contra 49,08% do vereador Flávio Matos (União Brasil).
Em seu discurso, o ministro do STF citou que a segurança do sistema eleitoral não foi questionada, mesmo em casos de resultados apertados. Ele ainda citou a eleição em Fortaleza, capital do Ceará, em que Evandro Leitão (PT) venceu André Fernandes (PL) no 2º turno com uma diferença de 10.838 votos válidos, sendo a capital mais acirrada das eleições de 2024.
“Tivemos pleitos extremamente acirrados. Para falar apenas em um: o caso de Fortaleza. Ontem [segunda-feira] eu recebi uma mensagem de que um desses chamados nanicos se arvorara na condição de ter sido decisor no caso, porque tivera 9 mil votos e foi apoiar o vencedor”, completou.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara
Deputado alega perseguição judicial, critica STF e busca apoio nos EUA para pressionar Alexandre de Moraes

Declaração polêmica de Lewandowski revolta policiais e gera convite inusitado ao ministro
Entidades criticam fala do ministro da Justiça e pedem reflexão sobre realidade policial

Prefeitura inicia obra de contenção em apenas 4 meses após desastre em Saramandaia
Prefeito destaca rapidez na resposta e autoriza reconstrução de casas afetadas por deslizamento de terra

Reviravolta: Blake Lively age rápido e desafia Justin Baldoni na justiça com apoio de nova lei
Atriz alega que legislação protege denunciantes de abuso de retaliações judiciais e busca indenização tripla pelos danos alegados

Mudança no crédito consignado: nova regra já vale e pode te dar acesso a ofertas em 24h; saiba como funciona
Governo federal libera empréstimo com menos juros para 47 milhões de brasileiros

Justiça congela R$ 640 mil de facção em Camaçari e revela esquema milionário
Grupo, que opera em Camaçari, é investigado por envolvimento em homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubo e furto

Delma conquista poder Marreta no BBB 25
Pernambucana poderá salvar uma das duas pessoas indicadas pelo Big Fone, que vai tocar no programa ao vivo no sábado (22)

Fernando Guerreiro afirma que relação entre FGM e Secult-BA é superficial: ‘há ausência de diálogo’
Presidente da FGM lamenta dificuldades na relação com Estado, elogia ministra da Cultura e critica gestão cultural de Bolsonaro

Live polêmica: Bolsonaro rebate denúncia no STF e movimenta leilão milionário com capacete autografado
Ex-presidente realizou, na última quinta-feira (20), transmissão ao vivo para celebrar seus 70 anos

Everaldo Anunciação assume vice-presidência nacional do PT e Éden Valadares comemora: ‘sinal de renovação’
Presidente do PT Bahia destaca trajetória de correligionário e defende valorização de lideranças históricas