Éden rebate acusações de ACM Neto sobre ligação petista com tráfico: ‘lava a boca para falar do PT’
Assim como governador, presidente estadual do partido disse que rival vai responder declaração na Justiça

O presidente estadual do PT, Éden Valadares, voltou a rebater, nesta última terça-feira (29), as acusações do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, sobre a ligação petista com o trágico e as organizações criminosas. Éden citou que o ex-prefeito de Salvador passou do ponto ao “caluniar” a sigla e, por isso, “vai ter que lavar a boca para falar do PT”.
Assim como o prefeito reeleito em Salvador, Bruno Reis (União Brasil), Neto havia dito que o PT criou alianças com as facções criminosas de Camaçari para voltar ao comando da cidade. Além disso, o ex-prefeito de Salvador fez críticas recorrentes ao problema da segurança pública no Estado, atribuindo a responsabilidade ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), diante de uma série de episódios violentos na Bahia nas últimas semanas.
Em resposta, assim como o governador petista, Éden Valadares destacou que ACM Neto deveria responder na Justiça pelas “mentiras que falou sobre o PT”. “Vamos correr atrás e defender o PT na imprensa, nas entrevistas, nas redes sociais, nos debates políticos, nas ruas, nos comícios. Mas não vamos nos furtar ao direito de defender o PT na Justiça até a última instância. Me desculpem o termo, mas ACM Neto vai ter que lavar a boca para falar o que falou do PT, vai ter provar na Justiça. A política não pode descambar para isso”, relatou o dirigente em entrevista à rádio CBN Salvador.
Ainda na entrevista, o presidente do PT na Bahia também frisou que acusações como a do ex-prefeito de Salvador fazem parte de uma “disputa suja” e “incompatível com a democracia”. “O limite da boa convivência, da civilidade passou disso. Não é mais problema da política, é problema da justiça, é problema criminal e ele vai ter que responder judicialmente”, pontuou.
Eleição de Caetano em Camaçari
Sobre a eleição do prefeito Luiz Caetano (PT) em Camaçari, chegando ao seu quarto mandato à frente da cidade da Região Metropolitana, depois de governar 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012, Éden Valadares fez uma projeção positiva da gestão a partir do dia 1º de janeiro de 2025. “Caetano fará um grande governo e será exemplo do modo petista de governar”, prometeu o dirigente partidário.
Esta foi a 50ª prefeitura vencida pelo PT na Bahia nas eleições municipais de 2024. Nesse sentido, Éden também destacou a importância do município, que se configura como o segundo maior PIB do Estado, atrás apenas da capital baiana.
“Temos o polo petroquímico, o seu povo, a sua orla, a cidade possui o quinto maior PIB do Nordeste, é um município que tem um valor muito grande por si, por sua representação política, cultural, econômica, para o estado, para o nordeste, mas também para os partidos”, lembrou.
Da mesma forma, o presidente estadual da sigla ressaltou a importância de Camaçari ao eleger o atual senador Jaques Wagner e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, dois fortes nomes políticos do PT. “Foi em Camaçari que Wagner e Rui iniciaram suas vidas políticas no movimento sindical e no sindicato dos químicos e petroleiros. A partir dessa luta do movimento sindical, da política que fazem no movimento sindical que entram na luta partidária e na luta eleitoral. Então, Camaçari nos deu dois vencedores”, disse.
Após vitória de Caetano sobre o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos (União Brasil), Éden Valadares destacou o empenho do prefeito eleito para promover a “mudança” na cidade da Região Metropolitana. No 2º turno, a diferença entre o petista e seu adversário cresceu, já que ele computou 50,92% dos votos válidos, contra um percentual de 49,08%.
“Caetano se dedicou dia e noite para conquistar a vitória e dar uma vida mais digna aos camaçarienses. Do 1º para o 2º turno, ampliou muito a sua votação e venceu o União Brasil, há oito anos no poder e com a vantagem de conseguir fazer o sucessor de Elinaldo pela facilidade de os grupos políticos elegerem seus sucessores”, finalizou.
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia

ANP: gasolina cai pela 2ª semana e preço médio chega a R$ 6,22

Gilmar Mendes vota a favor de decretos de Lula que limita registros para armas
Ministro do STF apoia legalidade de decretos que suspendem registros e limitam atuação de CACs

Barroso volta a defender regulação da IA e diz que STF ‘não está legislando’ em processo sobre redes sociais
Ministro vê riscos no uso da inteligência artificial e explica julgamento que responsabiliza plataformas digitais

Ex-ministro de Bolsonaro deixa prisão, mas terá que cumprir restrições impostas pelo STF
Gilson Machado deverá cumprir medidas cautelares, como comparecimento obrigatório à Justiça e cancelamento do passaporte

Novo alerta de desastres chega ao Nordeste: celulares são testados em Salvador e outras cidades da Bahia
Mensagens com som de emergência chegaram a celulares em Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália

Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho: veja quem deve se inscrever
Serviço militar obrigatório para homens e voluntário para mulheres terá início em 2026

Zé Cocá diz que Jerônimo o ‘conquistou’ e sinaliza aliança: ‘quem trabalha, o povo reconhece’
Governador esteve em Jequié nesta sexta-feira (13), para anunciar uma série investimentos estaduais no município

PSDB decide suspender incorporação ao Podemos após discordância sobre presidência da nova sigla
Podemos pediu presidência de quatro anos para Renata Abreu; PSDB propunha rodízio até 2028 e vai retomar conversas com outras siglas

STF acelera processo contra Bolsonaro: próxima etapa pode definir pena ou absolvição
Moraes autoriza diligências finais antes das alegações da PGR e defesas; Zanin poderá marcar julgamento após análise dos pedidos

‘Teerã vai queimar’, diz Israel após ataques com mísseis; Irã ameaça EUA, Reino Unido e França
Israel ataca instalações nucleares do Irã e ameaça Teerã; Irã reage e alerta EUA, Reino Unido e França sobre retaliação

Bahia é o terceiro destino mais buscado por brasileiros em voos nacionais
Estado aparece entre os líderes em buscas por passagens aéreas, segundo levantamento com mais de 700 milhões de registros