Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso
Ex-ministro afirma que saída foi para preservar governo

O ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), usou as redes sociais, nesta sexta-feira (11), para agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela confiança durante sua gestão à frente da pasta. A manifestação ocorre dois dias após sua exoneração ser publicada no Diário Oficial da União (DOU). Ele pediu demissão devido a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que o acusa de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares.
Em sua publicação, Juscelino informou que esteve pessoalmente no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, para se despedir. “Foi uma honra conduzir programas fundamentais para a inclusão digital e contribuir com a reconstrução do Brasil, levando mais dignidade a quem mais precisa”, escreveu o ex-ministro em seu perfil no Instagram.
Denúncia por corrupção
A denúncia da PGR tem como base uma investigação que foi iniciada após reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, em janeiro de 2023. Os conteúdos revelaram que, enquanto exercia mandato deputado, Juscelino Filho teria destinado recursos do orçamento federal para pavimentação de uma estrada em Vitorino Freire (MA), município onde sua irmã, Luanna Rezende, exercia o cargo de prefeita.
Segundo a acusação, o então parlamentar não apenas direcionou os recursos públicos para a cidade comandada por um parente próximo, como também teria se beneficiado diretamente da obra, já que a estrada em questão passava por uma fazenda da família.
A denúncia ainda afirma que Juscelino teria recebido propina em troca da liberação das verbas e do favorecimento de empresas contratadas para executar o serviço. O agora ex-ministro nega todas as acusações.
Carta de demissão aponta preocupação e proteção ao governo
Juscelino Filho entregou sua carta de demissão na última terça-feira (11), antecipando-se à análise da denúncia pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, ele afirma que a decisão de deixar o governo foi tomada para evitar maiores constrangimentos à Presidência da República.
“Hoje tomei uma das decisões mais difíceis da minha trajetória pública. Não o fiz por falta de compromisso, muito pelo contrário. Saio por acreditar que, neste momento, o mais importante é proteger o projeto de país que ajudamos a construir e em que sigo acreditando”, declarou.
A exoneração foi assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), no exercício da Presidência da República durante a viagem de Lula ao exterior. Juscelino reassume automaticamente seu mandato como deputado federal pelo Maranhão, cargo para o qual foi eleito em 2022.
Ex-ministro se diz orgulhoso e reafirma apoio ao governo
No comunicado público, Juscelino reforçou seu alinhamento com o presidente Lula e a coalizão governista no Congresso. “Sinto muito orgulho de fazer parte desse esforço coletivo liderado pelo nosso presidente. E a partir de agora continuarei ajudando o presidente e o Brasil lá do Congresso Nacional”, concluiu.
Apesar da gravidade das acusações, o ex-ministro afirma ser inocente e nega qualquer prática irregular. Até o momento, a defesa de Juscelino não divulgou detalhes sobre a estratégia que será adotada na fase judicial do processo.
A saída de Juscelino ocorre em meio à expectativa por mudanças na equipe ministerial, especialmente em áreas que envolvem articulação política e liberação de recursos, o que pode impactar a composição da base aliada no Congresso Nacional.
Redação
Mais Lidas
Política
Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Últimas Notícias

Vaticano divulga primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão

Lula confirma ida ao velório do Papa Francisco e decreta luto oficial de 7 dias no Brasil
Viagem do presidente e da primeira-dama ao Vaticano depende do protocolo da Santa Sé; cerimônia será realizada em Roma

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Aos 97 anos, médium baiano enfrenta quadro crítico e já deixou preparativos prontos para sua passagem ao plano espiritual

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano
Corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo desejo registrado em testamento

Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada
Nova medida impõe lacre obrigatório de dispositivos móveis como forma de evitar registros não autorizados no plenário

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros
Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador
Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino

Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento
Triunfo na Fonte Nova garante primeiros três pontos do Tricolor na Série A do Brasileirão 2025

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco
Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse