Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma medida provisória que autoriza a liberação de crédito extraordinário no valor de R$ 27,4 milhões ao Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta última quinta-feira (17), tem como finalidade o reforço da segurança na sede da Corte, especialmente após o atentado com explosivos ocorrido em novembro de 2024, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O documento também leva a assinatura da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), e detalha que o valor será utilizado para despesas emergenciais com “apreciação e julgamento de causas”, o que inclui investimentos diretos na segurança física e tecnológica do tribunal.
STF aprovou o valor em dezembro, após atentado de novembro
O montante já havia sido aprovado pelo plenário virtual do STF em dezembro, como parte de um plano emergencial após a explosão registrada no entorno da sede do Tribunal. O episódio envolveu Francisco Wanderley Luiz, conhecido como “Tio França”, que tentou invadir o edifício portando artefatos explosivos e acabou morrendo ao detonar o material.
Reforço inclui câmeras termais, tecnologia antidrone e blindagem
Segundo informações da Corte, os recursos extraordinários serão usados na aquisição de equipamentos de alta tecnologia e obras estruturais. Entre os itens previstos estão:
- Soluções antidrone
- Câmeras termais
- Aparelhos de raio-x
- Detectores de metais
- Radiocomunicadores
- Coldres e porta-carregadores
- Munições de treino
- Pinos hidráulicos
- Espectrômetro de massa
- Licenças de software de segurança
- Construção de novas guaritas
Grades de proteção voltam a cercar o STF
Um dia após o ataque, em 14 de novembro, o prédio do STF voltou a ser cercado por grades de proteção. A medida foi adotada pela equipe de segurança da Corte e contrasta com o gesto simbólico realizado em fevereiro de 2023, quando as barreiras foram retiradas em cerimônia com o presidente Lula, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o então recém-empossado presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
Na ocasião do atentado, Barroso descartou falhas nos protocolos de segurança. “Não houve falha na segurança. Esse cidadão se explodiu porque não conseguiu entrar. Ele ia se explodir aqui dentro. De modo que a segurança funcionou perfeitamente”, afirmou.
O ministro lamentou o impacto do atentado na circulação popular: “Estava muito bonito a praça sem grades, as pessoas voltando a passear na praça. Em qualquer lugar do mundo, o sujeito que coloca uma bomba no corpo para se explodir e matar alguém é terrorista. É uma pena que um ato terrorista como esse impeça que a praça volte a ser do povo como ela deve ser.”
Governo do DF estuda uso de drones e reconhecimento facial
Após reunião com Barroso, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública, Alexandre Patury, anunciaram que novas medidas estão sendo analisadas. Entre elas estão o uso de drones autônomos e câmeras com reconhecimento facial.
Patury destacou a dificuldade em conter ataques individuais: “Tudo que é organizado, a inteligência [policial] consegue captar. Situações esporádicas, onde uma pessoa termina cometendo algum tipo de atentado, dificultam um pouco.”
Bolsonaro diz que autor do atentado era “maluco” e critica clima de tensão política
Na época, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nas redes sociais repudiando o atentado, que classificou como um “fato isolado” e atribuído a “perturbações na saúde mental” do autor, Francisco Wanderley. Apesar de ambos serem filiados ao PL, Bolsonaro disse não conhecer o homem. “Não tem a menor ideia” sobre quem ele seria, afirmou ao portal Metrópoles.
Em nota no X (antigo Twitter), Bolsonaro defendeu a “pacificação nacional”, pedindo um esforço conjunto das instituições. “Já passou da hora de o Brasil voltar a cultivar um ambiente adequado para que as diferentes ideias possam se confrontar pacificamente, e que a força dos argumentos valha mais que o argumento da força.”
PF investiga autoria e motivação do crime
A investigação está sob responsabilidade da Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal e do próprio STF. A PF já encontrou outros explosivos em um trailer e em uma casa alugada pelo autor em Ceilândia, cidade-satélite de Brasília. Segundo os investigadores, ele chegou à capital federal de carro em julho de 2024 e vinha preparando o atentado desde então.
Em uma de suas últimas postagens nas redes sociais, Francisco escreveu ameaças ao presidente Lula, aos ministros do STF e ao Congresso Nacional. “Pai, Tio França não é terrorista, né? (…) Ele apenas soltou uns foguetinhos para comemorar o dia 13”, diz um dos trechos postados no ano passado.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro