Vixe! Candidatura de Bruno ao governo assusta o PT na Bahia. Cresce insatisfação da base na Câmara. O pedido de Bolsonaro e o mar de oportunidades após criação de secretaria

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor ‘como a roda gira’ nos bastidores


Vixe d-flex me-2
Osvaldo Lyra e equipe 12/03/2025 11:21 Vixe
Vixe! Candidatura de Bruno ao governo assusta o PT na Bahia. Cresce insatisfação da base na Câmara. O pedido de Bolsonaro e o mar de oportunidades após criação de secretaria -

Bruno assusta o PT

Numa conversa recente, de bastidor, um figurão do PT deixou gente de cabelo em pé com seu “excesso de sinceridade”, ao relatar que só uma eventual candidatura do prefeito Bruno Reis ao governo do estado poderá ameaçar a permanência do partido no comando da Bahia. De acordo com ele, a avaliação de parte da cúpula petista é que o prefeito de Salvador é o nome mais forte da oposição para derrotar o governador Jerônimo Rodrigues, por ser mais leve, ter menos desgastes e agregar mais aliados que o seu antecessor, ACM Neto.

Prefeito Bruno Reis

Estratégia em xeque

O entendimento é que, diante dos desgastes do governo Jerônimo, a apresentação de uma candidatura de Bruno colocaria em xeque a estratégia e os argumentos usados pelos petistas. O detalhe é que o prefeito Bruno Reis não quer nem ouvir falar na possibilidade de renunciar ao mandato de prefeito de Salvador para se lançar numa nova disputa eleitoral em 2026. Apesar da pressão de setores do União Brasil, Bruno temeria um efeito rebote junto à população da capital baiana, que poderia não digerir “a traição” com a população para se lançar em nova disputa eleitoral. É muita informação!

Governador Jerônimo Rodrigues

Ataque ao entorno

E por falar no prefeito Bruno Reis, o clima entre os vereadores da sua base e os inquilinos do Palácio Thomé de Souza continua delicado, pra não dizer tenso. Nos últimos dias, alguns vereadores governistas externaram suas insatisfações com a falta de atendimento de suas demandas por parte do Executivo. As críticas recaem sobre o entorno do prefeito, mais precisamente os secretários Francisco Elde, Cacá Leão e Igor Dominguez. “Como não podemos bater diretamente no prefeito, cabe a seus secretários receberem a carga de desgaste da relação, que está fragilizada desde a última eleição municipal”, disse ontem um governista.

Francisco Elde

Falta de atenção

Essa semana, inclusive, o vereador Alex Alemão (DC) reclamou da falta de atendimento por parte da Secretaria da Manutenção (Seman), comandada por Lázaro Jezler. Durante sessão na Câmara, o vereador disse que os seus pleitos sequer são atendidos pelo titular da pasta. Alemão, que atua em alguns bairros da Cidade Baixa, criticou a postura do titular da Seman e reforçou que o seu trabalho é cobrar que as demandas sejam realizadas pelo Executivo.

Vereador Alex Alemão

Insatisfação no PP

“Eu ligo para o secretário, mando mensagem e ele não responde. Eu não estou pedindo para fazer nada para a minha casa [ou] para a casa de parente meu. O que eu estou fazendo é dando continuidade ao meu trabalho, que é levar melhoria a essas pessoas”, disse ele ao Portal A TARDE, após a sessão. O mesmo aconteceu com vereadores do PP, que dispararam críticas recentemente a Cacá Leão. A grita é geral.

Cacá Leão

A defesa do líder

Na sessão, o líder do governo na Câmara, Kiki Bispo, garantiu ao colega que haverá atendimento por parte de da Seman dos seus pleitos. “Vossa Excelência tem todo o respaldo, como vereador da cidade e como um grande líder que é para a nossa cidade, acabei de ligar para o secretário Lázaro. Acho que deve ter um erro ou equívoco de comunicação, ele vai receber Vossa Excelência, para através do seus pleitos, resolver as demandas da comunidades”, disse Kiki, tentando aparar as arestas na base governista.

Vereador Kiki Bispo

A pedido de Bolsonaro

A pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o ato em favor da anistia, previsto para acontecer no próximo dia 16 em diversos pontos do país, foi modificado na Bahia. O deputado federal Capitão Alden cancelou o evento que estava sendo organizado em Salvador, para que a concentração seja maior no Rio de Janeiro. Bolsonaro quer garantir uma maior mobilização em um único local. Por este motivo, as lideranças bolsonaristas de todo o Brasil foram às suas redes sociais orientar as militâncias sobre a mudança.

Capitão Alden

Meta de um milhão de pessoas

“O objetivo é ultrapassar um milhão de brasileiros em um só local”, disse Alden, ao emendar: “Aos que puderem ir, devemos concentrar esforços para o Rio. Isso é pela nossa liberdade de expressão, segurança, custo de vida, fora Lula 2026 e anistia Já”.

Capitão Alden

Um mar de oportunidades

A decisão do prefeito Bruno Reis de criar a Secretaria do Mar, em Salvador, foi avaliada positivamente dentro e fora do governo. Serão muitos avanços que a capital baiana poderá ter com essa medida. Além do fato de a cidade ser a capital da Amazônia Azul, o que favorece a atração de investimentos e a geração de emprego e renda, a previsão do deputado federal Félix Mendonça Júnior é que sejam captados recursos federais e do Banco Mundial, gerando impactos positivos, com o fomento ao esporte náutico, ao transporte marítimo, além da captação de eventos internacionais, projetando Salvador para o mundo.

Posse novos secretários municipais

Relação fortalecida

Além dos avanços na gestão, a decisão política do prefeito de atender ao pleito do presidente do PDT na Bahia, Felix Mendonça Júnior, de criar a pasta do Mar, fortaleceu sua relação com o partido no estado. Apesar de a eleição de 2026 estar relativamente longe, o movimento fortaleceu a relação da sigla com a oposição baiana. Óbvio que não há ainda uma definição sobre o destino político dos pedetistas na próxima eleição, mas a expectativa é que eles abram diálogo com o pré-candidato ACM Neto, da mesma forma que já iniciaram negociação com a base governista no estado.

Félix Mendonça Jr na posse dos novos secretários

Igual a pipoca

Segundo o deputado Félix Júnior, uma eventual decisão de integrar a base do PT no estado não se dará pela negociação de cargos e espaços no governo. O partido quer eleger três deputados federais e três estaduais. Hoje, o PDT controla nove cidades na Bahia e possui lideranças favoráveis e contrárias ao entendimento com os grupos políticos. “Estamos igual à pipoca no Carnaval. O bloco que der mais condições e conseguir convencer nossos pares certamente irá se beneficiar com a aliança com nosso partido”, explicou Félix, ao falar que vão seguir a maioria do partido.

Félix Mendonça Júnior

Mais Lidas

Vixe

Últimas Notícias

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’ -
Política 21/03/2025 às 21:00

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’

Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'


Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia -
Cidades 21/03/2025 às 20:30

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia

Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados


Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação -
Cidades 21/03/2025 às 20:00

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação

Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada


Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias -
Cidades 21/03/2025 às 19:30

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias

Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires


BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe -
BBB 25 21/03/2025 às 19:02

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe

Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade


‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF -
Política 21/03/2025 às 18:31

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF

Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York


Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas -
Cidades 21/03/2025 às 18:02

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas

Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio


Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma -
Política 21/03/2025 às 17:31

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma

Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo


Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’ -
Política 21/03/2025 às 17:09

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’

Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'


Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central -
Política 21/03/2025 às 16:35

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central

Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'