Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse

As aulas dos cursos gratuitos de capacitação em Preservação e Restauro de Edifícios Históricos, Análise e Avaliação do Patrimônio Edificado e Gestão do Patrimônio Cultural terão início, nesta quinta-feira (24), no Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico de Salvador. A iniciativa, que recebeu mais de 700 inscrições, integra o Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial, fruto da parceria entre a Elysium Sociedade Cultural e o Palacete.
Parceria e apoio de empresas
A iniciativa será realizada inteiramente no Palacete Tira-Chapéu, um dos últimos exemplares da arquitetura eclética de Salvador. A aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse.
Segundo Wolney Unes, diretor-presidente da Elysium Sociedade Cultural, foram reunidos arquitetos, engenheiros, restauradores e pesquisadores vindos de diferentes instituições, o que, segundo ele, confere uma perspectiva ampla, interdisciplinar e conectada às práticas mais atualizadas no campo da preservação. “Essa diversidade enriquece o processo formativo, permitindo que os participantes tenham contato com múltiplas abordagens, técnicas e experiências concretas de atuação em bens culturais edificados, oferecendo uma formação sólida, sensível e alinhada aos desafios contemporâneos da área”, explica.
Conteúdo dos cursos
O curso de Gestão do Patrimônio Cultural abordará estratégias para a ocupação de edifícios históricos com novos usos. Os participantes terão acesso a conteúdos que tratam da definição de usos adequados, critérios técnicos e históricos, além de debates sobre sustentabilidade e captação de recursos por meio de leis de incentivo e parcerias público-privadas. O restauro do próprio Palacete será analisado como estudo de caso.
Arquiteto, integrante da equipe de restauro e professor do curso, Marcelo Safadi afirma que a qualificação de gestores de patrimônio histórico é um pilar essencial para garantir intervenções bem-sucedidas e sustentáveis em bens culturais. “Ao analisarmos boas experiências de restauros, percebemos um denominador comum: a presença de gestores preparados, com domínio técnico, sensibilidade cultural e capacidade de articulação institucional”, ressalta.
Já o curso de Análise e Avaliação do Patrimônio Edificado terá foco na avaliação técnica de imóveis históricos. Os participantes aprenderão a diagnosticar estados de conservação, identificar riscos e propor medidas de preservação com base em práticas e inovações do setor. O programa, viabilizado pela Lei Rouanet, tem apoio de empresas como Elo, Coca-Cola, PicPay, Eletrobrás, BahiaGás, Paper Excellence, Vinícola Uvva e Sost Distribuidora.
Ênfase prática e preservação arquitetônica
Na formação sobre Preservação e Restauro de Edifícios Históricos, o conteúdo abordará o reúso de materiais e técnicas tradicionais, conservação de madeira e pintura, além de práticas sustentáveis. O próprio Palacete servirá de base prática para os estudos.
“A boa gestão e o trabalho em restauro tratam-se de compreender o valor simbólico dos bens, dialogar com a comunidade, coordenar equipes multidisciplinares e tomar decisões fundamentadas em critérios técnicos e éticos. Sem essa qualificação, corremos o risco de comprometer a autenticidade e desperdiçar recursos”, pontua Robson de Almeida, Diretor Institucional da Elysium.
O restauro do Palacete Tira-Chapéu, iniciado há cerca de 5 anos, recuperou vitrais, escadas e forros ornamentais, devolvendo ao prédio sua relevância original. Construído entre 1914 e 1917 pelo arquiteto Rossi Baptista, o edifício agora serve como centro cultural, gastronômico e espaço de formação técnica na área do patrimônio histórico.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026
Anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, por meio das redes sociais

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia
Tricolor atua com time alternativo na Fonte Nova, esbarra na defesa do América de Cali e vê camisa 10 ser expulso no fim

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo
Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa
Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço
Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira
Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo
Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região
Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista
Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário
Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça