Jerônimo diz que retomou conversas com partidos para promover reforma do secretariado
Petista lembrou que reforma teve início com a chegada de Augusto Vasconcelos à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) para o lugar de Davidson Magalhães

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta segunda-feira (6), que retomou as conversas com partidos da sua base aliada, com o objetivo de dar prosseguimento à reforma do seu secretariado. Ao falar sobre o tema, Jerônimo lembrou que uma das mudanças envolveu o deputado estadual Eures Ribeiro (PSD), que formalizou sua renúncia ao cargo para assumir a prefeitura de Bom Jesus da Lapa. Com o movimento, a então secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira (PSD), vai assumir como deputada estadual no seu lugar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
“Nós estamos aguardando essa semana no retorno, porque a minha intenção era a gente poder ver como é que ficariam os resultados das eleições. Resultado das eleições nós tivemos apenas o deputado Eures, eleito pelo PSD, o que vagou a situação para Jusmari ser deputada. Então nós estamos nessa semana agora voltando, retomando as conversas com os partidos para vermos o que é que nós temos de obrigatoriedade no sentido dessas mudanças”, explicou ao Portal M!.
Ajustes nas secretarias e empresas do governo
Outra mudança destacada pelo petista foi a chegada de Augusto Vasconcelos à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) para o lugar de Davidson Magalhães.
“Eu já fiz mudanças, inclusive passando com o PCdoB a chegada de Augusto, a troca por Davidson. Nós vamos sim fazer as mudanças, tanto das secretarias quanto em alguns órgãos de governos das empresas nossas”, apontou.
Missão do Governo do Estado no Benin
A parceria para o intercâmbio turístico e cultural entre a Bahia e o Benin será intensificada, na quarta-feira (8), com a ida de uma missão do Governo do Estado para o país africano. O secretário de turismo, Maurício Bacelar, representará o governador Jerônimo Rodrigues na agenda que tem como principal objetivo o estabelecimento de um voo inédito, ligando a capital baiana e a cidade de Cotonou.
“Benin, o governo da Bahia está em diálogo com o país africano para que haja também um voo direto”, disse Rodrigues ao Portal M!.
A parceria entre os dois estados promete fortalecer o comércio e a conectividade entre as regiões. Para fortalecer a parceria com Benin, o governador confirmou que enviará seu Secretário de Turismo, para acompanhar os avanços da negociação. “Estou enviando o meu secretário de turismo, nós recebemos aqui o presidente do Benin e naquele momento fizemos uma agenda muito forte, nós estreitamos os laços”, pontuou o governador.
Relevância histórica e cultural
O governador também ressaltou a importância histórica do Benin para a Bahia, afirmando que o país africano teve um papel fundamental no período da escravidão. “Benin era de onde vinham os escravos e os navios para a América e um dos pontos de saída era o Benin. Nós queríamos mudar a história, mudar o fluxo”, disse.
Ele também comentou sobre as questões logísticas envolvendo a criação de um voo direto entre Benin e Salvador. Ele explicou que a localização estratégica do Benin no mapa facilita a conexão direta com a Bahia. “Benin fica na frente do Brasil olhando para a Bahia. Então, a intenção nossa, o presidente topou colocar, fazer investimentos do próprio país, do próprio empresariado para garantirmos a possibilidade de um voo Benin-Salvador”, explicou ao Portal M!.
Oportunidades comerciais
A criação do voo direto tem um potencial significativo para o comércio e o turismo. Jerônimo destacou que a iniciativa não só beneficiaria os turistas africanos, mas também abriria portas para aqueles que viajam para a China.
“A ida nossa lá é para isso, mas para tratar de outros temas de negócios, e queremos naturalmente ver se esse ano de 2025 a gente pode fechar negócio e trazer um voo, que ali não vai servir apenas para a África, inclusive para quem vai para a China”, afirmou ao Portal M!.
O governador destacou as perspectivas para 2025, com a expectativa de fechar o negócio e trazer um voo direto entre Benin e Salvador, que não só fortaleceria as relações bilaterais, mas também ampliaria as oportunidades comerciais para a Bahia, especialmente no contexto global.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Matheus Calmon
Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.
Mais Lidas
Política
Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Glauber Braga encerra greve de fome após Câmara adiar votação sobre cassação
Últimas Notícias

Tribuna da Bahia encabeça movimento com Santuários do Bonfim e Santa Dulce para implantação do ‘Caminho da Fé’
Iniciativa busca estabelecer rota entre dois dos maiores pontos de devoção da capital baiana

Sábado de Aleluia reúne fiéis em vigília solene na Catedral Basílica
Semana Santa: celebrações no Centro Histórico mobilizam devotos em cerimônias marcadas por simbolismo e devoção

Estaleiro Enseada preenche 90% das vagas com trabalhadores locais e impulsiona economia no Recôncavo
Dos 74 postos atualmente ativos na unidade, 67 são ocupados por moradores de Maragogipe e localidades próximas

Trabalho escravo na Bahia: 91 pessoas são resgatadas em cenário chocante em pedreiras de Jacobina
Auditores do Ministério do Trabalho encontraram vítimas em condições degradantes em Jacobina; ação mobilizou MPT, DPU e PF

Espionagem ilegal e obstrução: chefes da Abin são interrogados em investigação explosiva da PF
Depoimentos revelam tensão interna e suspeita de ataque hacker ao Paraguai

Salvador intensifica limpeza de sistemas de drenagem para prevenir alagamentos no período chuvoso
Equipes atuam diariamente, no turno da noite, utilizando caminhões com jato de água pressurizada, veículos de suporte e carros de apoio

Oposição cobra investigação sobre asilo de Lula à ex-primeira-dama do Peru condenada por corrupção
Caso gerou reação imediata no Congresso Nacional e resultou em pedidos de explicações ao Itamaraty

Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Ex-presidente está sob vigilância intensiva e não tem previsão de alta; equipe médica relata melhora progressiva e ausência de dor

Tiago Correia vê intervenção federal como prova do colapso na segurança: ‘atestado de fracasso’
Líder da Oposição na AL-BA afirma que medida é 'indicativo claro da perda de controle do governo estadual diante da violência'

Brasil registra 6 mil mortes e 84 mil feridos em acidentes nas rodovias federais; Bahia está em 2°
Estatísticas de acidentes e mortes variaram significativamente entre estados