Sem surpresa
Enquanto o cenário eleitoral de Salvador prevê um resultado sem surpresas no próximo domingo, com a reeleição do prefeito Bruno Reis, a disputa em algumas das maiores cidades da Bahia promete fortes emoções. Com cenários totalmente indefinidos, Camaçari e Feira de Santana terão o resultado do pleito na expectativa do voto a voto até a última urna.
Dúvida em Camaçari
Em Camaçari, cada pesquisa mostra um número diferente, mas todas sinalizam vantagem para o postulante do PT, Luiz Caetano. Segundo levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado no último dia 23, o petista lidera com 45,3% dos votos, seguido por Flávio Matos, com 38,2%. Já na pesquisa IPM Brasil/Salvador FM, Caetano aparece com 51,2% das intenções de voto, seguido por Flávio, que é apoiado pelo prefeito Elinaldo Araújo (União), com 37,4%.
Sem segundo turno
Essa é a primeira vez que a Justiça Eleitoral prevê segundo turno em Camaçari. No entanto, o pleito deve ser definido já no próximo domingo. Isso porque os demais candidatos somados têm 2,1%. Votos brancos e nulos somam 1,3% e os que não sabem/não responderam representam 4,2%. Diante desse cenário, os dois candidatos traçam as últimas estratégias na busca pelo voto. Resta saber quem levará a melhor na disputa das urnas: se vence Flávio ou Caetano. A conferir.
Cenário indefinido
Já em Feira, conforme pesquisa Atlas Intel/A TARDE, a diferença entre os dois principais candidatos, Zé Neto e Zé Ronaldo, é tão pequena que não é possível “cravar” um resultado. O candidato do União Brasil lidera com 50,7% das intenções de voto, seguido de perto pelo petista, com 45%. Como seus adversários não cresceram a ponto de se viabilizarem como uma terceira via competitiva, a expectativa é que o pleito seja decidido também no próximo domingo.
Esbanjando otimismo
E por falar em Feira, nesta última terça-feira (1º), tanto Zé Ronaldo quanto Zé Neto esbanjavam otimismo. Em contato com a Coluna Vixe!, o ex-prefeito do União Brasil disse estar confiante na vitória no domingo. Com 50,7% das intenções de votos, ele reforçou que, caso seja eleito, vai fazer um “governo de excelência”. E enfatizou ainda que todas as pesquisas feitas nos últimos 20 meses dão a vitória ele no 1º turno: “Eu estou trabalhando arduamente para vencer. Tenho certeza absoluta que conseguiremos”.
Aposta na vitória
O candidato Zé Neto também afirmou estar otimista na reta final de campanha. Ele acredita a sua 6ª tentativa de se tornar prefeito de Feira terá êxito. “Temos mais quatro dias nas ruas. A rua é da gente. Calor, olhar, pegada, mudança, parceria, tirar Feira do isolamento”, disse ele, ao afirmar que fizeram uma disputa de rua muito maior do que ja tinham feito. “Na favela, hoje a gente está mandando ver, já que na outra vez a gente não teve acesso, principalmente por causa da pandemia”, ressaltou o petista, ao destacar os apoios do deputado Binho Galinha e do cantor Igor Kannario.
A preocupação de Colbert
Diante da comemoração de Zé Neto, o prefeito Colbert Martins entrou em contato com o Portal M! para afirmar que o adversário do PT escolheu como peças “chaves” para sua campanha “Igor Kannário, Binho Galinha e a Favela”. De acordo com ele, o PT na cidade está “apostando na banda mais próxima da violência”. “Favela é uma convenção carioca de pobreza associada à criminalidade, que transformaria Feira na Baixada Fluminense. Infelizmente, o PT local está mais pra bonde que para partido político vermelho”, disparou o atual prefeito.
Conquista sub-judice
Terceira maior cidade do Estado, Vitória da Conquista caminha para duas situações inusitadas: uma reeleição e um imbróglio. A prefeita Sheila Lemos (União) lidera as pesquisas com 56,99%. Ela é seguida por Waldenor Pereira (PT), com 15,97%, e Lúcia Rocha (MDB), com 13,07%. Doutor Marcos Adriano (Avante) se mantém em quarto lugar, com 1,54%. O detalhe é que Sheila teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e está recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa dos aliados do UB é que a decisão seja refeita na Corte superior.
Reeleição em Luís Eduardo Magalhães
Em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, os dados sinalizam que o prefeito Junior Marabá (PP) segue fácil para a reeleição. Segundo o Instituto AtlasIntel, ele tem 80,1% das intenções de votos, contra 12,7% de Filipe Fernandes, seu vice-prefeito, do Avante, e 2,9% de Teófilo Jerônimo (PSD). Com o resultado, os votos de Filipe e Teófilo somados resultam em menos de 20% dos votos do atual prefeito. No início de agosto, Oziel Oliveira (PSD) desistiu da candidatura e alegou dificuldades pessoais. Na ocasião, ele declarou apoio a Teófilo.
Juazeiro terá reeleição
Quinto município mais populoso da Bahia, Juazeiro também deve ter reeleição, segundo pesquisa da Séculus, divulgada em 23 de setembro. A atual gestora, Suzana Ramos (PSDB), aparece com 45,08% das intenções de voto contra 19,70% do empresário Andrei da Caixa (MDB). Celso Carvalho (PSD), sobrinho do ex-prefeito Isaac Carvalho, tem 17,53%; e o advogado Márcio Jandir (PP), 3,01%. O PT chegou a definir, sem sucesso, o nome de Isaac Carvalho, que teve o pedido rejeitado duas vezes pelo Tribunal de Justiça da Bahia para suspender sua condição de inelegibilidade.
Lauro de Freitas sem definição
O cenário também segue indefinido em Lauro de Freitas. Segundo o Instituto Paraná Pesquisa, Débora Regis segue na liderança com 49% das intenções de voto. Rosalvo, do PT, aparece em segundo lugar, com 36,3%. Indecisos somam 6%, e eleitores que optaram por votar branco ou nulo, 8,7%. A possibilidade de vitória da candidata do União Brasil ameaça o futuro da gestão do PT no município, comandada nos últimos 8 anos pela prefeita Moema Gramacho. E isso preocupa a cúpula petista. É Muita Informação!
Reeleição em Itabuna
Em Itabuna, o atual prefeito Augusto Castro (PSD) caminha para ser reeleito no próximo domingo. Segundo a última pesquisa AtlasIntel, o gestor tem 45,7% das intenções de votos e é seguido pelo deputado Fabrício Pancadinha (Solidariedade), com 25,8% das intenções. Chico França, do PL, tem 13,1% e Isaac Nery (PDT), 6,7%. Apesar de ser da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Augusto tem a preferência do eleitorado mais conservador. A pesquisa mostra ainda que 77,2% dos que votaram no prefeito em 2020 pretendem optar por ele de novo.
Influência sobre 2026
Um dia após a eleição será possível os partidos políticos começarem a montar o novo mapa político do Estado. O resultado das urnas mostrará quem realmente tem força para 2026, sendo fundamental para se configurar o desenho das próximas chapas majoritárias, tanto de partidos ligados ao governo Jerônimo, quanto da oposição.
Missão na Bahia
Sem o presidente Lula, coube à presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), vir à Bahia para tentar alavancar candidaturas petistas na reta final de campanha. Nesta última terça, ela foi a Vitória da Conquista, onde participou do encontro de mulheres com o deputado Waldenor Pereira. À tarde, a participou de evento com o candidato Zé Neto, em Feira.
Agenda de Gleisi na RMS
Nesta quarta-feira (2), Gleisi será acompanhada pelo presidente do PT-BA, Éden Valadares, nas duas agendas na Região Metropolitana de Salvador. Às 10h, eles marcam presença na Plenária da Juventude com o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. Às 16h, os dirigentes petistas participam de uma caminhada com o candidato a prefeito de Lauro de Freitas, Antonio Rosalvo (PT), no bairro de Itinga.