Hupes realiza mais de 6 mil atendimentos em práticas interativas pelo SUS em Salvador
Dia Internacional da Medicina Integrativa é celebrado nesta quinta-feira e chama atenção para abordagem holística em complemento a métodos convencionais

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vinculado à Rede Ebserh, realizou, no ano passado, mais de 6 mil atendimentos em práticas integrativas, através do Sistema Único de Saúde (SUS) com uma assistência humanizada e abrangente em Salvador. O Dia Internacional da Medicina Integrativa é celebrado, nesta quinta-feira (23), e chama atenção para a importância de abordagens que unem métodos convencionais e terapias complementares para promover saúde e qualidade de vida.
A Medicina Integrativa é uma proposta que visa não apenas tratar sintomas, mas também abordar as causas subjacentes das doenças. Essa abordagem holística tem sido incorporada ao SUS, oferecendo alívio para condições crônicas, melhorias na saúde mental e um cuidado mais personalizado aos pacientes.
Desafios e avanços na implementação das práticas integrativas
De acordo com a enfermeira Valdira Gonzaga, do Hupes-UFBA/Ebserh, os avanços estruturais são importantes para ampliar o acesso às práticas integrativas.
“É essencial planejar o processo de trabalho para garantir uma assistência integral e sistematizada, além de incluir os procedimentos na tabela do SUS, o que viabilizaria investimentos e ampliação dos atendimentos”, explica Valdira.
Para a enfermeira, a regulamentação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS, estabelecida pela Portaria nº 971 de 2006, foi um marco significativo. No entanto, ela aponta que ainda existem desafios, como a necessidade de infraestrutura adequada, insumos e capacitação de profissionais.
“Viabilizar estrutura física, insumos necessários e capacitação de profissionais é fundamental para a qualidade da assistência”, acrescentou.
Benefícios comprovados para saúde física e mental
Conforme Valdira Gonzaga, as PICS têm demonstrado resultados positivos em diversas condições de saúde, desde transtornos emocionais até doenças crônicas.
“Estudos científicos demonstram benefícios das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em transtornos como ansiedade e depressão, além de condições crônicas como doenças cardiovasculares e neurológicas”, afirma.
No Hupes em Salvador, os pacientes têm acesso a terapias como acupuntura, homeopatia, auriculoterapia, reiki, tai chi chuan, reflexoterapia podal e meditação. Em 2024, o ambulatório especializado registrou 6.020 atendimentos, com relatos significativos de melhoria na qualidade de vida.
Histórias de transformação e superação
Ao compartilhar sua experiência positiva com as práticas integrativas, a paciente Eliete dos Santos Silva destaca melhorias em sua socialização, bem-estar físico e mental após iniciar sessões de reiki, frequências de brilho e homeopatia. “Eu não sentia mais alegria na vida, mas, com o tratamento integrativo, recuperei a vontade de viver. Hoje, sou feliz por fazer parte desse cuidado”, relatou Eliete.
Papel da Ebserh na expansão das práticas integrativas
O Hupes-UFBA integra a Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e atualmente gerencia 45 hospitais universitários federais. Essas unidades desempenham um papel duplo: atendem pacientes do SUS e apoiam a formação de profissionais de saúde, além de fomentar pesquisas e inovações na área médica.
Hupes realiza 500 transplantes de medula óssea
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) também atingiu a marca, no ano passado, de 500 transplantes de medula óssea realizados por meio do Serviço de Hematologia e Hemoterapia. O serviço foi instituído no hospital em 2010.
O Brasil registrou, no primeiro semestre de 2024, um aumento de 16 mil novos doadores voluntários de medula óssea em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o banco nacional conta com 5.784.307 pessoas cadastradas, demonstrando o crescente engajamento da população com a causa vital.
Medula óssea: como se tornar doador
É muito simples o processo para se cadastrar como doador voluntário e pode salvar vidas. Confira o passo-a-passa e ajude aumentar essa corrente de solidariedade no Brasil:
- Se dirija ao hemocentro mais próximo para realizar o cadastro no Redome, gerido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e financiado pelo Ministério da Saúde.
- No local, será coletada uma amostra de sangue a ser utilizada para o exame de tipagem HLA, garantindo a compatibilidade com possíveis receptores.
- Para doar, deve atender os seguintes requisitos:
- Ter entre 18 e 35 anos de idade;
- Apresentar documento de identificação oficial com foto;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doenças infecciosas ou crônicas graves, histórico de câncer ou doenças hematológicas.
Mais Lidas
Saúde
Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia