Bahia tem três municípios incluídos em nova lista prioritária para vacinação contra dengue
Salvador, Monte Santo e Vitória da Conquista foram escolhidas com base em critérios como alta taxa de transmissão da doença

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (8), que 80 municípios, incluindo três na Bahia, receberam a classificação de prioritários para ações contra a dengue. Entre as cidades baianas estão Salvador, Monte Santo e Vitória da Conquista. Essas localidades foram escolhidas com base em critérios como a alta taxa de transmissão da doença e a tendência de crescimento no número de casos.
Combate ao avanço da dengue
Com a seleção desses municípios, a medida visa combater o avanço da dengue e reduzir o número de casos graves e óbitos. As cidades foram escolhidas devido à alta taxa de transmissão, que supera 50 casos por 100 mil habitantes, ou a tendência de aumento dos registros da doença.
Entre os 80 municípios, o estado de São Paulo concentra a maior parte das cidades da lista, com 55, seguido por Paraná com 14, Bahia e Pará com três, Goiás e Acre com dois e o Rio Grande do Norte com um. A medida inclui 16 cidades que agora farão parte da estratégia nacional de vacinação contra a doença, recebendo as doses do imunizante para combate à dengue.
Objetivos e estratégias para combater a dengue
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, destacou que a meta principal do Ministério da Saúde é reduzir os casos graves da doença e as mortes associadas à dengue. Uma das estratégias adotadas será a mobilização da Força Nacional do SUS, que ajudará a reorganizar a rede assistencial desses municípios.
Centros de hidratação: ações para salvar vidas
Para lidar com a falta de recursos assistenciais durante surtos, a pasta prevê a instalação de até 150 centros de hidratação, cada um com capacidade para 100 leitos, nos municípios prioritários. O investimento nas unidades será de até R$ 300 milhões, com o objetivo de garantir que os pacientes com dengue recebam o tratamento adequado, principalmente no que diz respeito à hidratação, que Mariângela Simão ressaltou como um dos fatores mais importantes no tratamento da doença.
“A hidratação, no caso da dengue, é a diferença entre a vida e a morte”, disse Mariângela Simão.
Vacinação contra a dengue: garantia de doses suficientes
O Ministério da Saúde também adotou uma estratégia de busca ativa para identificar as pessoas não vacinadas ou que ainda não completaram o esquema vacinal contra a dengue. A vacinação será intensificada, e o governo federal se comprometeu a monitorar os estoques da vacina, garantindo o abastecimento nas 80 cidades selecionadas.
Em relação à aplicação das doses, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que é essencial que a população complete o esquema vacinal com as duas doses. Ele reforçou que uma única dose não oferece a cobertura necessária para proteção total contra a doença.
“Quero reforçar a importância de se ter duas doses. Uma dose só não dá cobertura. Tem vacina suficiente para os municípios completarem duas doses por pessoa”, afirmou Padilha.
Monitoramento e ampliação da vacinação
O monitoramento dos estoques de vacinas será intensificado para garantir que todos os municípios prioritários tenham o abastecimento necessário. Além disso, o Ministério da Saúde não descarta a ampliação da faixa etária para a vacinação, dependendo da evolução da situação epidemiológica de cada cidade. A ação visa garantir a imunização completa da população nas cidades com maior risco de surtos de dengue.
Municípios da Bahia e o risco da sobrecarga nos serviços de saúde
A escolha das cidades na Bahia, como Salvador, Monte Santo e Vitória da Conquista, está diretamente relacionada à grande população e aos altos índices de transmissão da doença. Esses municípios têm uma população superior a 80 mil habitantes, o que aumenta o risco de sobrecarga nos serviços de saúde durante surtos de dengue. O governo federal, portanto, se prepara para atuar com ações imediatas, garantindo recursos e apoio necessário para reorganizar a rede assistencial local.
Medidas complementares e projetos estaduais
O Ministério das Relações Exteriores informou que está avaliando estratégias para responder a surtos em cidades fora da lista prioritária. Além disso, os estados e municípios parceiros estão colaborando para expandir as iniciativas de combate à dengue e fortalecer a vacinação e os serviços de saúde, com o apoio do SUS.
Redação
Mais Lidas
Saúde
Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Últimas Notícias

Vaticano divulga primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão

Lula confirma ida ao velório do Papa Francisco e decreta luto oficial de 7 dias no Brasil
Viagem do presidente e da primeira-dama ao Vaticano depende do protocolo da Santa Sé; cerimônia será realizada em Roma

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Aos 97 anos, médium baiano enfrenta quadro crítico e já deixou preparativos prontos para sua passagem ao plano espiritual

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano
Corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo desejo registrado em testamento

Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada
Nova medida impõe lacre obrigatório de dispositivos móveis como forma de evitar registros não autorizados no plenário

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros
Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador
Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino

Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento
Triunfo na Fonte Nova garante primeiros três pontos do Tricolor na Série A do Brasileirão 2025

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco
Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse