Projeto de lei que cria empresa estatal de audiovisual será entregue à AL-BA
Cerimônia acontecerá na manhã desta terça-feira, com as presenças da ministra da Cultura e do governador

Ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) fará a entrega simbólica, nesta terça-feira (8), à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), do projeto de Lei que autoriza a criação da Bahia Filmes, empresa de audiovisual do Estado. O ato será realizado, às 9 horas, no 5º andar do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A Bahia Filmes faz parte do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do governo estadual e tem como objetivo incentivar a promoção e o desenvolvimento da indústria do audiovisual baiano por meio do financiamento e da implementação de políticas públicas para o setor. O modelo é inspirado em exemplos exitosos como a SPCine e a Ceará Filmes, instituídos através de leis de iniciativa dos respectivos governos estaduais.
No projeto, também estão previstas ações em conjunto com outras secretarias para a qualificação e capacitação profissionais em comunidades de diversos territórios baianos. Além disso, poderá impactar outros 68 segmentos que estão atrelados diretamente ao mercado, que envolve trabalhadores e fornecedores que atendem ao cinema brasileiro. A cerimônia de assinatura de mensagem contará com as presenças do diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Paulo Alcoforado, e da presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, além de demais autoridades e representantes do setor.
Leia também:
Governador recebe Ancine para avaliação de projeto que cria Bahia Filmes no Estado
Maria Marighella declara apoio à criação da Bahia Filmes
Raiane Veríssimo
Raiane Veríssimo, jornalista mineira, com 22 anos de experiência. Especialista em comunicação e mídias sociais, com atuação em jornal, site, rádio, TV e campanhas políticas estaduais e nacionais.
Mais Lidas
Política
Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Últimas Notícias

Vaticano divulga primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão

Lula confirma ida ao velório do Papa Francisco e decreta luto oficial de 7 dias no Brasil
Viagem do presidente e da primeira-dama ao Vaticano depende do protocolo da Santa Sé; cerimônia será realizada em Roma

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Aos 97 anos, médium baiano enfrenta quadro crítico e já deixou preparativos prontos para sua passagem ao plano espiritual

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano
Corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo desejo registrado em testamento

Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada
Nova medida impõe lacre obrigatório de dispositivos móveis como forma de evitar registros não autorizados no plenário

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros
Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador
Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino

Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento
Triunfo na Fonte Nova garante primeiros três pontos do Tricolor na Série A do Brasileirão 2025

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco
Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse