Pular para o conteúdo
Início » OMS declara mpox como emergência em saúde pública global

OMS declara mpox como emergência em saúde pública global

Brasil registra 836 casos de mpox em 2024
Classificação ocorre em função do cenário da doença no continente africano, e indica o risco de disseminação global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira (14), o cenário de emergência em saúde pública global em função da mpox. A classificação ocorre em função do cenário da doença no continente africano, e indica o risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia. A emergência corresponde ao mais alto nível de alerta da entidade. As informações são da Agência Brasil.

Conforme o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, os surtos de mpox vêm sendo reportados na República Democrática do Congo há mais de uma década e as infecções têm aumentado ao longo dos últimos anos. Apenas em 2024, os casos já superam o total registrado em 2023 e somam mais de 14 mil, além de 524 mortes.

“A OMS vem trabalhando para conter os surtos de mpox na África e alertando que o cenário é algo que deve preocupar a todos nós. Na semana passada, convoquei o comitê de emergência para avaliar a situação na República Democrática do Congo e em outros países na África. Hoje, o comitê se reuniu e informou que, em sua visão, a situação constitui emergência em saúde pública de importância internacional”, afirmou.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças africano (CDC África) já havia declarado o cenário de mpox na região como emergência em saúde pública de segurança continental. O anúncio foi feito ontem (13) pelo diretor-geral da entidade, Jean Kaseya, ao citar a rápida transmissão da doença na África.

“Aceitei a recomendação do comitê. A detecção e a rápida disseminação de uma nova variante de mpox na República Democrática do Congo, a detecção dessa mesma variante em países vizinhos que não haviam reportado casos da doença anteriormente e o potencial de disseminação em toda a África e além são muito preocupantes”, explicou Tedros.

Leia também:

Ministério da Saúde convoca reunião sobre avanço da Monkeypox no Brasil

Bahia registra 121 óbitos em decorrência de dengue

Bahia tem 851 casos confirmados de Febre Oropouche

Nigeria Centre for Disease Control via World Health Organization