Damares Alves recorre ao STF contra resolução do Conanda sobre Aborto Legal em casos de violência sexual
Resolução, aprovada em 23 de dezembro de 2024, permite que crianças e adolescentes vítimas de violência sexual realizem o procedimento sem aprovação de responsáveis
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a extinção de uma ação judicial sobre a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que facilita o acesso de menores de idade ao aborto legal.
A resolução, aprovada em 23 de dezembro de 2024, permite que crianças e adolescentes vítimas de violência sexual realizem o procedimento sem a necessidade de autorização dos responsáveis ou a abertura de boletim de ocorrência. A medida gerou controvérsias dentro e fora do Conanda, com alegações de irregularidades em sua tramitação.
A proposta foi aprovada por 15 votos a favor e 13 contra no Conanda, com representantes do governo federal votando contra. No entanto, outros segmentos do colegiado apoiaram a resolução, e as críticas também vieram de representantes da sociedade civil, que alegaram tentativas de retardar sua aprovação.
O Conanda, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos, defende que a medida visa a proteção das vítimas de violência sexual e garante o direito à autonomia das menores em situações de conflito com seus responsáveis.
Decisões judiciais sobre a resolução
Após a ação de Damares, a 20.ª Vara Federal Cível do Distrito Federal suspendeu provisoriamente a resolução em 27 de dezembro, apontando riscos à proteção de menores vítimas de abuso sexual. A decisão, tomada pelo juiz plantonista Leonardo Tocchetto Pauperio, ocorreu durante o recesso do Judiciário.
No entanto, em 7 de janeiro, o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1), autorizou a publicação da norma, alegando que o Conanda agiu dentro da legalidade ao aprovar a medida.
Posteriormente, a juíza Liviane Kelly Soares Vasconcelos, responsável pela 20.ª Vara, entendeu que a senadora Damares não tinha legitimidade para contestar atos do Conanda, já que não integra o colegiado. A decisão extinguiu a ação, com a juíza argumentando que o controle de medidas do Executivo cabe ao Congresso Nacional.
Essa interpretação segue o entendimento do STF, que limita a atuação de parlamentares em casos semelhantes. Damares recorreu dessa decisão, citando um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que reconhece a legitimidade de parlamentares para questionar atos do Executivo em ações individuais.
Defesa do Conanda
O Conanda defende que a resolução é fundamental para garantir que menores vítimas de violência sexual tenham acesso ao aborto legal de forma rápida e sem enfrentar obstáculos impostos pelos responsáveis legais.
O órgão ressalta que o acompanhamento da Defensoria Pública e do Ministério Público é garantido, garantindo que a autonomia da vítima seja respeitada em todas as etapas do processo.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Zé Cocá se reúne com Jerônimo e pode deixar base de ACM Neto
Últimas Notícias
CBPM e prefeitura de Camaçari estudam instalação de indústrias de vidro solar e baterias de sílica
Prefeitura se comprometeu a encontrar uma área no município que atenda aos requisitos necessários para as fábricas
Mendonça dá 15 dias para Haddad responder queixa-crime de Flávio Bolsonaro sobre ‘rachadinha’
Fala do ministro da Fazenda ocorreu no dia 15 de janeiro, durante anúncio da revogação de uma portaria da Receita Federal relacionada ao Pix
Em meio à crise financeira, Débora Regis veta aumento salarial próprio e do vice-prefeito em Lauro de Freitas
Conforme a gestora municipal, o objetivo no momento é 'resgatar' a cidade
PF indicia ex-diretores e coordenadores da PRF por tentativa de interferência nas eleições de 2022
Acusações incluem crimes como desobediência, prevaricação e restrição ao direito de voto
Governo do Estado cria quase 2,4 mil novos cargos na Polícia Civil e anuncia convocação de PMs e Bombeiros da reserva
Governo também anunciou a autorização de concursos públicos para os quadros de saúde da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar
BBB 25: ao lado do irmão, César Menotti e Fabiano animam a casa nesta quarta-feira
Show no BBB 25 contará com a participação especial do irmão dos artistas, o empresário e pastor Fábio Lacerda, que também subirá ao palco ao lado da dupla
Ministério Público recomenda controle do número de foliões em cima de trios elétricos no Carnaval de Salvador
De acordo com o MP-BA, a recomendação tem o objetivo de prevenir superlotação e garantir a segurança dos foliões
Selo Literário João Ubaldo Ribeiro: FGM lança 4ª edição com homenagem especial
Cerimônia destaca o legado de João Ubaldo Ribeiro e incentiva a literatura baiana
Solução para o contrato de concessão da Via Bahia deverá ser definida em até 15 dias, diz ministro dos Transportes
Em novembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a realização de uma audiência pública para a concessão do lote rodoviário das BR-116/BA e BR-324/BA
Mais de 100 cidades de Pernambuco entram em emergência hídrica devido à seca prolongada
Inicialmente, 118 cidades foram listadas, mas o número foi corrigido posteriormente