Festival ‘Som do Sabor’ traz gastronomia, música e arte ao Largo do Santo Antônio
Evento acontece nesta sexta-feira, sábado e domingo com shows e oficinas
Divulgação/Goya Comunicação
O festival Som do Sabor acontece, neste fim de semana, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, prometendo uma programação repleta de sabor, música e reflexão. No sábado (11), serão oferecidas três oficinas gastronômicas no pátio da Paróquia do Santo Antônio. Entre elas está a “Fé e Sabor”, que propõe uma reflexão entre gastronomia e religião e será conduzida pelo chef Pedro Meireles, do Fira Restaurante, e pelo padre Jailson Santos, pároco da paróquia local.
Ao todo, serão 40 vagas para os interessados. A oficina é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do link.
A relação entre gastronomia e religião
Segundo o padre Jailson Santos, a oficina visa explorar como a gastronomia se entrelaça com os cultos religiosos. “Praticamente todas as religiões envolvem comidas em seus cultos. A culinária é a arte de suscitar felicidade na vida das pessoas, e por isso considero que comer também é uma experiência espiritual”, declarou ele.
A oficina contará ainda com uma demonstração prática de culinária com o chef Pedro Meireles, que ensinará a preparar uma deliciosa croqueta de rabada com aioli de pimenta doce. Ele já morou em Nova York, onde passou por restaurantes renomados, como o Atera.
“Estou ansioso para contar um pouco sobre a minha história e apresentar à culinária regional formas de aprimorar um prato tão tradicional como a rabada”, disse Meireles.
Outras oficinas gastronômicas imperdíveis
Os participantes terão a oportunidade de participar de outras oficinas gastronômicas, sob a supervisão de chefs renomados mundialmente. Kaywa Hilton, que comanda as cozinhas do Boia Restaurante e do Maré Praia do Forte, conduzirá uma oficina sobre smashs de barriga de atum e umami barbecue. A chef tem passagens por restaurantes na França e combina técnicas refinadas com o uso de ingredientes locais para criar pratos inovadores.
Já o chef Peu Mesquita, responsável pelas receitas dos restaurantes Lafayette e Vona, ensinará a preparar casquinha de siri com farofa de maracujá. Com vasta experiência em restaurantes de renome como o DOM e o Piazza Duomo, promete ensinar o público a preparar pratos mais sofisticados.
Música e cultura
O festival contará, além da gastronomia, com apresentações musicais todos os dias, a partir das 16h, trazendo shows de artistas da nova cena musical alternativa, como rap, neo soul e outras vertentes da música brasileira. Entre as atrações estão a banda Àttooxxá, a cantora Melly, as bandas Afrocidade e Sambaiana, além de batalhas de slam, MCs e competições de dança urbana, que premiarão os melhores colocados.
Além disso, o evento contará com a participação dos artistas grafiteiros Ananda Santana, Dimak e Nikol Carvalho, que irão criar uma obra de arte coletiva com o público. Para completar a experiência, uma praça de alimentação oferecerá comidas típicas de rua, como acarajé, beiju, cachorro-quente, pastel, coxinha e hambúrguer, garantindo a energia necessária para curtir o evento.
Programação completa do festival Som do Sabor
O festival começa, nesta sexta-feira (10), com shows de rap e hip-hop, e segue no sábado (11). O último dia do evento é no domingo (12), prometendo fechar a edição com chave de ouro, com apresentações de samba e mais batalhas culturais.
Confira a programação musical:
Sexta-feira (10):
- Aurea Semiséria convida Suh
- Zé Atunbí
- Yan Cloud convida Nininha
- Melly
Sábado (11):
- Guedez (pagotrap)
- Ravi Lobo convida Bel4triz
- Tiri convida Márcia Castro
- Afrocidade
Domingo (12):
- Batalhas de MCs
- Banda Àttooxxá
- Suco de Bahia e Sambaiana
Mais Lidas
Cultura
Pôr do Som com Daniela Mercury é confirmado para abrir 2026 em Salvador
Ilê Axé Ejigbô realiza 19ª Alvorada dos Ojás nesta sexta em homenagem a Oxalá
Últimas Notícias
Bahia registra 97 feminicídios em 2025 e dados revelam perfil das vítimas
Carla Zambelli renuncia ao mandato e Câmara convoca suplente após decisão do STF
Deputada do PL deixou o cargo após determinação do Supremo e Câmara convocou Adilson Barroso
Banco anuncia piloto do euro digital em 2027 e lançamento em 2029
Piero Cipollone, apresentou o cronograma previsto para a implementação do euro digital e indicou que o lançamento da moeda está projetado para 2029
Itamaraty lamenta ataque na Austrália e confirma ausência de brasileiros entre vítimas
Ministério das Relações Exteriores afirmou que não há registro de brasileiros feridos
Morre aos 95 anos Haroldo Costa, referência do jornalismo e do Carnaval brasileiro
Comunicador teve atuação marcante no samba, no rádio, na televisão e na pesquisa cultural
Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo para mais de 70 municípios baianos; confira lista
Aviso atinge cidades do Sul, Extremo-sul, sudoeste e Oeste do estado
Manifestantes ocupam a Barra e pedem fim do feminicídio e da violência contra mulheres na Bahia
Caminhada reuniu mulheres e homens em Salvador e integra mobilização nacional contra a violência de gênero
Ataque a tiros em praia na Austrália deixa ao menos 12 mortos durante celebração judaica
Disparos ocorreram na praia de Bondi durante evento judaico e mobilizaram polícia e serviços de emergência
Hugo Motta recua e mantém escolta policial de líder do PSOL na Câmara após repercussão negativa
Presidência da Câmara afirmou, por meio de nota, que proteção será mantida até decisão definitiva
Ataque a tiros em universidade dos EUA deixa dois mortos e nove feridos
Ataque ocorreu no prédio de Engenharia durante período de provas e levou a alertas de abrigo
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial de fim de ano da Globo
Falha no freio de Cadillac atingiu veículos da equipe durante gravação em Gramado