Bolsonaro se diz ‘chateado’ e ‘abalado’ por não ir à posse de Trump nos Estados Unidos
Ex-presidente destaca perseguição política e busca apoio de Trump para reverter decisões do TSE
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, neste sábado (18), estar “chateado” e “abalado” por não poder comparecer à cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para segunda-feira (20), em Washington. Bolsonaro também declarou que espera o apoio de Trump para reverter sua inelegibilidade no Brasil.
“Com toda certeza, se ele me convidou, ele tem a certeza que pode colaborar com a democracia do Brasil afastando inelegibilidades políticas, como essas duas minhas que eu tive”, disse Bolsonaro.
Inelegibilidade e apoio de Trump
O ex-presidente não detalhou de que forma Trump poderia influenciar na decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o declarou inelegível por oito anos. Bolsonaro sugeriu que a presença do líder norte-americano poderia alterar sua situação.
“(O Trump) não vai admitir certas pessoas pelo mundo perseguindo opositores, o que chama de lawfare, que ele sofreu lá. Grande semelhança entre ele e eu”, afirmou.
Bolsonaro também criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, sem mencioná-lo diretamente. “Eu estou chateado. Estou abalado ainda. Eu enfrento uma enorme perseguição política por parte de uma pessoa. Essa pessoa decide a vida de milhões de pessoas no Brasil. Ele é o dono do processo. Ele é o dono de tudo”.
Impedimentos para a viagem aos EUA
Bolsonaro afirmou que havia pré-agendado o encontro com Trump por meio de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), mas não poderá comparecer devido à retenção de seu passaporte por ordem de Alexandre de Moraes.
A defesa do ex-presidente apresentou dois pedidos ao STF para autorizar sua viagem aos Estados Unidos, alegando convite formal de Trump. Ambos foram negados sob a justificativa de que há risco de “tentativa de evasão” para evitar a aplicação da lei penal. Moraes também argumentou que Bolsonaro teria defendido a fuga do País e o asilo de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
Representação por Michelle e Eduardo Bolsonaro
No evento, Bolsonaro será representado por sua esposa, Michelle Bolsonaro, e pelo deputado Eduardo Bolsonaro. Neste sábado, no Aeroporto de Brasília, Bolsonaro acompanhou o embarque de Michelle e comentou sobre a ausência.
“Eu pré-acertei o encontro com o chefe de Estado (Trump) via Eduardo Bolsonaro e, lamentavelmente, não vou poder comparecer. Eu queria estar acompanhando a minha esposa. Quem vai estar acompanhando lá é o meu filho Eduardo”, afirmou o ex-presidente.
Michelle declarou que Bolsonaro está sendo perseguido politicamente e que “eles têm um certo medinho” do marido, por considerá-lo o maior líder da direita no Brasil. Ela, no entanto, não especificou quem seriam “eles”.
Discussões sobre anistia aos condenados de 8 de janeiro
Bolsonaro também mencionou a articulação com pré-candidatos à presidência da Câmara e do Senado sobre a votação de um projeto de lei que propõe anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Ele destacou a importância de que “o devido processo legal seja seguido” no Congresso para que o tema seja votado.
Confira momento em que Bolsonaro acompanha Michelle no Aeroporto:
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Erika Hilton solicita inquérito na PF após ameaças sobre vídeo do Pix
Presidente reforça diplomacia e torce por parceria com EUA sob Trump
Últimas Notícias
BBB25: Gracyanne Barbosa e impacto dos ovos na dieta
Erika Hilton solicita inquérito na PF após ameaças sobre vídeo do Pix
Família corporativa e alta performance podem andar juntos?
No Brasil, empresas familiares são responsáveis pela empregabilidade de mais de 50% da força de trabalho
Presidente reforça diplomacia e torce por parceria com EUA sob Trump
Presidente destaca importância da relação bilateral e busca paz nas relações internacionais; Brasil será representado na posse por embaixadora
Lula exige resultados, promete ajustes e convoca ministros para conversas individuais
Presidente define 2025 como ano crucial e critica ‘neofascismo, neonazismo e autoritarismo’, em referência indireta a Bolsonaro
Polícia Civil devolve 244 celulares em mais uma fase da operação Mobile
Ação recupera aparelhos roubados e reforça importância do registro de ocorrência
Israel libera 90 prisioneiros palestinos em troca histórica no cessar-fogo com Hamas
Em paralelo, grupo terrorista libertou três primeiras reféns israelenses, que foram entregues à Cruz Vermelha e, após avaliação médica, reencontraram suas famílias
Resumo BBB 25 de hoje: choro, desentendimentos e novas alianças marcam madrugada após 1º paredão
Qual dupla você quer que saia: Edilberto e Raissa, Marcelo e Arleane, ou Diogo Almeida e Vilma? Vote na enquete do Portal M!
Trump toma posse nesta segunda e líderes estrangeiros são convidados para cerimônia pela 1ª vez
Cerimônia acontece nesta segunda-feira, a partir das 11h30, no horário de Brasília
Bolsa Família: Estudo da Fiocruz aponta redução da mortalidade entre beneficiários com transtorno mental
Pesquisadores sediados na Bahia analisaram dados de aproximadamente 70 mil pacientes no período entre 2008 e 2015
Prefeito de Juazeiro cancela Carnaval por ‘colapso financeiro’
Segundo Andrei Gonçalves, medida segue recomendação do Ministério Público e dívidas acumuladas chegam a R$ 300 milhões
‘Morar Melhor’: Bruno Reis entrega casas reformadas em Nova Brasília de Valéria
Desde sua criação, programa já beneficiou mais de 54 mil residências em Salvador; cerimônia acontece nesta segunda, às 9h