Bolsonaro publica foto no hospital, diz que teve complicações no intestino e descarta cirurgia
Conforme ex-presidente, quadro clínico é estável, com evolução positiva e sem sinais de febre

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou, nesta sexta-feira(11), uma foto em que aparece no Hospital Rio Grande, em Natal (RN). Na publicação, o ex-presidente que foi internado após relatar dores intensas na região abdominal, afirmou que o desconforto é decorrente de complicações no intestino delgado, em razão das cirurgias realizadas após a facada sofrida em 2018.
Estado de saúde é estável e cirurgia foi descartada neste momento
Segundo Bolsonaro, os médicos descartaram, por ora, a necessidade de uma nova cirurgia. O quadro clínico é estável, com evolução positiva e sem sinais de febre. “Momentos assim nos lembram da fragilidade da carne e da fortaleza que vem da fé, da família e daqueles que permanecem ao nosso lado, mesmo à distância”, escreveu o ex-presidente no Instagram.
Ele também agradeceu a atuação das equipes médicas, enfermeiros e o suporte da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, responsável pelo transporte emergencial entre os hospitais.
Transferência foi feita após atendimento inicial no município de Santa Cruz
Antes de ser levado ao hospital da capital, Bolsonaro foi atendido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz (RN). De lá, ele foi conduzido em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até um heliponto, de onde seguiu para Natal.
A governadora Fátima Bezerra (PT) determinou que as equipes das Secretarias Estaduais de Saúde e de Segurança Pública adotassem todas as providências necessárias para prestar assistência ao ex-presidente. “Total empenho e a adoção de todas as providências necessárias” foram garantidos, segundo ela.
Tratamento é clínico, mas possibilidade de cirurgia não está descartada
Desde o atentado que sofreu em Juiz de Fora (MG), em 2018, Bolsonaro já passou por cinco intervenções cirúrgicas na região abdominal. Segundo o médico Antônio Luiz Macedo, que acompanha o ex-presidente, o tratamento atual é exclusivamente clínico, embora uma nova cirurgia ainda não esteja descartada.
Bolsonaro está sendo medicado com antibióticos, recebe hidratação intravenosa, controle de pressão arterial e remoção de líquido estomacal por meio de sonda. De acordo com Macedo, o episódio pode ter sido desencadeado por alimentos mal mastigados.
Bolsonaro mantém agenda política no Nordeste com a ‘Rota 22’
Mesmo hospitalizado, o ex-presidente reafirmou sua intenção de seguir com a agenda política nos próximos dias. “Com a ajuda dos médicos e a proteção de Deus, em breve estarei de volta, pronto para retomar minha missão de percorrer as cinco regiões do Brasil”, declarou.
Bolsonaro cumpre uma série de compromissos no Nordeste, em uma movimentação conhecida como “Rota 22”. A estratégia busca fortalecer sua presença entre o eleitorado nordestino, região onde foi derrotado no segundo turno das eleições de 2022 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula venceu nos nove Estados do Nordeste, com ampla vantagem de votos.
Bolsonaro pede anistia ampla para presos do 8 de Janeiro
Na quinta-feira (10), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não está interessado na redução de pena para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, mas sim na anistia ampla, geral e irrestrita. A fala durante participação em evento organizado por um grupo de advogados de direita, críticos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Judiciário.
Ele também se referiu ao voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, no julgamento que o tornou réu por tentativa de golpe de Estado, como um marco na articulação política. Segundo o ex-presidente, o discurso de sua esposa, Michelle Bolsonaro, durante manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, teve impacto sobre o magistrado.
“Agora, tivemos um ponto de inflexão. Enchendo a bola da minha esposa aqui, que falou muito bem na Paulista, dirigindo-se ao ministro Fux. Ali, no meu entender, foi uma fissura que apareceu. Um outro lado que parecia impossível. A modulação não nos interessa. Redução de penas não nos interessa. O que nos interessa, sim, é anistia ampla, geral e irrestrita”, disse Bolsonaro aos convidados.
Redação
Mais Lidas
Política
Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Últimas Notícias

Júnior Muniz entrega título a Stella Li na China e destaca 20 mil empregos com fábrica da BYD
Deputado estadual reconhece papel decisivo da CEO global da montadora na instalação da fábrica de veículos elétricos em Camaçari

Cotado para papa, Dom Sérgio evita holofotes e emociona ao falar sobre legado de Francisco
Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil integra grupo seleto que participará do Conclave; cerimônia de despedida ao pontífice reúne políticos

Associações de defensores públicos lançam campanha nacional por justiça climática em Salvador
Para presidenta da Anadep, Fernanda Fernandes, contato direto com população proporciona resposta mais eficiente

Vaticano divulga primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão
Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em cerimônia simples, em homenagem à sua vida de compromisso social

Hugo Motta foge de polêmica da anistia e mira nas três áreas que mais preocupam brasileiros
Presidente da Câmara afirma que tema divide a Casa e defende foco em pautas que impactam diretamente vida da população

Lula confirma ida ao velório do Papa Francisco e decreta luto oficial de 7 dias no Brasil
Viagem do presidente e da primeira-dama ao Vaticano depende do protocolo da Santa Sé; cerimônia será realizada em Roma

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Aos 97 anos, médium baiano enfrenta quadro crítico e já deixou preparativos prontos para sua passagem ao plano espiritual

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano
Corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo desejo registrado em testamento

Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada
Nova medida impõe lacre obrigatório de dispositivos móveis como forma de evitar registros não autorizados no plenário

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros
Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube