Bolsonaro rejeita redução de penas e pede anistia ampla para presos do 8 de Janeiro
Conforme o ex-presidente, apenas a ‘anistia ampla, geral e irrestrita’ interessa à oposição

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, nesta quinta-feira (10), que não está interessado na redução de pena para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, mas sim na anistia ampla, geral e irrestrita. A fala durante participação em evento organizado por um grupo de advogados de direita, críticos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Judiciário.
Fala de Fux é vista como abertura no STF
Bolsonaro se referiu ao voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, no julgamento que o tornou réu por tentativa de golpe de Estado, como um marco na articulação política. Segundo o ex-presidente, o discurso de sua esposa, Michelle Bolsonaro, durante manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, teve impacto sobre o magistrado.
Ao comentar o episódio, Bolsonaro afirmou que a fala de Michelle foi importante para o momento político.
“Agora, tivemos um ponto de inflexão. Enchendo a bola da minha esposa aqui, que falou muito bem na Paulista, dirigindo-se ao ministro Fux. Ali, no meu entender, foi uma fissura que apareceu. Um outro lado que parecia impossível. A modulação não nos interessa. Redução de penas não nos interessa. O que nos interessa, sim, é anistia ampla, geral e irrestrita”, disse Bolsonaro aos convidados.
Anistia volta ao centro das articulações políticas
Durante o almoço, Bolsonaro também afirmou que a bancada do PL está próxima de conseguir o número mínimo de assinaturas para protocolar o requerimento de urgência que permite a votação do projeto de anistia em plenário.
“A bancada do PL está muito próxima, talvez já tenhamos até alcançado”, afirmou.
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido, não divulgou os nomes dos parlamentares que assinaram o requerimento. De acordo com o Placar da Anistia do jornal O Estado de S. Paulo, 200 deputados já se posicionaram favoravelmente à proposta.
Bolsonaro se reúne com presidente da Câmara
Mais cedo, o ex-presidente se reuniu com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, para tratar da tramitação do projeto. A movimentação visa acelerar o processo legislativo e gerar pressão política para que a pauta entre na agenda do Congresso Nacional.
Críticas ao STF e referência às eleições de 2026
Durante seu discurso, Bolsonaro voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) e alegou que, caso não tivesse deixado o país em 30 de dezembro de 2022, teria sido preso ou morto pela Polícia Federal.
Ao comentar sobre o equilíbrio entre os Poderes, o ex-presidente afirmou que, quando fala mudar o destino do Brasil com 50% da Câmara e 50% do Senado, significa um ambiente sem perseguição.
“Para que, caso necessário, ele possa fazer com que alguém ou outro Poder se rebaixe e se coloque em situação de igualdade com os demais. Somente com esse equilíbrio podemos ter certeza que atingiremos nossos objetivos”, declarou.
Evento reuniu apoiadores e aliados políticos
Além de Bolsonaro, participaram do almoço a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), o senador Magno Malta (PL-ES), o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL-PE) e o desembargador Sebastião Coelho, advogado do ex-assessor Filipe Martins no STF. Durante o encontro, os participantes criticaram o papel da OAB, condenaram decisões do Judiciário e defenderam ações de “resistência” em relação ao Supremo.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro