PT oficializa Marcelino Galo como novo líder na AL-BA após eleição de Fátima Nunes

Galo substitui a deputada Fátima Nunes, eleita 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia


Redação
Redação 22/04/2025 17:58 • Política
PT oficializa Marcelino Galo como novo líder na AL-BA após eleição de Fátima Nunes - Reprodução / Instagram @marcelinogalo

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) assumiu, nesta terça-feira (22) a liderança da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A escolha foi oficializada durante reunião ordinária do grupo, com a presença de parlamentares petistas e representantes da Executiva Estadual do PT. Galo substitui a deputada Fátima Nunes, eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna na sigla.

A nova função marca o retorno do parlamentar à liderança do partido na Assembleia. Ele já havia ocupado o cargo entre 2019 e 2021, período em que conduziu articulações políticas em meio à pandemia de Covid-19.

Ao agradecer a confiança dos colegas, Galo afirmou que este é um dos melhores momentos que já teve na Casa, e afirmou ter ciência da sua responsabilidade neste contexto. “Hoje ocupamos espaços importantes na Assembleia Legislativa. Estamos na vice-presidência, ocupamos grandes comissões e atuamos ao lado do Governador Jerônimo Rodrigues por mais qualidade de vida e direitos para o nosso povo”.

De acordo com o petista, enquanto líder da sigla, seu papel será “trabalhar para fortalecer o partido no cenário político e entre os movimentos sociais e a sociedade”.

Experiência e articulação com movimentos sociais

Galo já ocupou cargos como diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e presidente estadual do PT. No Legislativo baiano, tem articulação com movimentos sociais e pelo diálogo com o Executivo estadual.

A vice-presidente da AL-BA, deputada Fátima Nunes, ressaltou a trajetória de Galo e a continuidade do trabalho conjunto, e afirmou acreditar que ele desempenhará um “excelente trabalho na liderança” da sigla.

A parceria com o líder Marcelino Galo é antiga, desde quando ele foi diretor do Incra, e depois presidente do nosso partido. E desde então seguimos nessa longa caminhada de busca constante dos direitos para o nosso povo”, afirmou a parlamentar.

Segundo Galo, sua liderança também buscará ampliar a presença do PT nas discussões estratégicas da Casa, consolidando espaços conquistados dentro da estrutura da Assembleia, como a vice-presidência e comissões permanentes.

A atuação da bancada será pautada, segundo o novo líder, pelo compromisso com a ampliação de direitos e a promoção de políticas públicas voltadas às necessidades da população baiana.

Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA

Na última terça-feira (15), a deputada estadual Fátima Nunes (PT) foi eleita 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A petista concorreu sozinha ao segundo posto mais importante da mesa diretora e recebeu 41 votos dos 52 deputados estaduais presentes. Também foram registrados dois votos nulos e nove votos em branco.

A eleição marcou um momento histórico na AL-BA, que passa a ter, pela primeira vez em 190 anos, duas mulheres nos cargos de presidente e vice-presidente. A presidência é ocupada pela deputada Ivana Bastos (PSD), que conduziu a sessão que confirmou o resultado.

A escolha de Fátima encerrou uma disputa interna na bancada do Partido dos Trabalhadores. O deputado Júnior Muniz (PT), que articulava sua candidatura ao cargo, não oficializou sua participação na eleição por estar em viagem à China. Ele chegou ao país asiático na segunda-feira (14) para visita à sede da montadora de carros elétricos BYD.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo -
Política 16/07/2025 às 08:30

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo

Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização


Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa -
Política 16/07/2025 às 08:00

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa

Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados


Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço -
Saúde 16/07/2025 às 07:30

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço

Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco


Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira -
Cidades 16/07/2025 às 07:00

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira

Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop


Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo -
Coluna Ohh! 15/07/2025 às 23:00

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo

Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988


Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região -
Cultura 15/07/2025 às 22:42

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região

Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'


Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista -
Política 15/07/2025 às 22:21

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista

Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático


Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário -
Coluna Ohh! 15/07/2025 às 22:00

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário

Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça


Mourão critica Trump e diz que processo contra Bolsonaro deve ser resolvido por brasileiros: ‘não aceito que venha meter bedelho’ -
Política 15/07/2025 às 21:39

Mourão critica Trump e diz que processo contra Bolsonaro deve ser resolvido por brasileiros: ‘não aceito que venha meter bedelho’

Declaração foi feita durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado


Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por postura diante de tarifaço dos EUA: ‘subserviência servil’ -
Política 15/07/2025 às 21:20

Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por postura diante de tarifaço dos EUA: ‘subserviência servil’

Deputado diz que reunião de Tarcísio com empresários e diplomatas prejudica plano de anistia ao seu pai, Jair Bolsonaro