PT oficializa Marcelino Galo como novo líder na AL-BA após eleição de Fátima Nunes
Galo substitui a deputada Fátima Nunes, eleita 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) assumiu, nesta terça-feira (22) a liderança da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A escolha foi oficializada durante reunião ordinária do grupo, com a presença de parlamentares petistas e representantes da Executiva Estadual do PT. Galo substitui a deputada Fátima Nunes, eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna na sigla.
A nova função marca o retorno do parlamentar à liderança do partido na Assembleia. Ele já havia ocupado o cargo entre 2019 e 2021, período em que conduziu articulações políticas em meio à pandemia de Covid-19.
Ao agradecer a confiança dos colegas, Galo afirmou que este é um dos melhores momentos que já teve na Casa, e afirmou ter ciência da sua responsabilidade neste contexto. “Hoje ocupamos espaços importantes na Assembleia Legislativa. Estamos na vice-presidência, ocupamos grandes comissões e atuamos ao lado do Governador Jerônimo Rodrigues por mais qualidade de vida e direitos para o nosso povo”.
De acordo com o petista, enquanto líder da sigla, seu papel será “trabalhar para fortalecer o partido no cenário político e entre os movimentos sociais e a sociedade”.
Experiência e articulação com movimentos sociais
Galo já ocupou cargos como diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e presidente estadual do PT. No Legislativo baiano, tem articulação com movimentos sociais e pelo diálogo com o Executivo estadual.
A vice-presidente da AL-BA, deputada Fátima Nunes, ressaltou a trajetória de Galo e a continuidade do trabalho conjunto, e afirmou acreditar que ele desempenhará um “excelente trabalho na liderança” da sigla.
“A parceria com o líder Marcelino Galo é antiga, desde quando ele foi diretor do Incra, e depois presidente do nosso partido. E desde então seguimos nessa longa caminhada de busca constante dos direitos para o nosso povo”, afirmou a parlamentar.
Segundo Galo, sua liderança também buscará ampliar a presença do PT nas discussões estratégicas da Casa, consolidando espaços conquistados dentro da estrutura da Assembleia, como a vice-presidência e comissões permanentes.
A atuação da bancada será pautada, segundo o novo líder, pelo compromisso com a ampliação de direitos e a promoção de políticas públicas voltadas às necessidades da população baiana.
Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA
Na última terça-feira (15), a deputada estadual Fátima Nunes (PT) foi eleita 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A petista concorreu sozinha ao segundo posto mais importante da mesa diretora e recebeu 41 votos dos 52 deputados estaduais presentes. Também foram registrados dois votos nulos e nove votos em branco.
A eleição marcou um momento histórico na AL-BA, que passa a ter, pela primeira vez em 190 anos, duas mulheres nos cargos de presidente e vice-presidente. A presidência é ocupada pela deputada Ivana Bastos (PSD), que conduziu a sessão que confirmou o resultado.
A escolha de Fátima encerrou uma disputa interna na bancada do Partido dos Trabalhadores. O deputado Júnior Muniz (PT), que articulava sua candidatura ao cargo, não oficializou sua participação na eleição por estar em viagem à China. Ele chegou ao país asiático na segunda-feira (14) para visita à sede da montadora de carros elétricos BYD.
Mais Lidas
Política
Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos
Últimas Notícias

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo
Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa
Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço
Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira
Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo
Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região
Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista
Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário
Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça

Mourão critica Trump e diz que processo contra Bolsonaro deve ser resolvido por brasileiros: ‘não aceito que venha meter bedelho’
Declaração foi feita durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado

Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por postura diante de tarifaço dos EUA: ‘subserviência servil’
Deputado diz que reunião de Tarcísio com empresários e diplomatas prejudica plano de anistia ao seu pai, Jair Bolsonaro