De repente, a China faz um alerta

Neste artigo, Gerson Brasil analisa a nova estratégia da China na guerra tarifária com os EUA e o impacto global das disputas comerciais de Xi Jinping


Gerson Brasil
Gerson Brasil 22/04/2025 17:00 • Artigos
De repente, a China faz um alerta -

A China lançou uma carta na mesa da guerra tarifária imposta por Trump, dando sinais de precisar de apoio para vencer a contenda ou diminuir danos. Até então, as nações estavam procurando um modo de negociar com os EUA na perspectiva de manter o mercado americano dentro do radar das trocas comerciais e se chamuscar se possível levemente, porque os consumidores/eleitores possivelmente não gostariam de perder seus empregos, porque a indústria ou aquela empresa de exportação de serviços perdeu 30% do negócio.

A Europa e Trump estão trocando farpas, mas ainda não chegaram ao campo de batalha e prosseguem se estudando, mas de olho na plateia e principalmente na reação. Conforto e bem-estar social foram conquistas obtidos à base de muito sacrifício, sobretudo de guerras, e não se troca de modo de vida, e os privilégios, como se fossem apenas descartar papel usado na lixeira.

Nos outros países, incluindo o Brasil, a situação guarda similitude e abaixo da linha do Equador onde a riqueza ainda não se fez presente para grande parte da população a ansiedade é ainda maior.

No campo da guerra tarifária a China fez um movimento que chama a atenção. Até então, Xi Jinping vinha impondo também tarifas aos produtos Made in USA e suspendendo compras, como aconteceu com os aviões da Boeing, onde encomendas foram canceladas.

Mas agora, a China resolveu colocar no seu portfólio de enfrentamento a Trump os outros países e de maneira curiosa, alertando-os de que se houver restrições de compra de produtos chinês, Pequim vai ficar furiosa. Ora, todos sabem que a nova ordem mundial do comércio passará por uma reforma, onde cada país tentará garantir sua balança comercial, com os EUA, a China e a Europa. A Organização Mundial do Comércio pertence ao passado, os tratados comerciais idem, então, não haverá uma regra a ser seguida, contará a capacidade de cada país ditar seu rumo.

Na reportagem de Vivian Wang no New York Times, edição on line, de ontem, está bem claro que Xi Jinping quer um alinhamento ou descerá a palmatória na mão dos outros. Diz a matéria: “o governo chinês alertou outros países para que não limitem o comércio com a China a fim de obter uma isenção das tarifas americanas, prometendo retaliar os países que o fizerem”.

A repórter informa na matéria que “o governo Trump não afirmou oficialmente que pressionaria os países a limitar o comércio com a China em troca de isenção de tarifas. Mas Trump sinalizou que está aberto à ideia”.

Já quase no fim da reportagem está escrito: “há indícios de que alguns países podem oferecer concessões aos Estados Unidos relacionadas à China. Autoridades vietnamitas prometeram reprimir o transbordo, uma prática em que mercadorias são enviadas por um terceiro país com uma tarifa mais baixa. Autoridades americanas acusaram a China de fazer transbordo através do Vietnã. Outros países também não endossaram os apelos da China para se unirem contra as tarifas americanas”.

A China sabe que muitos dos seus produtos vão ficar sem navios e as reclamações em relação ao Made in China já ocorrem. O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, em entrevista ao repórter Eduardo Vargas de IstoÉ Dinheiro, na edição, online, de 20 março, relatou que a companhia ‘está próxima’ de repensar o patamar de alocação de capital em solo brasileiro em meio a um cenário de ‘inundação de aço da China’, que provoca prejuízos à indústria nacional e subutilização da capacidade de produção da empresa no país. Este é apenas um dos ruídos provocados pelos produtos chineses, não somente no Brasil, mas em diversos lugares. No entanto, há muito interesse em jogo, e qualquer extrapolação para o cenário de uma nova Guerra Fria serve para vender audiência e especulação, mas a o líder chinês Xi acusou um golpe com a luta de box ainda no vestiário.

*Gerson Brasil, jornalista, escritor e secretário de Redação da Tribuna da Bahia

Últimas Notícias

Clássico brasileiro no Mundial de Clubes: Palmeiras e Botafogo duelam por vaga nas quartas -
Esporte 24/06/2025 às 14:40

Clássico brasileiro no Mundial de Clubes: Palmeiras e Botafogo duelam por vaga nas quartas

Times se enfrentam neste sábado nos Estados Unidos após campanhas instáveis na fase de grupos; Flamengo e Fluminense também disputam classificação


Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador -
Cultura 24/06/2025 às 13:50

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador

Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina


Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior -
Cultura 24/06/2025 às 13:00

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior

Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios


Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia -
Internacional 24/06/2025 às 12:10

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia

Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia


Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração -
Cultura 24/06/2025 às 11:20

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração

Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local


Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local -
Cultura 24/06/2025 às 10:30

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local

Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar


Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina -
Cultura 24/06/2025 às 09:40

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina

Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró


Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro -
Política 24/06/2025 às 08:50

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro

Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto


Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié -
Cidades 24/06/2025 às 08:00

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié

Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia


Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação -
Política 24/06/2025 às 07:30

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação

Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula