Uruguai terá 2º turno nas eleições presidenciais
Candidato de centro-esquerda Yamandú Orsi enfrentará conservador Álvaro Delgado no dia 24 de novembro para suceder atual presidente, Lacalle Pou
A eleição presidencial no Uruguai será decidida em 2º turno nas eleições presidenciais, com o candidato de centro-esquerda Yamandú Orsi enfrentando o conservador Álvaro Delgado no dia 24 de novembro. De acordo com resultados oficiais parciais divulgados neste domingo (27), nenhum dos candidatos obteve a maioria necessária para suceder o atual presidente, Lacalle Pou.
Além de escolherem o próximo presidente do Uruguai e seu vice, mais de 2,72 milhões de uruguaios foram às urnas neste domingo para eleger senadores e deputados, além de responderem a duas propostas plebiscitárias de reforma constitucional.
Com 60% das urnas apuradas, Orsi contava com 41,5% dos votos, enquanto Delgado somava 28,69%. Andrés Ojeda do partido Colorado, que ficou com 16,8% dos votos, já declarou seu apoio a Delgado, reforçando a união dos conservadores contra a possibilidade de uma vitória da esquerda.
Reforma da previdência
Os eleitores uruguaios também participaram de dois plebiscitos obrigatórios, um dos quais propunha uma reforma previdenciária que reduziria a idade de aposentadoria de 65 para 60 anos, com um custo de US$ 22,5 bilhões. Segundo pesquisas de boca de urna realizadas por Cifra e Equipos Consultores, a reforma foi rejeitada por 61% dos eleitores, contra 39% que votaram a favor. A rejeição à proposta atendeu às preocupações de investidores e políticos que temiam que a medida prejudicasse a economia do país.
Além disso, um segundo plebiscito, que buscava aumentar os poderes da polícia para combater o crime relacionado às drogas, também foi rejeitado, com menos de 40% de apoio segundo a Equipos Consultores.
Frente Ampla ganha força
Após o fechamento das urnas, centenas de apoiadores da Frente Ampla se reuniram na capital, Montevidéu, para aguardar os resultados. Orsi, destacando o crescimento de sua coalizão, declarou à multidão: “Somos o partido que mais cresceu nesta eleição. Nesses próximos 27 dias, vamos dar o último empurrão, com mais vontade do que nunca”.
A coalizão conservadora no poder, entretanto, deposita suas esperanças em sucessos econômicos recentes, como o aumento do emprego e dos salários reais, para fortalecer Delgado no segundo turno e assegurar a continuidade de sua administração. “Estou convencido de que todo o trabalho que realizamos e o que representamos serão bem-sucedidos”, afirmou Delgado.
Com a capital tradicionalmente alinhada à centro-esquerda, o segundo turno deverá reforçar a divisão política do Uruguai entre as grandes cidades e as áreas rurais, onde os conservadores têm mais força. A união dos conservadores em torno de Delgado pode tornar o pleito ainda mais competitivo, pressionando a Frente Ampla a conquistar o apoio de eleitores indecisos.
Mais Lidas
Desabamento de passarela nos EUA deixa sete mortos e vários feridos
Internacional
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Rússia nega que Putin tenha discutido guerra na Ucrânia com Trump
Colômbia declara situação de desastre por inundações e seca
Donald Trump afirma que vai incluir Elon Musk em nova administração
Últimas Notícias
Aposentados e pensionistas do INSS com doenças graves têm direito a isenção do Imposto de Renda
Lei não é nova, é de dezembro de 1988, mas milhares de pessoas ainda não a conhecem
O que fazer em Salvador no fim de semana? Jota Quest, Xamã, Russo Passapusso, Olodum, Ilê Aiyê e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira todos os eventos da capital baiana e fique por dentro das nossas dicas de diversão
Feitos de ACM foram marcantes na ditadura e na democracia, avalia Paulo Fábio Dantas
Em entrevista exclusiva ao Portal M!, cientista político revela motivações para escrever 2º livro sobre trajetória política do ex-senador
Latam e Voepass são condenadas a pagar pensão ao viúvo de comissária vítima de queda em SP
Sentença estipula pensão no valor de dois terços do salário de Débora Soper
Projeto reúne crianças e adolescentes em atividades culturais e turísticas em Salvador nas férias escolares
Programa propõe uma alternativa para jovens que passam o período de recesso em casa
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Intervenções afetam principalmente os condutores que circulam nas proximidades do Shopping da Bahia
Dia Nacional da Alfabetização: iniciativa busca combater o analfabetismo no Brasil
Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos possibilita oportunidade gratuita para aprender a ler e escrever em diversas regiões do país
Janja afirma que aliança global contra a fome caminha para adesão total do G20
Em evento do G20 Social, primeira-dama enfatiza o legado do Brasil na criação da Aliança Global e critica veto da Argentina
Presidente do BC defende ajuste fiscal focado em controle de gastos para juros mais baixos
Campos Neto relacionou ainda a necessidade de ajustes fiscais à possibilidade de reduzir estruturalmente os juros no país
Prefeitura de Salvador entrega mais de 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor em Nova Sussuarana
Mais de 300 habitações já foram requalificadas na região