Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Jerônimo Rodrigues também defendeu nomeação de Sandro Magalhães na gestão da Fundação Pedro Calmon

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), negou, na manhã desta quarta-feira (26), que tenha definido um novo nome para assumir a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom). Durante a apresentação da edição 2025 da Bahia Farm Show, no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, o petista desmentiu a nomeação do publicitário João Dude, especulado para o cargo.
“Meu amigo, nos ajuda bastante, mas não tem esse nome”, declarou o governador.
“Eu só quero pedir que a imprensa pegue leve para não desgastar as pessoas. Eu sei que é natural da imprensa fazer as especulações, mas não tenho nenhum contato, não tive nenhum contato com o nome de João Dude”, completou.
Troca na Secom e veto a Cid Andrade
A Secom está sem um titular definitivo desde a saída de André Curvello, no final de 2024. Desde então, vários nomes foram especulados, incluindo o do publicitário Cid Andrade e o do atual secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.
Cid era dado como certo e quase tomou posse no cargo, no entanto, teria sofrido uma série de vetos que pesaram na decisão e foi descartado seu nome para o posto. Com isso, até o momento, a pasta permanece sendo comandada interinamente por Luciano Suedde.
Em entrevista ao Portal M!, o governador sinalizou, nesta manhã, que uma decisão deve ser tomada em breve. “Espero que até sexta-feira tenhamos essa resposta. Estou fazendo outra tratativa”, pontuou.
De acordo com informações dos bastidores políticos, a nomeação de Cid para a área de comunicação do governo enfrentou resistência dentro do PT, especialmente entre aliados do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo fontes, a insatisfação teria travado o processo, já que Cid é próximo ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e teria feito críticas a Rui em círculos de publicitários, o que chegou ao conhecimento do ex-governador baiano.
Diante do impasse, o governador Jerônimo Rodrigues busca uma solução que minimize desgastes com a ala ligada a Rui Costa. O objetivo é evitar conflitos internos e garantir um consenso antes de formalizar a nomeação. Apesar da resistência, integrantes do governo já consideram a escolha de Cid como praticamente certa. Ele, inclusive, teria participado de reuniões estratégicas sobre a comunicação da gestão durante o Carnaval.
Sem a oficialização no Diário Oficial, ainda existe a possibilidade de outro nome ser indicado para o cargo, visando ampliar a mediação entre os grupos políticos com influência no governo. Entre os cotados está Flávio Gonçalves, diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), que já havia sido especulado para assumir a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mas pode voltar à disputa pelo posto na comunicação estadual.
Escolha de Sandro Magalhães
Jerônimo Rodrigues também foi questionado pelo Portal M! sobre a recente nomeação de Sandro Magalhães para a gestão da Fundação Pedro Calmon (FGM), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA). O governador negou que a escolha tenha sido política e defendeu o nome de Magalhães com base em sua experiência na gestão pública.
“O Sandro é um militante nosso da cultura. Ele já foi coordenador da área de cultura da Secult e tem uma vasta experiência. Ali é um ambiente que eu preciso agora, por conta das agendas previstas para 2025 e 2026, como as festas literárias, feiras literárias e a coordenação do contato com o governo federal”, destacou Rodrigues.
Sandro Magalhães, além de sua trajetória na gestão cultural, também é presidente do PT de Serrinha e candidato à presidência do PT da Bahia. Sua nomeação gerou especulações sobre um possível viés político na decisão, o que foi refutado pelo governador.
Possível presença de Lula na Bahia Farm Show
A participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na edição 2025 da Bahia Farm Show, que acontece entre os dias 9 e 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, também foi pauta da entrevista. Jerônimo afirmou que ainda não tem confirmação sobre a presença do presidente, pois a data pode coincidir com uma viagem internacional.
“Eu não vi a agenda ainda, mas soube que tinha uma previsão que pode coincidir com uma viagem internacional dele. Se isso acontecer, ele deverá mandar um ministro para representar”, explicou o governador. “Esperamos que ele possa vir. Vou estar com o Rui (Costa) depois de amanhã, e espero que ele possa vir. Lula participou da Bahia Farm Show em 2023 e se comprometeu a voltar”, acrescentou.
Caso o presidente não compareça, a expectativa é que sua representação fique a cargo dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura) ou Rui Costa (Casa Civil).
Aproximação com prefeitos do União Brasil
O governador também falou sobre a relação do governo estadual com prefeitos do União Brasil, liderados pelo ex-prefeito ACM Neto, atual vice-presidente nacional da legenda. Jerônimo novamente afirmou que a aproximação é focada em políticas públicas e não em estratégias eleitorais para 2026.
“Eu estou tratando com os prefeitos para resolver políticas públicas. É claro que os prefeitos têm dificuldades em governar seus municípios sem apoio da União e do Estado. Para aqueles que quiserem fazer uma agenda de saúde, de educação, eu estou tratando com essa atuação”, afirmou.
O governador citou o encontro recente com o prefeito de Santa Maria da Vitória, Tony José, como exemplo. “Ele me disse que não seguiu o senhor, mas que seu time será respeitado. Eu recebi isso com agrado. Estou fazendo isso com diversos municípios, pois é necessário pensar na política pública”, completou.
Mais Lidas
Política
Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Últimas Notícias

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa

Nem todo mundo comemora: descubra o que a Páscoa significa (ou não) para outras religiões
Data cristã mais importante do calendário também é marcada por simbolismos pagãos e tradições judaicas milenares

Resumo BBB 25 de sábado (19/4): Finalistas definem melhores e piores momentos e avaliam trajetórias no reality
Participantes foram surpreendidos com presença de figuras conhecidas da televisão brasileira

Gleisi alerta para risco no projeto do imposto de renda e faz apelo por pressão popular
Governo teme manobras no IR e aposta em apoio da população para manter taxação dos ricos

Verdadeira origem do ovo de Páscoa: de símbolo de fertilidade a tradição cristã
Símbolo de fertilidade e renascimento atravessou milênios e culturas, chegando ao chocolate moderno

Líder do PL se opõe a projeto alternativo que reduz penas para envolvidos no 8 de Janeiro
Segundo Sóstenes Cavalcante, estratégia da legenda continua sendo pressionar pela votação do projeto original da anistia

Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Missa solene, ritos centenários e programação intensa marcam encerramento da Semana Santa no Centro Histórico

Lexa rebate críticas após lançar música para filha e desabafa: ‘é muito sério o que vivi’
Música 'Você e Eu' foi lançada em homenagem à filha Sofia, que nasceu prematura no dia 2 de fevereiro e faleceu três dias depois

Tragédia no Cabula: corpo de adolescente é encontrado dois dias após cair em lagoa
Vítima foi identificada como Gustavo Ferreira Bispo, e estava desaparecido desde a tarde de quinta-feira (17)

Desembargador é afastado por 60 dias após apoiar Bolsonaro e atacar Lula nas redes
Afastamento foi decidido pelo CNJ após análise de publicações em redes sociais

Nova lei exige que empresas cuidem da saúde mental de funcionários a partir de maio; veja o que muda
Atualização da NR-1 exige que empresas identifiquem e previnam fatores como burnout, assédio moral e jornadas exaustivas