Vixe! Onda de ataques contra ACM Neto teria sido orquestrada? Quem pode estar por trás do bombardeio? E a disputa interna que fragiliza o PT na AL-BA

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores


Osvaldo Lyraequipe
Osvaldo Lyra e equipe 02/04/2025 13:09 • Vixe
Vixe! Onda de ataques contra ACM Neto teria sido orquestrada? Quem pode estar por trás do bombardeio? E a disputa interna que fragiliza o PT na AL-BA -

Onda de ataques

Uma onda de ataques contra o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, passou a circular nos últimos dias dentro e fora do ambiente da política. Segundo pessoas próximas ao dirigente do União Brasil, o “fogo amigo” tem sido orquestrado e incentivado por atores do governo do estado, interessados em desgastá-lo publicamente, diante da possibilidade de Neto se lançar candidato a governador em 2026. Até mesmo o resultado das últimas pesquisas teria contribuído para o novo bombardeio.

ACM Neto

Jeito pouco afável

Nos últimos dias, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP), teceu duras críticas ao ex-aliado, o que reacendeu o debate sobre o “jeito pouco afável” de ACM Neto em tratar seus aliados. Os ataques deixaram à mostra um sentimento de insatisfação, que seria crescente entre lideranças do Estado. Nomes que até então eram aliados de primeira hora, como o deputado estadual Paulo Câmara, reforçaram a insatisfação, ao falar que o caso de Marabá não era isolado.

ACM Neto e Júnior Marabá

Ausência e falta de diálogo

Segundo o tucano, diversos prefeitos reclamam da falta de diálogo e da ausência do vice-presidente nacional do União Brasil nas articulações políticas locais.
“O que o prefeito Júnior Marabá falou é a realidade de muitos gestores na Bahia. Não é um caso pontual. Você tenta contato, manda mensagem, liga e nada. Isso gera um sentimento de abandono entre aqueles que estiveram ao lado de Neto em momentos decisivos”, afirmou Paulo Câmara, em entrevista recente à imprensa.

Deputado Paulo Câmara

Atenção política

Paulo Câmara também citou prefeitos como Eduardo Hagge (MDB), de Itapetinga; Zé Cocá (PP), de Jequié; e Hildélcio Meireles (União Brasil), de Cairu, como exemplos de aliados que compartilham da mesma insatisfação. Além disso, o deputado do PSDB comparou a postura de ACM Neto com a do governador Jerônimo Rodrigues que, segundo ele, tem demonstrado maior empenho em manter proximidade com prefeitos do interior. “O governador chega às cidades à tarde, fica até tarde da noite, acompanha tudo de perto e ainda pergunta se deu tudo certo. Esse tipo de atenção faz diferença na relação política”, pontuou.

Governador Jerônimo Rodrigues

Críticas repercutem

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães chegou a citar o próprio caso, afirmando que, mesmo tendo organizado uma das maiores carreatas da candidatura de Neto em 2022, nunca recebeu sequer um telefonema de agradecimento. “Isso machuca as pessoas. Você se dedica, luta, mobiliza sua base e depois não tem nem um reconhecimento mínimo. Esse é um sentimento que muitos prefeitos compartilham”, declarou ao Portal M! Marabá afirmou ainda que, apesar de tê-lo apoiado na última eleição e de Neto ter recebido 70% dos votos no município, não há sinais de movimentação política dele para a próxima disputa.

Prefeito Júnior Marabá

Tom de cautela

Zé Cocá, por sua vez, tem adotado um tom de cautela e defendido uma “política de resultados”. Para o prefeito, “não é mais o momento de debater tratos políticos”. “Precisamos discutir políticas públicas, falar sobre o que é melhor para Jequié, para a Bahia. Eleição já passou e agora a prioridade deve ser a gestão”, afirmou. Zé Cocá também destacou a necessidade de uma maior articulação entre lideranças municipais, estaduais e federais para garantir avanços para os municípios. “Precisamos unificar esforços com o governo estadual e federal para debater soluções reais. A política mudou e exige um novo dinamismo”.

Zé Cocá

Traição justificada

O deputado federal Paulo Azi foi um dos primeiros a rebater as críticas a Neto. Para ele, as declarações de Marabá foram uma tentativa de “justificar a traição ao povo que o elegeu” e acusou o prefeito de falta de “memória e caráter”. “Coube a ACM Neto assegurar a sua filiação ao nosso partido, garantir a legenda e conceder apoio decisivo para a sua eleição. O detalhe que impressiona é que, logo depois de eleito, sem qualquer postura de consideração e respeito partidário, sem ter a dignidade de sequer avisar, Junior Marabá se desfiliou do partido”, disparou.

Deputado Paulo Azi

Foco nos problemas

Outro que saiu na defesa de ACM Neto foi o deputado federal Leo Prates, do PDT. Para ele, o momento é de debater os problemas reais da Bahia, ao invés de focar em questões pessoais. Segundo ele, “o que está em jogo não é a personalidade de ninguém” e sim “o futuro da Bahia”. Segundo o deputado federal, essa também não seria a chave da questão ao ressaltar que a “Bahia precisa agora é de solução”.

Deputado Leo Prates

O sarrafo do debate

“Respeito a opinião de cada um, mas acho que a gente precisa subir o sarrafo do debate. O que está em jogo é o que vai ser feito para a segurança pública, o que vai ser feito para haver uma colaboração na melhoria da qualidade de vida do povo baiano. E aí eu diria a adaptação a mudanças climáticas a gente vê na região de Irecê sofrendo, o que vai ser feito, o que a Bahia pode colaborar, apesar de ser um tema mais nacional, mas o que a Bahia pode colaborar para a redução do preço dos alimentos”, declarou Prates, ao defender o aliado ACM Neto.

ACM Neto e Leo Prates

Neto foi decisivo

Outro que foi enfático na defesa de ACM Neto foi o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. Ele rebateu as declarações do prefeito Júnior Marabá. “Apesar de respeitar a opinião do prefeito, vejo que ele faz uma leitura completamente equivocada. ACM Neto não apenas participou das eleições municipais, como teve um papel fundamental para garantir a vitória de candidatos da oposição no interior. Em algumas cidades, ele foi decisivo para reverter gestões que antes eram alinhadas ao governo estadual”, afirmou.

Deputado Alan Sanches

Mudança de rumo

Alan também destacou que ACM Neto continua sendo uma referência política na Bahia e que seu nome ainda será determinante para o futuro do estado. “Toda a Bahia sabe que ACM Neto é um quadro extremamente criativo, com uma visão diferenciada. Ainda terá oportunidade de mudar os rumos do nosso estado. O momento eleitoral adequado ainda vai chegar, e as pessoas vão reconhecer que a Bahia precisa de um novo caminho, de um novo gás para voltar a ter dias melhores”, acrescentou Sanches.

Alan e ACM Neto

Queda de braço no PT

Até mesmo quem transita pela Assembleia Legislativa da Bahia tem dificuldade de entender o que está por trás da queda de braço entre a deputada estadual Fátima Nunes e o deputado Júnior Muniz, ambos do PT. Ontem, a presidente da Casa, Ivana Bastos, foi obrigada a adiar pela terceira vez a eleição para a 1ª vice-presidência. Isso, devido à falta de consenso entre os deputados do partido do governador. A votação, mais uma vez foi postergada. Agora, a expectativa é que aconteça na próxima terça, dia 8.

Deputado Júnior Muniz

Processo desgastante

A presidente Ivana Bastos chegou a dizer que a decisão tinha o objetivo de evitar um processo desgastante entre membros do mesmo partido. De acordo com ela, o PT tinha que aparar as arestas e resolver a disputa internamente, como o PSD fez, ao retirar a candidatura do deputado Ângelo Filho em detrimento do seu nome para a presidência, o que pacificou a sigla e a base governista. Quem acompanha de perto o assunto diz que diversos fatores contribuem para a manutenção do impasse.

Ivana Bastos é presidente da ALBA

Sem votos suficientes

Um deles, seria o fato de a deputada Fátima Nunes não ter votos suficientes para garantir a própria eleição. “Ela perderia para ela mesmo, devido à quantidade de votos brancos e nulos”, disse um deputado à Coluna Vixe!. Aliado a isso, haveria uma birra contra o poderio do líder Rosemberg, que dividiu o bolo entre os petistas e limou Júnior Muniz dos espaços na casa, inclusive, do comando de algumas comissões. Cada parlamentar ficou com seu quinhão, não restando espaço para acomodar o deputado, que tem menos tempo no PT.

Deputada Fátima Nunes

O efeito Caetano

Júnior, por sua vez, reforçou que não pretende abrir mão de sua candidatura e criticou o novo adiamento da eleição. “Não entendo porque este novo adiamento. Se for para tentar me convencer a desistir, não vai acontecer. Tenho o apoio dos colegas”, disparou. Segundo fontes ligadas ao PT, o nome de Fátima tem apoio da executiva do partido, mas enfrenta resistência de parte da bancada. “Coloque nessa conta ainda a articulação do prefeito Luiz Caetano”, como completou uma fonte da sigla, ao destacar a força de Júnior Muniz e expor a guerra entre as correntes da sigla.

Luiz Caetano

Hipocrisia petista

E segundo um deputado governista, Junior Muniz teria falado nos bastidores ainda que o PT é engraçado. Aponta sempre a necessidade de ser democrático, mas, quando alguém diverge da maioria, é acusado de ser autoritário. “Que democracia é essa, que não pode ser questionada?”, vociferou o parlamentar, ao reforçar que a candidatura de Júnior é um choque de realidade na hipocrisia petista.

Osvaldo Lyra

Osvaldo Lyra

Filho de seu Osvaldo e dona Marinalva, nasceu em Ruy Barbosa, mas foi em Salvador descobriu o amor pela comunicação e política. Multimídia, passeia por site, rádio, TV, jornal e assessoria. É Muita Informação!

Mais Lidas

Vixe

Últimas Notícias

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000 -
Esporte 25/04/2025 às 21:40

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000

Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro


Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano -
Internacional 25/04/2025 às 21:20

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano

Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes


Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista -
Política 25/04/2025 às 21:10

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista

Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas


Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio -
Cidades 25/04/2025 às 20:29

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio

Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025


ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’ -
Política 25/04/2025 às 20:02

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’

Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras


Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma -
Internacional 25/04/2025 às 19:43

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma

Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos


‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão -
Política 25/04/2025 às 19:21

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão

Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado


Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh -
Cidades 25/04/2025 às 19:02

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh

Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas


São João de São Gonçalo dos Campos terá Tarcísio do Acordeon, Iguinho e Lulinha, Tierry e mais; confira -
Cultura 25/04/2025 às 18:42

São João de São Gonçalo dos Campos terá Tarcísio do Acordeon, Iguinho e Lulinha, Tierry e mais; confira

Festejos juninos prometem movimentar economia local e atrair milhares de visitantes com shows, quadrilhas e programação cultural diversificada


Papa Francisco tem caixão fechado e cerimônia de velório encerrada no Vaticano -
Internacional 25/04/2025 às 18:21

Papa Francisco tem caixão fechado e cerimônia de velório encerrada no Vaticano

Funeral será realizado neste sábado com presença de autoridades e fiéis de diversos países