Ministério da Saúde libera vacina da dengue próxima ao vencimento para pessoas até 59 anos
Doses com validade inferior a dois meses poderão ser destinadas a outras localidades ou aplicadas em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos

Doses de vacinas contra a dengue próximas do vencimento podem ser aplicadas em públicos fora da faixa etária prevista pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou remanejadas para municípios ainda não contemplados. A medida foi publicada nesta sexta-feira (14) em nota técnica do Ministério da Saúde, que busca garantir a utilização dos imunizantes. As informações são da Agência Brasil.
Doses com validade inferior a dois meses poderão ser destinadas a outras localidades ou aplicadas em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Quando restar um mês para o vencimento, a ampliação poderá incluir pessoas de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias, conforme o limite etário da bula do imunizante.
A vacina, inicialmente ofertada pelo SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, teve a ampliação recomendada pelo Ministério da Saúde, que orienta estados e municípios a considerarem a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica local. As unidades federativas devem informar a pasta sobre a adoção da estratégia.
Registros e monitoramento das doses
As aplicações devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) para garantir a segunda dose e o acompanhamento da imunização. O esquema vacinal prevê duas doses para garantir a proteção completa.
Em 2024, 6,5 milhões de doses foram distribuídas aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. Entre os adolescentes, cerca de 1,3 milhão que iniciaram a imunização não retornaram para a segunda dose, segundo o Ministério da Saúde.
Diante do cenário, a pasta orienta estados e municípios a intensificarem a busca ativa, estratégia que visa localizar pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal.
Vacinação no Brasil
O Brasil foi o primeiro país a incluir a vacina contra a dengue no sistema público universal. A campanha teve início em fevereiro de 2024, abrangendo 315 municípios e, posteriormente, ampliada para 1.921 cidades.
A incorporação do imunizante ao SUS foi direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que vivem em áreas prioritárias, definidas a partir do cenário epidemiológico da doença e pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
Butantan começa produção de vacina
Em janeiro, o Instituto Butantan iniciou a produção de sua vacina contra a dengue, a Butantan-DV. A previsão é de que 1 milhão de doses sejam fabricadas em 2025, com um total de 100 milhões a serem produzidas nos próximos três anos. Esse passo foi dado após a instituição enviar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a documentação necessária para o pedido de registro do imunizante, com a última leva enviada em dezembro de 2024.
Caso o registro seja aprovado, a Butantan-DV será a primeira vacina contra a dengue do mundo com dose única. “É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do País e uma enorme conquista em nível internacional”, afirmou o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, após o envio da documentação.
Nesta semana, a Anvisa concluiu a análise preliminar dos dados de qualidade, segurança e eficácia da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto. O imunizante, que já está sendo produzido, ainda está sob avaliação da agência reguladora, que solicitou mais informações antes de dar continuidade ao processo de análise.
Redação
Mais Lidas
Saúde
Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Últimas Notícias

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador
Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino

Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento
Triunfo na Fonte Nova garante primeiros três pontos do Tricolor na Série A do Brasileirão 2025

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco
Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse

Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade
Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Oportunidade em Salvador: Simm oferece 68 vagas nesta terça-feira para quem busca emprego ou estágio
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas
Visita à China faz parte de uma missão oficial cujo objetivo é atrair investimentos internacionais para o setor energético brasileiro

Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Medida faz parte do plano do Ministério da Saúde para ampliar acesso à telessaúde em territórios indígenas