Mesmo com a queda para o 13º lugar, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou, na manhã desta quarta-feira (14), o resultado da segunda edição do ranking de avaliação entre 27 gestores do país. Segundo a pesquisa AtlasIntel, divulgada no último sábado (10), 51% dos baianos aprovam a gestão do petista, enquanto 44% desaprovam. Outros 5% não sabem ou não quiseram responder.
Na primeira edição do levantamento em dezembro do ano passado, o petista aparecia em 11º lugar entre os governadores, com 56% de aprovação e apenas 35% de desaprovação. Na época, 9% disseram que não sabiam ou não quiseram opinar.
“As avaliações são fruto de um trabalho parceiro, como nós vimos aqui agora. Quero agradecer a cada servidor público, a cada cargo de confiança, que nos ajuda a fazer a pauta andar. A vocês, da imprensa, que criticam, que sugerem, que indagam, no papel de vocês, levando a informação em cada canto da Bahia. Mas isso me enobrece. Eu não tomo essa avaliação como sendo avaliação pessoal, particular minha, da minha liderança isolada. É de um conjunto de fatores, inclusive, na parceria com o governo Lula, com cada ministério, com os senadores, deputados federais e estaduais. Então, quero dizer que isso só cria em mim a responsabilidade de continuar fazendo para que a avaliação seja traduzida em políticas públicas na casa das pessoas”, pontuou ao Portal M! durante anúncio de novas tecnologias hídricas para municípios baianos em evento em Salvador.
Apesar da queda de duas posições no ranking, o petista avaliou como positiva. Jerônimo disse que “sempre” separa avaliação de campanha, mas acredita e espera que o resultado da pesquisa possa impactar nas eleições municipais em outubro.
“Eu sempre separo. Aqui em Salvador, nós temos uma missão muito grande, é a capital do Estado. É uma das capitais mais importantes do Brasil. E uma avaliação positiva aqui ou em Feira de Santana ou em Vitória da Conquista, nos grandes municípios, acaba impactando nos diversos municípios do interior do Estado”, destacou.
Pesquisa AtlasIntel
A segunda edição da pesquisa AtlasIntel ouviu 29.694 pessoas em todos os Estados brasileiros, entre os dias 15 de julho e o último domingo, 4 de agosto. Os entrevistados foram consultados por meio de formulários online, usando a metodologia de recrutamento digital aleatório da Atlas. A margem de erro varia de 1 a 5 pontos percentuais para mais ou para menos, dependendo do tamanho do Estado – quanto mais populoso, menor a margem de erro. O nível de confiança é de 95%.
Leia também:
Jerônimo diz que definição de candidato de Juazeiro deve sair até quinta-feira
Jerônimo aparece em 13º em ranking de avaliação entre 27 governadores