O senador licenciado Rogério Marinho (PL-RN) anunciou que a oposição protocolará um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na próxima segunda-feira (9). A oposição tem recolhido assinaturas para um abaixo-assinado virtual, que já conta com mais de 1 milhão de apoiadores.
Marinho e outros parlamentares da oposição realizaram uma coletiva de imprensa no Senado, onde apresentaram um manifesto criticando a atuação de Moraes, especialmente em relação às investigações de bolsonaristas. Marinho afirmou que a ação será realizada “no dia 9, às 16h”, destacando que é um direito constitucional do Senado permitir que a sociedade avalie essas ações.
“Defendemos o imediato arquivamento dos inquéritos iniciados há mais de cinco anos, a retomada da liberdade de expressão e de imprensa, a anistia aos perseguidos políticos, instalação da CPI do abuso de autoridade na Câmara dos Deputados”, diz trecho do manifesto.
O senador licenciado, que foi ex-ministro de Jair Bolsonaro, descreveu a situação como um “desequilíbrio entre os Poderes” e uma “hipertrofia de um Poder sobre os demais”. Ele pediu ao Senado que faça valer a Constituição.
Sobre a possibilidade de obstrução da pauta no Senado, Marcos Rogério (PL-RO), líder da oposição, afirmou que “qualquer medida será discutida e tomada depois do protocolo do pedido de impeachment”.
“Temos um xerife no Brasil. Precisamos fazer valer a Constituição. Temos que constranger aqueles que insistem em desrespeitar a lei. Temos um rei nu, desvestido da legalidade”, destacou o senador Rogério Marinho (PL-RN).
A deputada Bia Kicis (PL-DF) convocou a participação da população em uma manifestação contra Alexandre de Moraes no 7 de Setembro, na avenida Paulista.
Leia também:
Rede X e Musk: entenda as decisões controversas de Alexandre Moraes
Alexandre de Moraes suspende o X no Brasil após Musk não indicar representante legal no país
Elon Musk acusa Moraes de ter interferido na eleição de 2022