Especialistas dizem que casos de Covid aumentaram em função das festas de verão e alertam para importância de cuidados
Especialistas reforçam importância da vacinação e falam sobre mitos relacionados ao vírus

A Bahia contabilizou 1.826 casos de Covid-19 e 12 mortes até a última segunda-feira (17), de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Em Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 482 infecções e seis óbitos entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro. Embora os números sejam menores em relação ao mesmo período do ano passado, as autoridades acompanham a situação com atenção, especialmente diante da proximidade do Carnaval, que costuma aumentar a circulação de pessoas e o risco de transmissão.
Diante desse cenário, o Portal M! buscou especialistas para entender os fatores que levaram aos registros recentes e os cuidados necessários para a população durante o período da folia.
Principais fatores para o aumento de casos
De acordo com o infectologista Maurício de Souza Campos, coordenador do Serviço de Controle de Infecção (SCIH) do Hospital Dantas Bião e do Hospital Materno Infantil de Alagoinhas, o aumento de casos se deve a fatores sazonais e à circulação de turistas:
“Os dados chamam atenção, porque estamos ainda no segundo mês do ano e isso deixa um alerta aceso, especialmente por estarmos próximos do Carnaval. Mas, se compararmos com o mesmo período do ano passado, houve uma diminuição de 76%. Isso indica que a infecção está sob controle. Esse aumento de casos é multifatorial, mas um dos principais fatores é o fluxo intenso de turistas durante o verão, o que facilita a disseminação de viroses, incluindo a Covid”.
Já a infectologista Lorena Galvão, que atua no Hospital da Bahia e no Hospital Santa Izabel, enfatizou que a infecção pelo SARS-CoV-2 ainda não apresentou comportamento sazonal como outros vírus respiratórios. “O aumento recente pode estar relacionado às grandes aglomerações das festas de fim de ano e ao período de férias“, pontuou.
Aumento representa risco grave?
Embora o crescimento dos casos de Covid-19 não seja alarmante, especialistas alertam para a necessidade de atenção. O infectologista Maurício Campos explica que, até o momento, não há alerta especial das autoridades sanitárias. No entanto, o Carnaval é um evento de grande aglomeração, o que eleva o risco de transmissão. Além disso, algumas variantes em circulação não são totalmente cobertas pelas vacinas disponíveis. “Cuidados pessoais seguem essenciais”, ressaltou.
Já a infectologista Clarissa Cerqueira Ramos, que atua no Hospital Cardio Pulmonar, afirma que a Covid-19 ainda representa riscos. “Continua trazendo complicações, como risco de hospitalização, intubação e infecções secundárias. Reduzimos esses impactos por meio da vacinação, mas os riscos ainda existem”, pontuou.
Por sua vez, o infectologista Claudilson Bastos, do Instituto Couto Maia, destacou que a baixa adesão à vacinação pode facilitar o surgimento de novas variantes. “A queda na procura pela vacina contribuiu para o surgimento de novas variantes, o que aumenta a transmissibilidade. Os fatores de risco seguem sendo imunossupressão, idade avançada, gestantes e pessoas com comorbidades”, alertou.
Vacinação segue sendo essencial
Os especialistas reforçaram ainda que a imunização segue como a principal estratégia contra a Covid-19. Maurício lembra que a cobertura vacinal da Bahia é alta, mas os reforços são fundamentais. “Bahia tem quase 95% da população imunizada com o ciclo básico, mas é fundamental que aqueles que ainda não tomaram os reforços busquem a vacinação”.
Lorena, por sua vez, reforçou a necessidade de atenção, principalmente para os grupos prioritários. “Ainda existe um percentual importante da população que não fez as doses de reforço. É essencial que os grupos prioritários fiquem atentos à necessidade de continuar se vacinando”.
Fake news sobre a Covid ainda preocupam
Apesar do cenário, mitos e desinformações sobre a doença e a vacina continuam sendo um desafio. Maurício Campos alerta para os principais equívocos que circulam, especialmente nas redes sociais.
“O maior fake news envolvendo a Covid, sem sombra de dúvida, é o que se espalha, especialmente nas redes sociais, sobre a vacinação. A vacina contra o Covid, assim como toda vacina que entra em circulação depois de aprovado pelos órgãos responsáveis, é uma vacina segura e, portanto, não existe possibilidade de desenvolvimento de doenças, especialmente doenças neurológicas e psiquiátricas, como a gente tem visto muito nas redes sociais”, afirmou.
Ele também esclareceu um segundo equívoco, que estaria relacionado ao fim da Covid, e enfatizou que a ideia de que a doença não causa mais gravidade “é um mito”. “O que acabou foi o alerta de pandemia e a Organização Mundial de Saúde (OMS) já declarou isso. Uma vez que a infecção e os casos estão controlados ao redor do mundo, mas os casos estão aí. Ainda é uma doença que pode ser grave, especialmente populações vulneráveis, como crianças muito pequenas, idosos, pessoas com comorbidades, imunossupressores, então esses cuidados permanecem”.
Cuidados essenciais durante o Carnaval
Com a proximidade do Carnaval, especialistas recomendam medidas preventivas para reduzir a transmissão do vírus. O infectologista Maurício Campos orientou que o uso de álcool 70%, a higienização frequente das mãos e evitar contato próximo com pessoas sintomáticas são práticas essenciais. Se estiver com sintomas gripais, o ideal é utilizar máscara em locais de aglomeração”, complementou.
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Mais Lidas
Saúde
Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Últimas Notícias

Alckmin diz que Brasil seguirá promovendo diálogo pela paz após morte do papa Francisco
Vice-presidente destacou que país pode contribuir com diálogo em guerras por não ter litígios e manter relações diplomáticas estáveis

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde