Michelle e Eduardo Bolsonaro são citados em plano golpista, aponta depoimento de Mauro Cid
Segundo o ex-ajudante de ordens, ambos instigavam o presidente a agir para reverter o resultado eleitoral
Lula Marques/Agência Brasil
O depoimento do tenente-coronel Mauro Cid à Polícia Federal revelou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) integravam a ala mais radical do entorno do então presidente Jair Bolsonaro (PL) após as eleições de 2022. Segundo o ex-ajudante de ordens, ambos instigavam o presidente a agir para reverter o resultado eleitoral.
Depoimento à Polícia Federal e indiciamentos
O depoimento de Mauro Cid ocorreu em agosto de 2023 e mencionou nove dos 40 nomes que seriam posteriormente indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado. A investigação foi concluída em novembro de 2024, com 37 indiciamentos, e, em dezembro, outros três nomes foram incluídos. Apesar das citações, Michelle e Eduardo Bolsonaro não foram indiciados.
A defesa de Jair Bolsonaro criticou os “vazamentos seletivos” e reclamou da falta de acesso à íntegra dos depoimentos de Cid. Neste domingo (26), Michelle ironizou as declarações em uma publicação com áudio de risadas e uma figurinha.
A divisão do entorno de Jair Bolsonaro
De acordo com Mauro Cid, havia três grupos no entorno de Jair Bolsonaro:
- Grupo favorável à desmobilização: defendia o encerramento dos acampamentos de apoiadores. Incluía nomes como Ciro Nogueira, Flávio Bolsonaro, Bruno Bianco e Carlos de Almeida Baptista Júnior.
- Grupo moderado: defendia que Bolsonaro desistisse de ações que poderiam levar a um golpe de Estado. Participavam Marco Antônio Freire Gomes, Paulo Sérgio Nogueira, Estevam Theophilo, Júlio Cesar de Arruda, Paulo Junqueira e Nabhan Garcia.
- Grupo radical: apoiava medidas para reverter o resultado eleitoral, como alegações de fraude. Incluía Michelle, Eduardo Bolsonaro, ex-ministros como Braga Netto, Onyx Lorenzoni, Gilson Machado e Pazuello, além de políticos e militares como Magno Malta e Filipe Martins.
Acusações contra Braga Netto e outros envolvidos
A Polícia Federal apontou Braga Netto como uma figura central no plano golpista. O ex-ministro e candidato a vice em 2022 está em prisão preventiva por obstrução de justiça. Investigações indicam que o plano incluía a prisão de ministros do STF e o assassinato de autoridades como Lula e Geraldo Alckmin. Segundo a PF, Mário Fernandes, em prisão preventiva, liderava o planejamento das execuções.
Outro núcleo articulava desinformação sobre o sistema eleitoral. Entre os envolvidos, estão Valdemar Costa Neto, Denicoli e Paulo Nogueira. Filipe Martins é acusado de criar soluções jurídicas para justificar o golpe, e Garnier teria colocado tropas à disposição.
O que dizem os citados
Eduardo Pazuello negou envolvimento em ruptura institucional. Onyx Lorenzoni e Gilson Machado não responderam. Magno Malta afirmou que suas interações com Bolsonaro incluíam orações e leitura da Bíblia. Heinze e Seif defenderam legalidade em suas ações.
A defesa de Braga Netto chamou Mauro Cid de “mentiroso contumaz”, enquanto a defesa de Mário Fernandes criticou sua prisão preventiva. Valdemar Costa Neto e Filipe Martins negaram as acusações e questionaram a investigação.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari