Caiado descarta federação entre União e PP e diz estar preparado para debate à presidência ‘em todas as áreas’
Governador de Goiás se manifestou contrário à união entre as siglas e garantiu que atuará contra sua concretização

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou, nesta quinta-feira (3), não temer que uma eventual federação entre o União Brasil e o Progressistas (PP) inviabilize sua candidatura à Presidência da República em 2026. Em entrevista ao Portal M!, Caiado se manifestou contrário à união entre as siglas e garantiu que atuará contra a concretização.
“Nem aconteceu, e as pessoas sabem que eu vou me posicionar fortemente contrário a isso. Não tem sentido dois grandes partidos [se unirem]“, declarou durante agenda na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA).
Caiado ainda questionou a viabilidade dessa aliança, argumentando que “existem atritos em todos os lugares” e indagando onde haveria um ponto de convergência entre as siglas.
“Aqui na Bahia não, no Rio de Janeiro não, em São Paulo não, em Minas não, no Paraná não, no Distrito Federal não, na Paraíba não. Onde é que está? A quem interessa essa verdadeira desestabilização das forças políticas a um ano da eleição?“, questionou.
Segurança pública como destaque
O governador, que chegou a Salvador na quarta-feira (2) para cumprir uma agenda de compromissos políticos, religiosos e com o setor produtivo, destacou a segurança pública como um dos principais temas que pautam a opinião pública e afirmou que Goiás é um exemplo nessa área.
“Quem pautou a segurança pública não fui eu, foi a opinião pública brasileira. Em Goiás, esse problema está resolvido, mas no Brasil a maior preocupação do cidadão é a violência. Estou impressionado, tenho dois dias em Salvador e só se fala nisso“.
Ele ressaltou que sua gestão também se destaca em outras áreas, a exemplo da educação, transparência e serviço social. Diante deste quadro, Caiado ressaltou estar preparado para o debate “em todas as áreas”.
“Goiás é primeiro lugar na educação, na transparência das contas públicas, no serviço social e na emancipação das pessoas. Também lideramos na retirada de pessoas da situação de pobreza e na digitalização de serviços públicos. Estou preparado para o debate em todas as áreas“.
Relação com a Bahia
Além das questões políticas, Caiado também destacou sua forte ligação com a Bahia, tanto na esfera política quanto na pessoal. “Minha ligação com a Bahia vem desde minha filiação ao PFL, abonada pelo saudoso amigo Antônio Carlos Magalhães. Depois, minha amizade com Luís Eduardo Magalhães, ACM Neto e toda a história que compartilhamos no Congresso Nacional e nos partidos que sucederam o PFL“.
O governador também mencionou vínculos familiares com o estado. “Minha esposa é de Feira de Santana, temos propriedade rural aqui, e sempre estive próximo ao povo baiano. Admiro o estilo de vida, a alegria e a valentia do baiano, que se assemelha muito ao goiano“.
Paixão pela culinária baiana
Na ocasião, o governador de Goiás destacou sua apreciação pela cultura e gastronomia baiana, revelando que incorporou elementos da culinária local em seu dia a dia. “Sou apaixonado pela comida nordestina, especialmente a do sertão. Talvez seja o único goiano que, todos os dias pela manhã, come dois ovos fritos, cuscuz, munguzá e, de vez em quando, uma costela“.
Confira a entrevista na íntegra:
Agenda de Caiado em Salvador
Nesta quinta-feira (3), o governador de Goiás cumpriu agenda uma reunião na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA) para discutir temas econômicos com membros da diretoria e representantes do setor. Depois, ele se reúne com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), além de sindicalistas e lideranças políticas.
Na sexta-feira (4), ele lança sua pré-candidatura à presidência e receberá o Título de Cidadão Baiano e Comenda 2 de Julho. Já no sábado (5), Caiado se reunirá com representantes das Igrejas Batistas do Estado da Bahia, na Igreja Batista de Pituba. O governador deve encerrar a agenda e retornar a Goiânia no domingo (6).
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando
Apresentadora entra na emissora com participação no Dança dos Famosos e deve ganhar programa original nas manhãs da TV aberta

Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’
Deputado federal critica medida dos EUA e diz que Brasil não deve se submeter à pressões externas

Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa
Peças começaram com mensagens que destacavam a divisão entre ricos e pobres, e pediam a taxação dos super-ricos

Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular
Vereadora cobra documentos e plano participativo da Sedur sobre revisão do planejamento urbano de Salvador

Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável
Temporada coincide com a migração das jubartes da Antártida para o Atlântico Sul

Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance
Peça convida público a acompanhar a transformação de um artista idolatrado em algo monstruoso, provocando reações de encantamento e desconforto

Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado
Medida do governo foi parcialmente validada por Moraes, que considerou inconstitucional tributar operação usada por varejistas

Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos
Ministério da Previdência Social informou que os pagamentos dos valores descontados começarão a ser feitos a partir de 24 de julho

Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI
Doação foi anunciada nesta quarta-feira (16), poucas horas depois de Lexa ter pedido sugestões de meninas chamadas Sofia que pudessem receber itens personalizados

Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB
Durante assembleia, professores elaboraram uma contraproposta com modificações no texto discutido