‘Mulher bonita’ no governo: Lula causa polêmica ao explicar escolha de Gleisi Hoffmann para melhorar relação com Congresso

Ex-presidente do PT foi nomeada ministra das Relações Institucionais


Vixe d-flex me-2
Redação 12/03/2025 20:40 Política
‘Mulher bonita’ no governo: Lula causa polêmica ao explicar escolha de Gleisi Hoffmann para melhorar relação com Congresso - José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou polêmica, nesta quarta-feira (12), ao explicar a escolha de Gleisi Hoffmann como ministra das Relações Institucionais. Segundo o petista, a escolha de uma “mulher bonita” teve o objetivo de aproximar o governo do Congresso Nacional. A declaração ocorreu durante a assinatura da Medida Provisória que institui a linha de crédito consignado chamada Crédito do Trabalhador, no Palácio do Planalto.

O que a gente quer é facilitar que vocês tenham acesso ao crédito. Acho muito importante trazer aqui o presidente da Câmara e do Senado, porque uma coisa que eu quero mudar, estabelecer a relação com vocês, por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais, é que eu não quero mais ter distância de vocês”, disse Lula.

Na ocasião, o presidente também enfatizou a necessidade de fortalecer a relação entre o Executivo e o Legislativo. “Não quero que alguém ache que o presidente está distante do presidente da Câmara, está distante do presidente do Senado. Temos que mostrar, para a sociedade, que nós somos, em lugares diferentes, pessoas com o mesmo compromisso de defender a soberania do país, o bem-estar do brasileiro”, acrescentou.

Mudança no governo

Na segunda-feira (10), Gleisi Hoffmann assumiu o cargo antes ocupado por Alexandre Padilha, que foi transferido para o Ministério da Saúde após a saída de Nísia Trindade. No primeiro dia como ministra, ela se dividiu entre resolver questões internas do PT e articular com lideranças políticas de diferentes espectros.

Além da referência à nova ministra, Lula também comentou sobre outros aliados do governo. Ao falar sobre a reforma tributária, ele destacou a atuação do deputado José Guimarães (PT-CE), referindo-se a ele de forma descontraída.

Não é possível fazer reforma tributária em regime democrático, ela só é feita em regime autoritário. E nós conseguimos fazer com a participação de todos os deputados e senadores. E nós só temos 9 senadores de 81, e 70 deputados em 513. E nós fizemos isso. Muito por conta da competência do nosso deputado, na Câmara, pelo trabalho primordial do Guimarães, esse cabeçudão do Ceará, e pelo companheiro Jaques Wagner, que é um companheiro da mais alta qualidade de negociação, além dos nossos líderes”, afirmou.

Durante o evento, Lula mencionou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), elogiando sua atuação, mas também sugerindo que ele precisaria melhorar sua comunicação.

Tenho a felicidade de ter o Haddad de ministro da Fazenda. Companheiro que nem sempre é o mais feliz quando pega o microfone. Eu falo que ele tem que passar um pouco de charme. Fico pensando se as pessoas têm noção do que o companheiro Haddad já patrocinou como ministro da Fazenda nesses dois anos”, disse.

Apesar da observação, o presidente reforçou sua confiança no ministro. “Até o fim do mandato dele, Haddad será o melhor ministro da Fazenda da história”, declarou.

Gleisi Hoffmann assume articulação política do governo

A escolha de Lula por Gleisi Hoffmann para comandar a articulação política do governo foi interpretada como um movimento mais à esquerda. Gleisi, ex-ministra da Casa Civil no governo Dilma Rousseff e presidente do PT desde 2017, substitui Padilha na SRI. O cargo da secretaria é um dos mais disputados, sendo visto como crucial para a negociação entre o Planalto e o Congresso.

A troca, embora bem recebida por algumas lideranças, gerou críticas, especialmente entre os aliados do Centrão, que preferiam um nome fora do PT. Isnaldo Bulhões (MDB-AL), um nome defendido pelo bloco para a SRI, participou da posse de Gleisi e destacou as qualidades da nova ministra. Segundo Bulhões informou a jornalistas, Gleisi possui “todos os atributos” para desempenhar a função com eficiência. Ele também afirmou que não há “insatisfação” dentro do bloco político com sua nomeação.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’ -
Política 21/03/2025 às 21:00

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’

Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'


Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia -
Cidades 21/03/2025 às 20:30

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia

Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados


Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação -
Cidades 21/03/2025 às 20:00

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação

Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada


Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias -
Cidades 21/03/2025 às 19:30

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias

Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires


BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe -
BBB 25 21/03/2025 às 19:02

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe

Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade


‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF -
Política 21/03/2025 às 18:31

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF

Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York


Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas -
Cidades 21/03/2025 às 18:02

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas

Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio


Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma -
Política 21/03/2025 às 17:31

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma

Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo


Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’ -
Política 21/03/2025 às 17:09

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’

Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'


Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central -
Política 21/03/2025 às 16:35

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central

Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'


Vixe