Felipe Neto diz ser candidato à Presidência da República: ‘esse não é um gesto de vaidade’
Influenciador declarou que pretende disputar cargo por possuir um ‘enorme anseio de ser um guardião da verdade’

O youtuber e influenciador Felipe Neto anunciou, nesta quinta-feira (3), sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele declarou que pretende disputar o cargo por possuir um “enorme anseio de ser um guardião da verdade” e destacou o domínio que possui sobre o funcionamento das plataformas digitais.
“Esse não é um gesto de vaidade, porque eu construí um legado financeiro e na comunicação que já me alimenta o estômago e o ego pelo resto da vida. Eu quero ser presidente porque eu, embora seja um homem de fora da política, tenho ao meu lado a maior arma do nosso tempo, o uso das redes”, afirmou.
Felipe Neto diz querer exercer papel de vigilância e mediação
O influenciador também declarou que, caso seja eleito, pretende agir como um “pai que precisa vigiar o seu filho” ou como um “irmão mais velho” para os brasileiros. Ele disse que se afastou dos debates políticos nos últimos meses para avaliar o cenário com mais clareza e refletir sobre seu futuro político.
“Nos últimos meses, eu evitei posicionamentos políticos. Por que que eu fiz isso? Porque eu precisava ter um olhar de fora porque, como em toda a minha carreira, eu baseio as minhas opiniões no domínio da informação e no meu enorme anseio de ser um guardião da verdade”, apontou.
Histórico de posicionamento político nas redes
Conhecido pelas opiniões contundentes, Felipe Neto foi crítico das gestões da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, em 2022, se tornou um dos principais aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais durante a campanha presidencial.
Durante o período eleitoral, o influenciador chegou a narrar uma inserção de rádio da campanha petista. Na peça, declarou: “Enquanto as armas deles são pistolas e fuzis, a nossa arma é o voto”. No início do governo Lula, passou a integrar um grupo de trabalho voltado ao combate ao discurso de ódio.
Em fevereiro deste ano, porém, Felipe Neto anunciou que deixaria de abordar temas políticos em seus canais. Afirmou que não pretendia se tornar político e disse ter sido levado a um caminho que inicialmente não desejava trilhar. Ainda em 2021, denunciou que havia sido filiado ao PT sem seu consentimento, por meio de uma ação de hackers. À época, o partido informou que estaria de “portas abertas” para recebê-lo.
Nova Fala: a rede social idealizada por Felipe Neto
Além da pré-candidatura, o youtuber comunicou que pretende lançar uma rede social chamada “Nova Fala”. De acordo com ele, a plataforma será uma ferramenta para medir a opinião da população sobre temas políticos e sociais, funcionando como um “ministério da verdade”.
“Na melhor das hipóteses, a rede Nova Fala permitiria criar uma plataforma de governo neutra. Sem qualquer ideologia, mas uma posição definitiva e direta do povo, de quem eu seria apenas e humildemente um porta-voz da verdade”, disse Felipe Neto.
Outros nomes fora da política também anunciaram interesse no Planalto
O anúncio de Felipe Neto acontece na véspera do evento que vai oficializar a pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), em Salvador, nesta sexta-feira (4). Assim como Neto, outras personalidades sem trajetória política também manifestaram interesse na disputa presidencial.
Em janeiro, o cantor Gusttavo Lima cogitou se candidatar à Presidência, mas desistiu dois meses depois. Já o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), conhecido pela atuação nas redes sociais, também se lançou como pré-candidato ao Planalto. Marçal ficou em terceiro lugar na eleição para a Prefeitura de São Paulo em 2024 e aposta em uma campanha de forte presença digital.
Confira o vídeo de anúncio na íntegra:
Mais Lidas
Política
Políticos brasileiros deixam Israel e cruzam fronteira rumo à Jordânia
Governo ignora alerta sobre riscos fiscais ao flexibilizar regras para ONGs
Últimas Notícias

SalCine inicia capacitação de jovens negros em Salvador com curso gratuito de direção cinematográfica
Aulas ocorrem também nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), das 9h30 às 13h30

Gerente do Samu alerta para riscos com fogueiras e fogos no São João e dá dicas para evitar queimaduras
De acordo com o médico Ivan Paiva Filho, é necessário ter atenção, especialmente com crianças

Copa do Brasil: CBF divulga datas e horários dos jogos das oitavas de final
Confrontos estão agendados para ocorrer entre os dias 29 de julho e 7 de agosto

Ao lado de Zé Ronaldo, Jerônimo autoriza R$ 1,3 bilhão para ampliação do saneamento e abastecimento de água em Feira de Santana
Investimento terá foco na universalização do acesso ao saneamento básico e na manutenção da atual cobertura de abastecimento de água

Prefeitura de Salvador premia 96 entidades culturais com até R$ 60 mil e reconhece mais de 100 coletivos
Ao todo, 96 projetos receberam prêmios em dinheiro, enquanto 105 entidades e coletivos foram certificados por reconhecimento público

Itamaraty reitera recomendação para que brasileiros não façam viagens não essenciais para Israel
Autoridades brasileiras ficaram retidas após bombardeios entre Israel e Irã e aguardam retorno ao Brasil

Prazo para pagar inscrição do Enem 2025 termina nesta quarta-feira; veja como quitar taxa
Pagamento pode ser quitado por meio de boleto bancário, via Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança

Governo do Estado abre diálogo com Alemanha para parcerias em sustentabilidade e produção agrícola
Encontro resultou na proposta de ações conjuntas voltadas para a agricultura

Governo quer elevar etanol na gasolina para 30% e reduzir importação, diz ministro de Minas e Energia
Segundo Alexandre Silveira, medida poderá reduzir significativamente a dependência do Brasil em relação à importação de gasolina

Loyola destaca articulação de Jerônimo e diz que base governista está de ‘braços abertos’ para prefeitos de todos os partidos
Ao Portal M!, Loyola destacou que foco do diálogo com os municípios tem sido atender às demandas locais