Celsinho Cotrim convida Angelo Coronel para disputar reeleição pelo PRTB em 2026
No entanto, senador deve mesmo concorrer pelo seu atual partido, PSD, em paralelo à chapa ‘puro sangue’ do PT com Wagner, Rui e Jerônimo

O presidente estadual do PRTB, Celsinho Cotrim, anunciou, na manhã desta segunda-feira (15), que convidou o senador Angelo Coronel (PSD) para disputar sua reeleição pelo partido ao Senado em 2026. O membro do diretório nacional colocou a legenda na Bahia à disposição do senador, caso ele seja preterido da chapa governista “puro-sangue” do PT nas próximas eleições, formada pelo senador Jaques Wagner, ministro Rui Costa (Casa Civil) e governador Jerônimo Rodrigues. No entanto, nos bastidores políticos, apesar do convite, ele deve concorrer mesmo pelo próprio partido, o PSD, em chapa avulsa.
Chapa ‘puro-sangue’ do PT
A articulação para consolidar uma chapa “puro-sangue” do PT tem gerado intensos debates e quase implodiu a base governista. A ideia é defendida abertamente por Jerônimo, Wagner, Rui e o presidente estadual do PT, Éden Valadares. No entanto, eles descartam qualquer ruptura com o PSD e demais partidos nas eleições de 2026. A chapa única do PT tem o objetivo de fortalecer a legenda e evitar divisões que possam enfraquecer o apoio popular ao governo.
Em recente entrevista, Jerônimo Rodrigues reforçou a posição do partido, afirmando que “a unidade do PT e da base é fundamental para que possamos manter o crescimento e as conquistas que tivemos ao longo do nosso governo. “Precisamos seguir com uma chapa forte e unificada para garantir que as prioridades da Bahia sejam preservadas”.
Como o governador, Wagner afirma que “o apoio à chapa puro-sangue é uma necessidade para garantir a continuidade do projeto iniciado por nosso governo e consolidar as vitórias para o futuro da Bahia.”
Intervenção de Otto Alencar
Apesar da pressão para consolidar uma chapa exclusiva do PT, o presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, garantiu recentemente que a legenda estará ao lado de Coronel nas eleições para o Senado. Assim como as lideranças petistas, ele negou qualquer “dissidência” para 2026, ou seja, “não vai ter racha” da base governista.
“O PSD tem um compromisso com o fortalecimento da nossa legenda e com a reeleição de Coronel. Nossa base está com ele e vamos trabalhar juntos para essa vitória”, afirmou Alencar.
Impasses na AL-BA
A estratégia de uma chapa “puro-sangue”, no entanto, quase causou uma ruptura na base governista. Com as declarações das principais lideranças petistas, Coronel tentou emplacar o filho, deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD), na cadeira de 1ª vice-presidência da AL-BA, que era a mais disputada diante do impasse de que o atual presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD) seria reeleito, mas não assumiria o 3° mandato.
Foi necessário que Otto Alencar intervisse para apaziguar a rebelião interna, conseguindo que Coronel desistisse da investida do filho e apoiasse Ivana Bastos para o cargo. Já pelo PT, o governador Jerônimo Rodrigues convenceu o atual líder governista, Rosemberg Pinto (PT), também recuasse de se candidatar à 1ª vice-presidência em prol de Ivana.
“A unidade da base sempre será nossa prioridade. Precisamos de uma Assembleia forte e alinhada com os interesses da população”, defendeu o governador Jerônimo Rodrigues na época.
Com a decisão do STF de afastar Adolfo Menezes da presidência da AL-BA, Ivana Bastos fez história ao se tornar a primeira mulher a assumir o cargo. Ela assumiu a presidência em um ambiente conturbado, mas com a garantia de que a política de alianças da base será respeitada.
Disputa pela UPB
Outro ponto de tensão entre os aliados aconteceu na disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). O PSD, que liderava a instituição, decidiu retirar sua candidatura em nome da manutenção da unidade da base de Jerônimo Rodrigues. O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), anunciou sua saída da disputa, no último dia 29, e declarou apoio ao prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), se tornando candidato único.
Com a decisão, o partido comandado pelo senador Otto Alencar perdeu o comando Casa, que era presidida pelo agora ex-prefeito de Belo Campo, Quinho Tigre (PSD). A eleição da UPB, inclusive, foi antecipada. Marcada para março, agora a cerimônia será realizada, nesta terça-feira (18), às 9h, na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Além do novo presidente para o biênio 2025-2026, também será escolhido no mesmo evento o novo comando das Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia).
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia