Prefeitura de Salvador promove debate sobre colorismo e lança cartilha de heteroidentificação nesta quarta
Evento Multiálogo ‘Colorismo e suas Nuances’ possui foco no combate ao racismo e na promoção da equidade racial

A Prefeitura de Salvador realiza, nesta quarta-feira (11), o evento Multiálogo “Colorismo e Suas Nuances”, com foco no combate ao racismo e na promoção da equidade racial. O encontro, voltado para servidores e colaboradores municipais, acontece às 13h30 no Espaço Cultural da Barroquinha, como parte do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).
O evento contará com a presença da pesquisadora, escritora e ativista Carla Akotirene e do psicólogo e pesquisador Saullo de Tasso. A mediação será feita por Oilda Rejane, advogada, comunicóloga e coordenadora do PCRI na Prefeitura de Salvador. Durante o encontro, os participantes poderão interagir com os palestrantes enviando perguntas.
Segundo Oilda Rejane, o Multiálogo é um espaço essencial para o compartilhamento de saberes na luta contra o racismo. “Relevante destacar o comprometimento dos membros do Núcleo do PCRI da FGM e de toda equipe da Fundação na consolidação das ações do Programa”, afirmou.
Importância do colorismo na esfera institucional
Adijane Ribeiro, titular do comitê técnico do PCRI e vice-presidente da comissão de heteroidentificação, destacou que o colorismo, forma de discriminação racial baseada em características físicas como a cor da pele, é um tema pouco discutido e que merece mais atenção.
“É muito importante trazermos essa pauta para a esfera institucional para que as pessoas consigam perceber como essa intersecção impacta de forma sutil, mas profunda em nossas vidas”, disse.
Lançamento da Cartilha de Heteroidentificação
Material promove equidade racial em editais culturais
Durante o Multiálogo, a Fundação Gregório de Matos (FGM) lançará a Cartilha de Heteroidentificação, destinada a orientar artistas e agentes culturais sobre a reserva de vagas para pessoas pretas e pardas em editais de fomento. A cartilha foi elaborada em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e está alinhada ao Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, além do Plano Municipal do PCRI.
Na avaliação do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, é impossível construir um futuro mais justo sem encarar de frente questões como o colorismo e o racismo institucional. “Por isso, estamos aqui para um bate-papo potente, repleto de trocas valiosas, com referências como Carla Akotirene e Saullo de Tasso. Não é apenas sobre refletir, é sobre agir – e faremos isso com a seriedade que o tema exige, sem deixar de celebrar a cultura negra e toda a sua riqueza, promovendo transformação por meio da arte e da emoção”, apontou.
Apresentações culturais integram programação
O evento terá ainda apresentações culturais. O cantor Brunno de Jesus interpretará músicas do Ilê Aiyê em formato acústico, e o bailarino Lukas DiJesus realizará uma performance.
Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI)
O PCRI, implementado pela Prefeitura de Salvador e coordenado pela Semur, tem como objetivo enfrentar o racismo institucional em órgãos e entidades públicas municipais. O programa é fruto das lutas do Movimento Negro e das discussões da III Conferência Mundial contra o Racismo, realizada em Durban, África do Sul, em 2001.
As ações do programa são detalhadas no Plano Municipal do PCRI, que está integrado ao Planejamento Estratégico da Prefeitura de Salvador e ao Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa (Lei n.º 9451/2019).
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
Seis torcedores são detidos com coquetéis molotov antes de Ba-Vi no Barradão
Últimas Notícias

Golpe de Estado? Julgamento de Bolsonaro no STF abre série de ações contra cinco núcleos
Julgamento do Núcleo 1, que inclui ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades, inicia nesta terça-feira (25)

Taxistas de Salvador têm até 17 de abril para transferir alvará; veja como fazer
Após essa data, procedimento não será mais permitido, seja em casos de transferência entre vivos (inter vivos) ou por falecimento do autorizatário (causa mortis)

Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador