Phellipe Brito desiste de candidatura e apoia Wilson Cardoso para presidência da UPB

Com decisão, PSD perde comando da Casa e prefeito de Andaraí se torna candidato único na eleição que acontecerá em março


Héber AraújoDaniel Freitas
Héber Araújo e Daniel Freitas 29/01/2025 15:12 • Política
Phellipe Brito desiste de candidatura e apoia Wilson Cardoso para presidência da UPB - Reprpdução/Instagram @wilsonpcardoso_

O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), anunciou, na manhã desta quarta-feira (29), sua desistência de disputar a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) e declarou apoio ao prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), que se torna candidato único. Com a decisão, o partido comandado pelo senador Otto Alencar perde o comando Casa, que era presidida pelo agora ex-prefeito de Belo Campo, Quinho Tigre (PSD). A eleição está marcada para acontecer no dia 13 de março.

Articulação do governador

A articulação foi intermediada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que antes do anúncio feito pelos prefeitos, chegou a desconversar sobre a candidatura única. “Ele já falou isso? Não, não”, disse o governador ao Portal M!.

Segundo o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT), o governador conversou com ambos e “Phellipe entendeu que era o momento ideal para recuar em favor dos prefeitos e apoiar Wilson, formando uma chapa única da base do governo, o que demonstra maturidade política”.

Trajetória suprapartidária de Wilson Cardoso

O prefeito Wilson Cardoso apoiado por Zé Cocá (PP), ex-presidente da UPB, e pelo senador Jaques Wagner (PT), recebeu o apoio imediato de diversos líderes municipais, que, com a desistência de Phellipe, alinham-se agora em torno da ideia de criar uma UPB plural, que represente todos os 417 municípios baianos. A decisão de Phellipe de apoiar Cardoso é vista como uma vitória para o municipalismo, com o foco em garantir condições melhores para os municípios menores da Bahia, especialmente aqueles que enfrentam desafios econômicos.

“Apoio consolidado, graças a Deus, ao gesto de Felipe, um gesto grandioso pela unidade. Nós entendemos que agora, com esse gesto dele, vamos atingir o sonho maior, que são os 417 prefeitos caminhando juntos para o pluralismo puro, todas as cores dentro da UPB, as cores de todos os partidos democráticos, para juntos realizarmos o sonho maior, que é levar mais condições para quem vive no interior da Bahia”, disse Wilson ao Portal M!,  no encontro dos prefeitos que acontece na UPB, no Centro de Convenções de Salvador.

Desistência de Phellipe Brito

Em entrevista ao Portal M!, Phellipe Brito explicou sua decisão de retirar sua candidatura, deixando claro que o gesto foi motivado pelo respeito ao governador Jerônimo Rodrigues, que pediu uma aliança para evitar a disputa interna. 

“Nós somos liderados pelo governador Jerônimo, [que] nos chamou para um café da manhã e disse que não queria o bate-chapa. Então, conversamos, dialogamos bastante, escutamos e preferi retirar meu nome por respeito ao governador, para essa oportunidade e sonho do seu Wilson. Quero aqui agradecer também a todos os prefeitos que estiveram junto comigo. Aqueles que não puderam declarar apoio ao seu Wilson ou os que não quiseram entrar nesse, vou dizer, conflito, isso faz parte da democracia. Eu estava buscando meu espaço, ele buscando o dele. Mas, pelo respeito ao governador, seguimos alinhados. Ele me pediu para que pudesse fazer isso. Falei  governador pedido seu é mais que uma ordem, mas com muita humildade”, disse o prefeito de Ituaçu ao Portal M!.

Phellipe destacou ainda a importância do diálogo durante o café da manhã com o governador e Wilson Cardoso, onde a decisão foi tomada em consenso. 

“Foi um café da manhã muito agradável, né, seu Wilson? Graças a Deus, não houve qualquer desavença. Foram um pouco mais de 2 horas de diálogo e o governador achou por bem, e eu também achei, recuar. Agora, a oportunidade é do seu Wilson, que será eleito por aclamação por todos os prefeitos do nosso Estado”, completou.

Phellipe Brito já recusou apoio para Wilson Cardoso

No entanto, Phellipe Brito já chegou a afirmar, em novembro de 2024, que não apoiaria Wilson Cardoso na disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Na época, o pessedista argumentou que sua candidatura havia amplo respaldo entre os gestores municipais e principais lideranças políticas do Estado. 

O gestor disse também que criticou a candidatura de Wilson, afirmando que se trata de um “projeto do prefeito de Jequié, Zé Cacá (PP), de querer o protagonismo e fazer o sucessor na UPB”. O prefeito de Ituaçu ressaltou que sua candidatura surgiu de um diálogo direto com os prefeitos e que seu principal compromisso é com propostas como a descentralização da UPB, que têm sido bem recebidas pelos gestores municipais.

Em novembro, Phellipe participou do encontro de prefeitos eleitos e reeleitos do Avante, realizado em um hotel de Salvador. Durante o evento, ele dialogou com diversos gestores municipais e lideranças políticas, incluindo o presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto, além do governador Jerônimo Rodrigues, que também esteve presente.

Importância da PEC 66 

Durante as discussões sobre a futura presidência da UPB, a PEC 66, que trata do refinanciamento da dívida previdenciária dos municípios, também esteve em pauta. Se aprovada, a PEC permitirá um parcelamento da dívida em até 1% da receita líquida dos municípios, o que aliviará significativamente as finanças das cidades baianas, principalmente, as que enfrentam dificuldades fiscais. A proposta é vista como uma das bandeiras iniciais da gestão de Wilson Cardoso à frente da UPB, além de outras ações voltadas para fortalecer a parceria entre os municípios e os governos estadual e federal.

“Se não for aprovada, ficará difícil governar por conta dessa bola de neve, que não é culpa do prefeito que está assumindo. Deixar isso bem claro: essa bola de neve vem de vários e vários mandatos. O governo federal, a cada 4 anos, fazia um refinanciamento, e isso foi gerando uma bola de neve, de forma que, hoje, se um município for pagar o INSS, comprometerá de 20 a 30% de sua receita. Se Deus permitir, essa PEC 666 permitirá um parcelamento de 1% sobre a receita líquida do município, o que dará mais tranquilidade a todos os nossos gestores”, ressaltou Wilson ao Portal M!.

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Daniel Freitas

Daniel Freitas

Formado em jornalismo pela Universidade Salvador (Unifacs), é apaixonado por esportes, com experiência em assessoria de imprensa. Chegou à equipe do Portal Muita Informação em 2024 com uma vontade imensa de aprender e agregar.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica -
Política 24/04/2025 às 14:11

Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica

Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública


Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’ -
Política 24/04/2025 às 13:40

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’

Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa


Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica -
Cidades 24/04/2025 às 13:09

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica

Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano


Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil -
Política 24/04/2025 às 12:38

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil

Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional


Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador -
Cidades 24/04/2025 às 12:07

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador

Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)


Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’ -
Cidades 24/04/2025 às 11:36

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’

Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos


Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção -
Internacional 24/04/2025 às 11:05

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção

Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene


Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas -
Cidades 24/04/2025 às 10:34

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas

Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador


EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité -
Cultura 24/04/2025 às 10:03

EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité

Lançamento acontece nesta sexta-feira (25) em todas plataformas digitais


Consórcio Nordeste: Decisão polêmica do TCU encerra investigação sobre respiradores na gestão de Rui Costa -
Política 24/04/2025 às 09:32

Consórcio Nordeste: Decisão polêmica do TCU encerra investigação sobre respiradores na gestão de Rui Costa

Contrato com empresa de produtos à base de maconha já foi usado inúmeras vezes pela oposição para criticar ex-governador