MEIs de Salvador recebem apoio gratuito para enviarem declaração anual
SAC do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e atendimento pode ser agendado on-line
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Salvador podem contar com o suporte gratuito do SAC do Empreendedor, localizado na Baixa dos Sapateiros, para o preenchimento e envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao ano de 2024. A transmissão da declaração à Receita Federal é obrigatória e teve início no dia 2 de janeiro, com prazo final até 31 de maio.
Horário de funcionamento e agendamento
Gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o SAC do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento pode ser agendado no site. Além do suporte para o envio da declaração, o local oferece outros serviços voltados ao microempreendedor.
“Nós fazemos uma checagem geral de toda a vida empresarial dele, verificando o tempo de aposentadoria, se há alguma pendência na Dívida Ativa. Ou seja, no SAC existe essa vantagem de ter um atendimento mais humanizado e mais voltado para a sustentabilidade do negócio”, explicou a diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto.
Suporte e orientação ao microempreendedor
O atendimento no SAC do Empreendedor também inclui escuta ativa sobre o desenvolvimento das empresas ou atividades em funcionamento. Os Agentes de Empreendedorismo oferecem mentoria e consultoria, com orientações sobre projetos, programas e cursos de capacitação que possam agregar ao negócio.
Para ser atendido, o MEI precisa apresentar documentos como RG, título de eleitor, recibo da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física do ano anterior e o CNPJ (certificado MEI).
Importância da regularidade
O envio da DASN-SIMEI é fundamental para manter o CNPJ ativo e regular perante a Receita Federal. A declaração deve incluir informações sobre faturamento anual, vendas de mercadorias, prestação de serviços e registro de funcionários. Mesmo os microempreendedores que não obtiveram faturamento no período precisam enviar a declaração.
Além do SAC do Empreendedor, a declaração pode ser feita no Portal do Empreendedor e na plataforma MaisMei. Maria Eduarda Lomanto recomenda que os MEIs não deixem a declaração para a última hora. “Quando chega muito próximo da finalização da data, o sistema costuma ficar mais lento e até cair devido ao fluxo maior de acessos. Então, meu conselho é que os microempreendedores evitem postergar o envio da declaração”.
Consequências do atraso
Quem não enviar a DASN-SIMEI dentro do prazo estará sujeito a multas e poderá gerar pendências com a Receita Federal, dificultando a emissão da Certidão Negativa de Débitos (CND) e o acesso a crédito em instituições financeiras.
Além disso, se o MEI acumular dois anos consecutivos sem enviar a declaração e sem pagar os tributos devidos, o CNPJ pode ser cancelado definitivamente, o que implica a perda de benefícios previdenciários.
Balanço de atendimentos em 2024
Em 2024, o SAC do Empreendedor realizou 11.526 serviços e 9.800 atendimentos em Salvador. Os serviços mais procurados foram a impressão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), com 2.980 solicitações; envio de declarações anuais, com 1.530 atendimentos; negociações para regularização de débitos fiscais, com 837 registros; e formalização de novos MEIs, com 210 cadastros.
Mais Lidas
Arrecadação federal cresce 11,21% em novembro e atinge R$ 209,21 bilhões
Negócios
Preço da gasolina vendida pela Acelen para distribuidoras na Bahia sobe 3,2%
MEIs de Salvador recebem apoio gratuito para enviarem declaração anual
Dólar cai para R$ 6,02 e alcança o menor valor em mais de um mês
Lavagem do Bonfim: ABIH-BA prevê ocupação hoteleira acima de 70%
Supersafra reduz preços de grãos; carnes e outras commodities sobem em 2025
Últimas Notícias
Wagner volta a defender ‘chapa dos governadores’, ignora Coronel e minimiza racha em grupo político
Além do senador petista, composição para eleições 2026 envolveria Jerônimo Rodrigues e Rui Costa
Erika Hilton solicita inquérito na PF após ameaças sobre vídeo do Pix
Deputada do PSOL busca responsabilizar agressores
Família corporativa e alta performance podem andar juntos?
No Brasil, empresas familiares são responsáveis pela empregabilidade de mais de 50% da força de trabalho
Presidente reforça diplomacia e torce por parceria com EUA sob Trump
Presidente destaca importância da relação bilateral e busca paz nas relações internacionais; Brasil será representado na posse por embaixadora
Lula exige resultados, promete ajustes e convoca ministros para conversas individuais
Presidente define 2025 como ano crucial e critica ‘neofascismo, neonazismo e autoritarismo’, em referência indireta a Bolsonaro
Polícia Civil devolve 244 celulares em mais uma fase da operação Mobile
Ação recupera aparelhos roubados e reforça importância do registro de ocorrência
Israel libera 90 prisioneiros palestinos em troca histórica no cessar-fogo com Hamas
Em paralelo, grupo terrorista libertou três primeiras reféns israelenses, que foram entregues à Cruz Vermelha e, após avaliação médica, reencontraram suas famílias
Resumo BBB 25 de hoje: choro, desentendimentos e novas alianças marcam madrugada após 1º paredão
Qual dupla você quer que saia: Edilberto e Raissa, Marcelo e Arleane, ou Diogo Almeida e Vilma? Vote na enquete do Portal M!
Trump toma posse nesta segunda e líderes estrangeiros são convidados para cerimônia pela 1ª vez
Cerimônia acontece nesta segunda-feira, a partir das 11h30, no horário de Brasília
Bolsa Família: Estudo da Fiocruz aponta redução da mortalidade entre beneficiários com transtorno mental
Pesquisadores sediados na Bahia analisaram dados de aproximadamente 70 mil pacientes no período entre 2008 e 2015