Paraná Pesquisas: Nunes tem 25,1%; Boulos, 24,7%; e Marçal, 21%
Cenário indica empate triplo, dentro da margem de erro
Um empate triplo, dentro da margem de erro, na corrida eleitoral à prefeitura de São Paulo. Este é o cenário indicado por levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (13), sobre a intenção de voto dos eleitores paulistanos em relação ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), e o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB).
Segundo a pesquisa, os três candidatos apenas oscilaram em relação ao levantamento anterior, de uma semana atrás. Nunes aparece com 25,1%, contra 23,8% do levantamento anterior. Já Boulos pontua com 24,7%, contra 23,9% do dia 6 de setembro. E Marçal aparece com 21%, contra 21,3% do levantamento de sete dias atrás. Como a margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais para mais ou para menos, os três estão tecnicamente empatados.
Em seguida, Tabata Amaral (PSB) alcança 7,9% (contra 7,1% da pesquisa anterior), enquanto o apresentador de TV José Luiz Datena, do PSDB, tem 7,1% (ele tinha 8,4% há uma semana). A economista Marina Helena (Novo) tem 2,1%.
Completam a lista: João Pimenta (PCO), com 0,5%, Bebeto Haddad (DC), com 0,3%, Ricardo Senese (UP), com 0,3% e Altino Prazeres (PSTU) com 0,2%. São 4,5% os indecisos e 6,5% os que pretendem votar em branco, nulo ou não querem ir votar.
O Instituto Paraná Pesquisas realizou 1.500 entrevistas presenciais na cidade de São Paulo, com eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 9 e 12 de setembro. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-00319/2024.
Dados da pesquisa espontânea e da rejeição
No levantamento espontâneo do Paraná Pesquisas, aquele no qual o nome dos candidatos não é citado, Ricardo Nunes alcança 16,2%. Guilherme Boulos chega a 15,9% e Pablo Marçal soma 14,5%.
Também são citados: Tabata Amaral (3,7%), Datena (2,7%), Marina Helena (1%), Altino Prazeres (0,1%), Bebeto Haddad (0,1%), João Pimenta (0,1%) e Ricardo Senese (0,1%).
Sem o auxílio dos nomes, 38,8% se dizem indecisos e 6,1% dizem que pretendem votar em branco, nulo ou não votar.
Quanto à rejeição, com os eleitores podendo citar mais de um candidato, Boulos lidera o ranking com 34,3% dos entrevistados dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. Marçal não receberia o voto de 32,5%. Datena, de 20,7%; Tabata, de 12,1% e Ricardo Nunes de 10%.
Paraná Pesquisas simula segundo turno
Nas disputas de segundo turno, de acordo com simulação do Instituto Paraná Pesquisas, Nunes vence tanto Boulos quanto Marçal. Contra o deputado federal do PSOL, faz 51,1% a 33,6%, com 9,4% de brancos e nulos e 5,9% de indecisos.
Contra o ex-coach e atual influenciador, a vantagem é maior: 51,4% a 27,3%, com 15,6% de brancos e nulos e 5,7% de indecisos.
Já na disputa entre Marçal e Boulos, é o deputado quem se dá melhor. Boulos soma 43,3% contra 37,2% de Marçal. Neste caso, são 13,4% os que pretendem votar em branco ou nulo e 6,1% os que não sabem ou não responderam.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe
Lídice da Mata celebra presença de lideranças do governo e membros do PT no encontro estadual do PSB
Presidente estadual da sigla contou que encontro nacional deve ocorrer durante congresso da sigla
IBIT tem taxa de sucesso de 87,2% no tratamento da tuberculose e menor taxa de abandono
Diagnóstico precoce é essencial para evitar formas graves e a transmissão da doença
CNU amplia correção de provas e beneficia cerca de 30 mil candidatos negros cotistas
Acordo foi firmado no TRF1 entre a União, o MPF, a AGU e a Fundação Cesgranrio