Sindpoc celebra chegada de drones e aposta em operações mais seguras da polícia civil
Tecnologia deve aumentar a eficiência das operações, reduzir riscos aos policiais civis e reforçar o combate às facções criminosas

A aquisição de drones pela Polícia Civil da Bahia foi comemorada, nesta terça-feira (15), pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindpoc), que considera a medida um avanço estratégico na luta contra o crime organizado. Segundo o presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, a nova ferramenta vai transformar a dinâmica das operações policiais, tornando mais eficazes e seguras para os policiais civis.
Para o dirigente sindical, a tecnologia representa um passo importante no processo de modernização da segurança pública baiana. “A incorporação de drones nas operações policiais é um reflexo da necessidade de modernização e adaptação às novas realidades do crime. Com essa tecnologia, conseguiremos atuar de forma mais eficiente e mais segura”, afirmou.
Monitoramento aéreo com uso de drones
Segundo Eustácio Lopes, o uso de drones vai reduzir a exposição direta dos agentes a situações de risco em áreas dominadas por organizações criminosas. O monitoramento aéreo permitirá identificar movimentações suspeitas com mais agilidade e precisão, contribuindo para o planejamento de ações mais assertivas por parte das equipes de campo.
“A expectativa é que, com a nova ferramenta, a Polícia Civil da Bahia consiga desmantelar organizações criminosas com mais agilidade e precisão”, declarou Lopes.
Investimento em segurança
O sindicalista também apontou que a aquisição dos drones demonstra o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues (PT); do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner; e do delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, com o enfrentamento qualificado à violência na Bahia.
“Com a tecnologia como aliada, a esperança é que a Bahia se torne um exemplo de excelência no combate ao crime organizado, garantindo mais segurança e tranquilidade para toda a nossa população”.
Drones já em operação
A entrega dos primeiros 50 drones aconteceu, na noite da última segunda-feira (14), na sede da Polícia Civil da Bahia. Os equipamentos fazem parte do projeto Salas de Investigação e serão distribuídos entre os principais departamentos operativos da instituição.
As primeiras unidades foram destinadas aos departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), além do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), por meio do Serviço Aeropolicial (Saer).
Está prevista a aquisição de mais 30 drones, com tecnologia termal embarcada. O investimento total supera R$ 1,5 milhão. De acordo com a Polícia Civil, os drones serão operados pelo Núcleo de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (Noarp), vinculado ao Serviço Aeropolicial (Saer), com atuação conjunta da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core). O treinamento dos operadores e a integração com as agências de inteligência também fazem parte do escopo do projeto.
Normas garantem uso responsável e seguro da tecnologia
De acordo com a Polícia Civil, os drones seguem as exigências da Portaria nº 047, de 12 de fevereiro de 2025, que regulamenta o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) na corporação. A normativa prevê padrões de segurança operacional, conformidade com os órgãos reguladores e respeito à legislação vigente.
O uso dos drones será feito em consonância com as diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica Brasileira e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assegurando responsabilidade institucional e eficácia no combate ao crime.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares
Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000
Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano
Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’
Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma
Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão
Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh
Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas

São João de São Gonçalo dos Campos terá Tarcísio do Acordeon, Iguinho e Lulinha, Tierry e mais; confira
Festejos juninos prometem movimentar economia local e atrair milhares de visitantes com shows, quadrilhas e programação cultural diversificada