A importância da inclusão de pessoas neuroatípicas no mercado de trabalho
Além de cumprir a lei, é uma forma de abrir as possibilidades do ensino superior
Cada dia mais se faz necessário ampliarmos o nosso olhar para a inclusão e isso passa por setores como educação e mercado de trabalho, espaços que precisam se preparar para receber indivíduos com deficiência. Além de cumprir a lei, é uma forma de abrir as possibilidades na realização do ensino superior e inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) tem o objetivo de assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais para pessoas com deficiências (PCDs), assegurando inclusão social e cidadania como o direito à educação em diferentes níveis e cotas de emprego para pessoas com deficiência no setor público e privado.
De acordo com a Unesco, “as principais barreiras à inclusão são causadas pela sociedade, não por deficiências médicas”. Isso está relacionado ao desenvolvimento acadêmico, social, emocional e até físico.
Conhecer sobre os direitos e deveres do cidadão é o primeiro passo para que a inclusão seja efetiva e para que possamos colher resultados positivos em todos os setores. Ao adaptar seus espaços para acomodar pessoas neuroatípicas, as instituições promovem um ambiente mais inclusivo e diversificado. Isso não apenas respeita os direitos das pessoas com diferentes formas de processamento cognitivo, mas também enriquece a cultura organizacional com perspectivas diversas.
Muitas pessoas neuroatípicas possuem habilidades únicas, como pensamento criativo, habilidades matemáticas avançadas ou capacidade de foco intenso em áreas específicas. Ao criar ambientes que valorizam e se adaptam a essas habilidades, as instituições podem ajudar essas pessoas a desenvolver todo o seu potencial aproveitando sempre o que eles oferecem como maior habilidade.
À medida que a conscientização sobre neurodiversidade cresce, as organizações que se adaptam e aprendem a trabalhar com pessoas neuroatípicas estarão melhor preparadas para os desafios e oportunidades do futuro do trabalho, que valoriza a diversidade de habilidades e perspectivas.
A universidade é um dos espaços que podem e devem estimular o desenvolvimento de habilidades que possam construir competências necessárias para uma vida mais independente e com oportunidades de trabalho. As instituições de ensino superior precisam estar preparadas para receber estudantes com deficiência garantindo acesso à educação de qualidade, o que é essencial para seu desenvolvimento pessoal, profissional e mental.
Nos últimos anos, ficamos mais atentos quanto ao tema relacionado à inclusão e diversidade. As universidades estão recebendo estudantes de diferentes grupos sociais, políticos, econômicos, étnicos, religiosos, entre outros. A inclusão ajuda a combater estereótipos e preconceitos, promovendo uma sociedade mais justa e compreensiva.
Adaptar o ambiente para acomodar pessoas neuroatípicas significa fornecer acessibilidade adequada em todos os aspectos, como espaços tranquilos para trabalho, comunicação clara e direta, apoio emocional quando necessário, entre outros. Isso não só facilita a participação plena, mas também melhora o bem-estar e a saúde mental dessas pessoas.
É necessário e fundamental que os responsáveis por esses espaços tenham conhecimento sobre as leis de inclusão e estejam em constante atualização, inclusive conhecendo os tipos de deficiências e transtornos para que possam proporcionar e oportunizar esses indivíduos usando suas potências como ponto positivo para seu crescimento pessoal e profissional.
A preparação das universidades e ambientes de trabalho para receber pessoas neuroatípicas não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia inteligente para promover a inclusão, a diversidade, a inovação e o sucesso organizacional a longo prazo.
Autora: Fernanda Menezes
Pedagoga, psicopedagoga, psicanalista e coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP) da Estácio Bahia
Mais Lidas
Saúde crônica: um novo paradigma para a promoção da saúde
Turismo e paz
Alfabetização de adultos na perspectiva de transformação social
O que quer a literatura LGBTQIA+ para a infância?
Artigos
Lomanto Júnior – ousadia, operosidade e integridade
A volta da impunidade e da opressão
Alfabetização de adultos na perspectiva de transformação social
O inglês no dia-a-dia: complexo de vira-latas?
Black Friday agora é Black November
Pânico de liberais e progressistas por vitória de Trump é exagerado
O crime compensa?
Retirada dos celulares em sala de aula: avanço ou retrocesso?
Últimas Notícias
Presidente da Coreia do Sul decreta lei marcial, censura imprensa e mobiliza militares; parlamento suspende medida
Yoon afirmou que medida busca proteger o país de supostas ameaças internas e externas
Ao lado de ‘caravana baiana’, Lula recebe CEO da BYD, conhece motor híbrido e faz projeções para fábrica em Camaçari
Tecnologia do motor mistura etanol, eletricidade e combustível sustentável
Gil do Vigor e Beatriz Reis são confirmados como apresentadores do BBB25; saiba mais novidades
Gil comandará o Bate-Papo com o eliminado, enquanto a Bia do Brás comandará programas especiais no Multishow
Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros
Prefeitura de Salvador também confirma Belo e Lincoln para Festival da Virada no dia 31
Como já adiantado pelo Portal M!, grade do último dia do ano também contará com Léo Santana, Jorge e Matheus, Luan Santana e Mari Fernandez
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Prefeito também fez avaliação do seu governo e comentou expectativas para próximos 4 anos, além de pedido de mudanças no orçamento à CMS
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Prefeito ainda falou sobre presidência da AL-BA e voltou a defender permanência de Elmar Nascimento no União Brasil
Senado deve votar projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho nesta quarta-feira
Além disso, senadores vão discutir impacto das bets na população, como endividamento e uso irregular para lavagem de dinheiro
Disney anuncia fim de canais por assinatura no Brasil; saiba motivo
Canais ESPN, focados em esportes, continuarão no ar, transmitindo eventos como Copa, Libertadores, NBA e NFL